- Publicidade -
- Publicidade -
20.3 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Balneário Camboriú está credenciando clínicas veterinárias para fazerem castração social

Credenciamento para quem deseja castrar seu pet será em segundo momento

Clínicas veterinárias de Balneário Camboriú que tenham interesse em prestar serviço de castração de cães e gatos da cidade tem até às 18h do dia 6 de novembro (segunda-feira) para se credenciarem junto da prefeitura pela plataforma 1doc, acessada pelo site do governo municipal (www.bc.sc.gov.br).

Após o processo de credenciamento, a prefeitura irá abrir inscrições para a comunidade poder castrar os pets (500 nessa primeira etapa).

Credenciamento para clínicas

Segundo a secretária do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Maria Heloísa Lenzi, neste momento a prefeitura está com edital aberto para clínicas veterinárias, que queiram participar do credenciamento, ficando aptas aos encaminhamentos dos animais que o município irá selecionar em uma segunda etapa. 

“O edital determina que estamos contratando 500 castrações neste momento, num valor de R$ 270,00 por animal, podendo ser cães ou gatos, machos ou fêmeas, independente de porte ou peso – será um valor único pago por animal. Os serviços que os credenciados prestarão inclui procedimentos pré-operatório (hemograma e consulta antes da operação), operatório (sedação e anestesia inalatória) e pós-operatório (medicação para dor, tratamento no caso de intercorrência causada pela cirurgia de castração e retirada de pontos)”, diz, apontando que podem se credenciar diversas clínicas e que irão distribuir entre elas ‘lotes’ de castrações.

- Publicidade -

Segunda fase

Heloísa salienta que o chamamento para as pessoas que queiram fazer a castração de seus animais será feito em um segundo momento, muito provavelmente seguindo os mesmos moldes que a ONG Viva Bicho faz – atendendo pessoas que consigam comprovar que possuem baixa renda e não possuem condição de pagar por uma castração particular para o cão ou gato (a pessoa se credenciará, ficará em uma fila e será chamada para ir até determinada clínica com seu pet, em data e horário agendados). 

“O município já paga castrações de animais através da ONG Viva Bicho (que seguirá acontecendo, junto com esse segundo projeto com as clínicas), mas precisa ser feita lá no abrigo (localizado no Bairro Nova Esperança) e percebemos uma dificuldade das pessoas em irem até lá, estamos abrindo o credenciamento exatamente para ter uma rede maior de apoio, com pontos espalhados pela cidade”, explicou.

Ela lembra o quanto é importante que as pessoas castrem seus pets, pensando na saúde dos cães e gatos e por controle populacional dos animais, diminuindo ainda fuga, agressividade e agitação.

A secretária comenta que Balneário Camboriú também está estudando um projeto de ‘leva e traz’ para famílias que não possuem condições de levar e buscar o animal para ser castrado, mas sobre isso ainda não há muitos detalhes.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -