A chuva que atinge Santa Catarina deixa Balneário Camboriú e região em alerta. A Defesa Civil de SC já emitiu aviso sobre possíveis enchentes, já que os rios estão subindo, como é o caso do Itajaí Mirim, que cresceu quase dois metros em Brusque, desde às 11h desta quarta (4). Em Balneário a situação ainda é considerada estável, já em Camboriú o estado é de alerta.
Segundo o Diretor da Defesa Civil de Balneário Camboriú, Fabrício Mello, houve um deslizamento de terra na Avenida Interpraias, de terra que estava solta, e ainda diversos pontos de alagamento pela cidade – algo normal, que sempre acontece quando chove em grande volume em Balneário.
“Mas sem gravidade. Estamos monitorando os rios, e por enquanto está tudo ok. O Rio das Ostras a calha estava cheia, mas é comum. Temos previsão de que a chuva diminua, o que nos tranquiliza”, diz.
Em caso de emergência, ligue 199 para a Defesa Civil Balneário Camboriú, 193 para o Corpo de Bombeiros Militar ou 190 para a Polícia Militar.
Camboriú também
Camboriú registrou muitos pontos de alagamento, inclusive um vídeo que circula nas redes sociais, mostra uma motorista que caiu na vala do córrego da Rua Monte Alto, no Bairro Monte Alegre, em Camboriú.
Imagens também mostram que o Parque Linear chegou a transbordar em alguns pontos.
A Defesa Civil do município está em estado de alerta e ativou o Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (GRAC) para auxiliar os moradores em situações de risco no município.
Em caso de emergência a comunidade pode ligar 199, 193 ou enviar WhatsApp para (47) 935052005.
Fique atento aos riscos
- Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;
- Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;
- Cuidado com crianças, idosos e animais próximos aos rios e ribeirões;
- Se afaste de postes e árvores;
- Fique atento a qualquer movimento de terra ou rochas próximo a sua residência;
- Fique atento às rachaduras em muros ou paredes.
Avisos e alertas da Defesa Civil
Para receber os avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.