O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Thiago Velasques, confirmou ao Página 3 que mesmo se chover no sábado (15), a Festa dos Amigos vai acontecer.
O evento será cancelado apenas se chover muito forte (temporal), mas a previsão do tempo aponta que o dia tende a ser nublado. A prefeitura segue monitorando a previsão, porque há um alerta para esses próximos dias sobre um ciclone extratropical.
“Estamos monitorando e, a princípio, a previsão não mostra temporal, e sim nublado e temperatura entre 11ºC e 19ºC. Estamos em contato com os grupos, que estão empolgados e nos últimos preparativos. O retorno já está sendo muito positivo, estamos fazendo reuniões com todos os representantes, comentamos o que pode e o que não pode, como venda de ingressos. Todos estão cientes e empolgados. Neste ano tivemos recorde de inscritos, 102 grupos em 176 espaços”, diz.
Pesquisa vai avaliar o impacto na economia
O secretário disse que irão aplicar uma pesquisa para avaliar a movimentação na economia da cidade que a Festa dos Amigos gera, como itens comprados, quantidade de bebidas, comidas, camisetas estampadas pelos grupos, etc. e se isso tudo foi feito/adquirido em Balneário ou outra cidade, já que participam moradores de outros municípios da região.
“Queremos entender o quanto a Festa movimenta o município economicamente, contabilizando quem faz parte dos grupos, participando efetivamente da Festa. Temos participantes que são grupos de amigos, famílias (a exemplo a do vereador Victor Forte), de blocos carnavalescos (como o 100 Limites), grupos maiores, outros menores, com DJ, banda, decoração nas tendas, de jovens como também idosos. Há grupos que participam há 10 anos da Festa, e todos estão se dedicando e esperando muito a data. É uma Festa que leva o público para a Avenida Atlântica, mesmo quem não vai nas barracas, vai caminhar para ver o movimento”, acrescenta.
Limpeza&Segurança
Thiago pontua também que a prefeitura investe em equipe de limpeza e segurança, que contará com 60 agentes contratados, além ainda de policiais militares, civis, guardas municipais e bombeiros.
“Todos estarão com rádios comunicadores conectados, pois foi um pedido do prefeito Fabrício Oliveira que a gente está atendendo, que é fazer festas muito seguras no aniversário da cidade, e até agora nenhum incidente aconteceu, mostrando que Balneário Camboriú é muito segura para se viver e curtir momentos de lazer”, completa.
As regras da Festa
- Não poderá ter grupos sem tendas;
- A organização da tenda é responsabilidade de cada grupo;
- Todo abastecimento da tenda será pela rua mais próxima, não pela via da festa.
- É proibida a comercialização durante todo o evento de quaisquer produtos, inclusive aos participantes dos grupos.
Responsabilidades
- Do participante:
- Cada grupo deverá indicar um responsável que assinará a ficha de inscrição, será o porta-voz e responderá pelo grupo;
- Do organizador
- Comissão permanente de eventos ficará em rotatividade pela fest
Horários
- 00h: fechamento parcial do trecho da festa para montar as barracas;
- 00h30: liberação para montagem das estruturas;
- 9h: fim da circulação de veículos da montagem:
- 9h: fechamento total das ruas laterais;
- 11h: abertura oficial do evento;
- 16h30: encerramento de fornecimento de bebidas e alimentos a qualquer participante do evento;
- 17h: encerramento da festa, início da desmontagem das estruturas e dos trabalhos de limpeza pública;
- 19h: reabertura do fluxo de trânsito para veículos.
Som e volume
- Será permitido aos grupos utilizarem em seu espaço som ao vivo ou mecânico, sempre dentro dos limites de decibéis preestabelecidos pela Secretaria do Meio Ambiente e legislações vigentes.
O descumprimento do limite de volume pré estabelecido poderá acarretar no desligamento dos equipamentos. Em caso de reincidência, os equipamentos poderão ser apreendidos até o término do evento, e o grupo proibido de participar no ano seguinte.
Divulgação e promoção
- É proibida a veiculação em redes sociais e mídias impressas, a venda de camisetas, pulseiras ou outros objetos que caracterizem ter a finalidade de “ingresso” para participar de qualquer tenta e de qualquer grupo.
- É proibida, por quaisquer meios, manifestação político-partidária no evento em geral em forma de panfletos, adesivos, faixas, camisetas, etc., nas tendas, nos grupos e/ou participantes.
Ex: sigla de partido / número de partido /cores de partido político /sigla de candidato / nome do candidato / numeração de candidato / qualquer outra cor, símbolo ou marca que remeta a qualquer cunho político.