O Centro de Controle Operacional (CCO) vai funcionar pelo quarto ano consecutivo na Praia Central de Balneário Camboriú, próximo ao Calçadão. Como nos verões anteriores, em um só local serão centralizados atendimentos das secretarias de Segurança, Turismo, Inclusão Social, Saúde e Fiscalização de Posturas durante a temporada.
Segundo o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Thiago Velasques, foi conversado com a equipe de transição, do futuro governo da prefeita eleita Juliana Pavan, sobre detalhes importante nas questões de segurança, principalmente para grandes eventos como Réveillon e Carnaval, e por isso optaram por manter o CCO, que foi idealizado pelo governo de Fabrício Oliveira.
“O CCO se mostrou eficaz porque coloca na praia um espaço onde várias secretarias estão juntas”, diz.
Velasques aponta que no CCO são centralizadas e tomadas decisões da segurança e fiscalização, bem como reúne ainda informações turísticas, Inclusão Social [programa Abraço, em outras edições] e Saúde, com atendimentos de primeiros-socorros.
“O CCO se mostrou muito assertivo principalmente na questão de vigilância porque tem câmeras. Os guardas fiscalizando tudo e a abordagem é muito mais rápida. No ano passado presenciei a instalação das câmeras de reconhecimento facial, que auxiliam muito no processo da abordagem, principalmente de quem está vendendo e/ou consumindo drogas, por exemplo. Os policiais indicam pelas câmeras e falam com policiais/guardas que estão na rua”, comenta.
O secretário informa que, a princípio, as atividades no CCO iniciam no fim de dezembro. Pode atrasar a montagem por conta da chuva, mas a princípio deve abrir antes do Natal.
“Perto do dia 20, já pegando o movimento de Natal. O CCO já virou referência para outros municípios também, pois é algo que favorece muito ao público, já que é de fácil acesso para todo mundo e tudo funciona no mesmo lugar. Inclusive, neste ano vai ter registro de B.O. lá, com a Polícia Civil, nos informaram isso. A resposta é muito rápida, com todos os serviços públicos à disposição”, completa.
O prefeito Fabrício Oliveira disse que o CCO já se consolidou como uma marca registrada de Balneário Camboriú.
“Mais um verão que vamos atender diretamente na faixa de areia, com o apoio dos departamentos de Saúde e Segurança, centralizando os serviços e facilitando o acesso tanto para moradores quanto para turistas. Estamos realizando um trabalho integrado com as forças de segurança e os profissionais de saúde para garantir, como em todas as temporadas, atendimentos eficientes e de qualidade durante o verão”, afirmou.