Balneário Camboriú recebeu o prêmio Connected Smart Cities foi em Meio Ambiente, pela terceira vez

O Programa Recicla BC é um dos destaques da premiação

- Publicidade -
- Publicidade -

Incêndio destruiu igreja no Bairro Vila Real em Balneário Camboriú

Um incêndio de grandes proporções destruiu na noite de terça-feira (23) a sede da Igreja Assembleia de Deus Ministério...

Vereador Naifer visita novo ponto de drogas próximo a escola em Balneário Camboriú

Uma fiscalização realizada pelo vereador Naifer Neri, na segunda-feira (22), acendeu um alerta sobre a ocupação irregular de um terreno particular no Bairro São Judas Tadeu, em Balneário Camboriú.

Vão colocar a culpa no estagiário

Nesta placa todas as informações relevantes estão erradas: descrição da obra, nome do fornecedor e valor.

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A secretária do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Maria Heloísa Lenzi esteve em São Paulo esta semana para receber o prêmio Connected Smart Cities, no eixo Meio Ambiente. Balneário Camboriú recebeu pela terceira vez consecutiva a premiação.

O ranking reconhece iniciativas inovadoras e sustentáveis nos mais variados eixos por meio de 75 indicadores. 

No caso do Meio Ambiente, foram avaliadas questões relacionadas ao saneamento básico, coleta de resíduos sólidos, monitoramento de áreas de risco e recuperação de materiais recicláveis e distribuição de água. 

A secretária Maria Heloísa aponta que Balneário Camboriú é uma cidade que vem desenvolvendo diversas ações voltadas à melhoria da qualidade ambiental. 

“O prefeito Fabrício Oliveira definiu o Meio Ambiente como um dos pilares da sua gestão e, em conjunto com a dedicação dos servidores, temos conquistado diversos prêmios”, conta.

- Continue lendo após o anúncio -

Entre as ações, estão a gestão de resíduos, através do Programa Recicla BC, o que, segundo ela, faz valer todas as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, e amplia continuamente a separação e reciclagem. 

“Inclusive, logo iremos inaugurar nossa central de reciclagem, o Centro de Valoração de Materiais (CVM)”, pontua.

Fauna e flora também

Outro tema que Balneário busca melhorar é nas ações de Gestão de Unidades de Conservação com as duas Unidades de Conservação municipais com planos de manejo e conselhos gestores atuantes. 

“Temos a Gestão da Arborização Urbana com o diagnóstico das 11224 árvores das áreas públicas do município. Além disso, entregamos documentos importantes para a gestão ambiental do município, tais como o diagnóstico socioambiental e o Plano de Municipal da Mata Atlântica”, diz.

Além da flora, a cidade também se preocupa com a fauna, através do programa Abraço Animal. 

- Continue lendo após o anúncio -

“Temos ações de proteção animal, por meio do Programa Abraço Animal, com resgate e atendimento veterinário 24 horas para animais domésticos e silvestres, por onde mais de 5 mil animais já foram socorridos”, acrescenta.

Gestão das praias e balneabilidade

Um assunto que gera muitos comentários e questionamentos é a balneabilidade da Praia Central de Balneário Camboriú, que foi afetada pelos problemas e falta de eficiência que a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) vem enfrentando desde 2022. 

Segundo Heloísa a gestão de praias, no caso da premiação, fica por conta das ações de limpeza dos costões, também porque Balneário Camboriú possui três praias certificadas com a Bandeira Azul (Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras), além do plantio e manejo de vegetação de restinga, obra de proteção costeira do alargamento da Praia Central e o Projeto de Recuperação de Área Degradada da Praia de Laranjeiras. 

“Desenvolvemos  importantes ações de Educação Ambiental, como o Programa Terra Limpa, o “Vem brincar na praia” e o “Praia Limpa”. 

O município, através das ações da EMASA, está em vias de chegar à universalização da rede de coleta e tratamento de esgoto e já executa a modernização da Estação de Tratamento de Efluentes e ações de saneamento ambiental dos rios, como o Rio das Ostras, Rio Peroba e Rio Marambaia, que refletem em melhorias na balneabilidade da Praia Central e em 100% de balneabilidade das demais praias”, completa.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas