A prefeitura de Camboriú oficializou a cessão do terreno para a Águas de Camboriú construir a primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade. O espaço fica na Rua Projetada, no Bairro Santa Regina.
O investimento da empresa em Camboriú será de R$ 11 milhões. A previsão é de que a construção da ETA seja concluída durante o segundo semestre de 2023.
Segundo a assessoria da Águas de Camboriú, durante os próximos meses a empresa deve investir cerca de R$11 milhões no sistema de abastecimento da cidade.
O valor será destinado para a construção da primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) de Camboriú, além de um novo reservatório com capacidade de 1000 m³ de água tratada.
A transferência do terreno onde será construída a ETA foi feita pela prefeitura de Camboriú para a empresa na última semana.
Como será a construção
A Estação de Tratamento de Água de Camboriú será construída em duas fases.
A ETA é um dos equipamentos que fazem parte do contrato de concessão e estava aguardando somente a cessão do terreno, que era um compromisso municipal com a empresa, conforme explica o secretário de saneamento de Camboriú, José Pedro Costa, o Zé Pedro.
“A ETA tinha que ter um terreno. Na época da concessão, o município ficou responsável por isso e agora todos os trâmites foram assinados, criou-se uma lei e passou pela Câmara, está tudo ok”, explica.
Para a presidente da concessionária, Reginalva Mureb, a história da ‘transformação’ do saneamento em Camboriú iniciou em 2016, com a concessão dos serviços e substancial melhoria na distribuição e reservação de água após importantes investimentos. Agora, uma nova etapa de mudanças se inicia.
“O município começa, desta forma, o atendimento ao desejo da população de contar com uma ETA própria para a cidade. A estação seguirá os moldes da que foi construída em Bombinhas, com tecnologia de ponta, monitoramento 24 horas e capacidade de tratamento de 70l/s, nesse primeiro momento”, diz.
O processo de emissão das autorizações e licenças ambientais já pode ser iniciado. A previsão é de que a construção da ETA seja concluída durante o segundo semestre de 2023.
A partir de agora, a prefeitura e a concessionária entram com os pedidos da Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação na Fundação Camboriuense de Meio Ambiente (Fucam).
“Além da ETA vamos instalar também um reservatório com capacidade de 1000 m³ de água tratada. São obras e investimentos importantes para a saúde e qualidade de vida que a cidade merece e o respeito ao cumprimento do marco do saneamento”, completa Reginalva.
Novidades sobre a ETE também serão divulgadas em breve
Outra obra muito importante e bastante aguardada também para Balneário Camboriú é o tratamento de esgoto de Camboriú. Hoje, a cidade vizinha tem menos de 1% de saneamento e descarta diretamente no Rio Camboriú. Já Balneário, é quase 100% saneada.
A assessoria da Águas de Camboriú informou ao Página 3 que em breve devem ter mais informações sobre esse assunto, que serão divulgadas à imprensa e para a comunidade.