Museu a Céu Aberto é a mais nova atração cultural nas ruas de Balneário Camboriú

- Publicidade -
- Publicidade -

Lions Clube Balneário Camboriú Centro realiza jantar de posse da nova diretoria

O Lions Clube Balneário Camboriú Centro realiza na próxima sexta-feira jantar por adesão, para empossar a nova diretoria, tendo...

Prefeita enviou para Câmara projeto com alterações no ITBI

A redução da alíquota do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para operações de integralização de imóveis...

Vão colocar a culpa no estagiário

Nesta placa todas as informações relevantes estão erradas: descrição da obra, nome do fornecedor e valor.

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A Fundação Cultural inaugurou esta semana o Museu a Céu Aberto (MCA), que tem mais de 200 obras mapeadas e que podem ser apreciadas pelas ruas da cidade. 

(Divulgação/PMBC)

A solenidade de abertura aconteceu com a presença do prefeito Fabrício Oliveira, da presidente da Fundação Cultural, Denize Leite e da diretora de Artes da Fundação, Lilian Martins, convidados e artistas em geral, no Beco do Brooklyn, um cenário cultural com aspecto de galeria de arte na Rua 1100, que há três anos era um lugar degradado e que hoje integra o novo MCA.

Na solenidade de inauguração, que teve apresentações artísticas, foi lançado o site https://culturabc.com.br/museu/, que dá acesso as obras espalhadas pela cidade. 

Na ocasião, a Fundação Cultural apresentou o documentário “Museu a Céu Aberto – “Capítulo 1: Arte Urbana”, sobre o percurso histórico da arte ao ar livre em Balneário Camboriú, com o depoimento dos artistas que levam cores e beleza a muros, prédios, quadras de esporte e paredes.

“Nossa cidade não tem somente prédios, o cinza do concreto e belezas naturais, talvez as mais belas do país. A gente pode fazer mais. E exemplo é esse lugar, que era degradado e trazia uma mensagem daquilo que a cidade não pode ser: triste, fria, suja, mal cuidada, sem nenhuma beleza”, disse o prefeito Fabrício Oliveira na inauguração, sobre o Beco do Brooklyn, que ganhou enormes grafites dentro e no entorno.

- Continue lendo após o anúncio -
(Divulgação/PMBC)

Idéia antiga, mas criação é recente

A diretora de Artes, Lilian Martins, disse que a ideia é antiga, lembrando uma lei de 2005 que permitia obras de arte nas fachadas dos prédios e os grafites e pinturas ‘externas’ que ganharam força nos anos 90, através de vários artistas.

Mas o Museu foi criado em 9 de maio de 2022, pela lei municipal nº 4.634 com uma nova proposta, de expor obras  nas ruas, muros, passeios, paredes e desta forma, aproximando a arte do público em geral.

O acervo museológico, que pode ser acompanhado pelo site, está em constante formação, contando atualmente com a coleção ‘LIC’, que contém fotos, vídeos, grafites e documentos envolvendo arte urbana patrocinada pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú. 

Também no site, estão mapeados grafites e murais como ‘Efemeridades’, além de monumentos, estátuas e esculturas como ‘O Clássico no Urbano’. 

Pelo site ainda, é possível descobrir por onde as obras estão espalhadas em ‘Arte em Contexto Urbano’.

- Continue lendo após o anúncio -

A presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Denize Leite disse que o novo Museu é um sonho antigo de muitos artistas, que veio para mudar a cara da cidade.

“A arte aproxima as pessoas, transforma vidas e faz com que esses locais fiquem lugares de convivência”, disse.

A população pode colaborar com o museu, indicando obras ao ar livre no formulário disponível no site do MCA.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas