- Publicidade -
- Publicidade -
19.3 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Criação de bairros nas praias agrestes será discutida em audiência pública na segunda-feira 

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú será sede da audiência pública para criação de quatro bairros na cidade – na região das praias agrestes (Laranjeiras, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho), na próxima segunda-feira (24), a partir das 18h30. 

Os moradores podem e devem participar do momento.

Segundo o vereador proponente do projeto, André Meirinho, a ideia é dividir a área onde está localizada a Região das Praias e criar os bairros Praia de Laranjeiras, Praia de Taquaras, Praia do Estaleiro e Praia do Estaleirinho, pois a Lei nº 1.840/1999, que organiza os bairros do município, já tem mais de 20 anos de existência e nesse tempo a região das praias cresceu muito.

- Publicidade -
Divulgação/CVBC

No último fim de semana, o Página 3 noticiou a audiência (relembre aqui), que causou comentários. 

Em um grupo de WhatsApp da Praia de Taquaras, um morador opinou que tanto Taquaras como as outras praias, precisam muito para serem chamadas de bairros. 

“Na minha modéstia opinião, ao invés de se preocuparem com título de bairro, tragam mais estruturas para praia, começando com banheiros públicos durante o ano todo. Estive na praia, junto com alguns amigos pescadores e presenciei mulheres fazendo necessidades fisiológicas em plena restinga”, disse.

O vereador Meirinho respondeu aos moradores, explicando que a lei que criou os bairros de Balneário Camboriú teve alterações no ano 2000, para criar o Bairro Ariribá e em 2018, para criar o Bairro Jardim Parque Bandeirantes. 

“O Art. 3° da Lei diz que: A área territorial localizada a Leste dos Bairros da Barra e São Judas Tadeu fica denominada como Região das Praias, composta pelas seguintes praias: Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho. Ou seja, tudo é Região das Praias. Agora estamos buscando atualizar de direito o que entendemos que já é de fato, com autonomia e criando os bairros de Laranjeiras, de Taquaras, de Estaleiro e de Estaleirinho. Por isso, o debate em audiência pública na Câmara, para a comunidade manifestar seu entendimento e considerações”, informou.

O vereador disse que se o projeto que será discutido em audiência for aprovado e a região for transformada em bairros, a ideia é que isso possibilite mais investimentos e infraestrutura para os moradores. 

“As praias já possuem atendimentos de saúde, escolas, creches, implantação de rede de abastecimento de água, rede coletora de esgoto e infraestrutura de mobilidade urbana, características urbanísticas fundamentais para a constituição de um bairro. Só vamos consolidar uma situação que já é uma realidade de fato, mas não ainda de direito”, complementou. 

Pelo projeto, a Praia de Taquarinhas integrará o Bairro Praia de Taquaras e a Praia do Pinho integrará o Bairro Praia do Estaleiro e a divisão territorial ficará da seguinte forma: 

  • Bairro PRAIA DE LARANJEIRAS (Norte com o Oceano Atlântico; Sul com o Bairro da Barra;  Leste com o Bairro Taquaras; Oeste com o Bairro da Barra)
  • Bairro PRAIA DE TAQUARAS (Norte com o Oceano Atlântico; Sul com o Bairro Estaleiro; Leste com com o Oceano Atlântico; Oeste com o Bairro Laranjeiras e o Bairro da Barra)
  • Bairro PRAIA DO ESTALEIRO (Norte com o Bairro Taquaras; Sul com o Bairro Estaleirinho; Leste com o Oceano Atlântico; Oeste com o Bairro São Judas Tadeu)
  • Bairro PRAIA DO ESTALEIRINHO (Norte com o Bairro Estaleiro; Sul com o Município de Itapema; Leste o Oceano Atlântico; Oeste com a BR-101).

Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -