- Publicidade -
- Publicidade -
25 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Balneário Camboriú recebe Selo Prata da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

Balneário Camboriú vai receber o Selo Prata da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, no próximo dia 22, em Brasília e se tornará o primeiro município do Brasil a ser reconhecido com a homenagem, além de ser uma das únicas cidades brasileiras a possuir uma Secretaria da Pessoa Idosa. 

Juliethe (C)com um grupo de idosos (Divulgação/SPI)

A cidade aderiu ao Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (EBAPI) em 2018, mesmo ano em que recebeu o primeiro reconhecimento. O EBAPI possui cinco fases de reconhecimento, certificados através de selos: adesão, plano, bronze, prata e ouro. 

A secretária da Pessoa Idosa, Juliethe Nitz disse que até então, Balneário tinha o Selo Bronze, conquistado em 2019, e que o próximo passo é o Selo Ouro. 

- Publicidade -

“Nós tentamos sempre fortalecer as políticas públicas voltadas para a pessoa idosa. O Selo Prata só foi possível porque demos continuidade ao que o prefeito Fabrício Oliveira já faz desde 2017, quando implantou o programa Abraço, quando aderiu à EBAPI, em 2018. Somos tão reconhecidos que somos uma das cidades pilotos da Rede Nacional de Direito e Defesa da Pessoa Idosa. Esse reconhecimento [o Selo Prata] só fortalece tudo isso”, diz.

Juliethe destacou que a conquista do Selo se deu através da parceria com outras secretarias, como Saúde (com o atendimento humanizado para a pessoa idosa, através de ações como manual de usuário SUS, prevenção de quedas e DSTs), Educação (com ações como o Projeto Intergeracional Brincar), incentivando o contato de crianças e idosos), além de Planejamento (com ações de mobilidade urbana) e até mesmo tecnologia e inovação e ação socioeducativa para turistas 60+.

“Se a EBAPI continuar no novo governo, queremos conquistar o Selo Ouro, que exige várias ações, principalmente voltadas para a área de Segurança. Pensando nisso, vamos fazer palestras sobre como os idosos podem se prevenir e não cair em golpes virtuais e em frente de agências bancárias, por exemplo. Já estamos nos planejando quanto a isso”, acrescenta.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -