- Publicidade -
- Publicidade -
12.2 C
Balneário Camboriú
8 julho, 2025, 09:06

Praia Central de Balneário Camboriú está 100% própria para banho

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Balneário Camboriú tentará quebrar recorde de maior pizza linear do Brasil

A Pizzaria Big Itália irá produzir uma pizza de 61 metros de comprimento, uma referência ao aniversário de Balneário...

Jovem de 21 anos foi vítima de acidente em Balneário Camboriú

Grazieli Ferreira, de 21 anos, faleceu em um acidente de trânsito no último sábado (5), no km 138 da...

Denúncias sobre pombos em Balneário Camboriú são frequentes

Se projeto que tramita na Câmara pedindo regras e medidas preventivas for aprovado, poderá haver mais fiscalização 
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa) publicou em seu site nesta sexta-feira (20) o relatório de balneabilidade indicando que os 10 pontos de coleta analisados da Praia Central estão próprios para banho. 

Nas praias agrestes, dos cinco pontos onde é feita a coleta, quatro estão próprios (somente a Lagoa de Taquaras está imprópria, ponto ‘tradicional’ por ser poluído).

No relatório são levados em conta os resultados das cinco últimas coletas, conforme Artigo 9° previsto na Resolução CONAMA nº 274/2000, que define os critérios de balneabilidade em águas brasileiras. 

A empresa contratada pela Emasa para fazer o serviço é a Umwelt Biotecnologia Ambiental, credenciada pelo IMA e acreditada no INMETRO, que atua há 27 anos no mercado. 

Para ter a condição de próprio para banho, cada local analisado tem que apresentar uma concentração de no máximo 800 NMP/100ml da bactéria Escherichi coli (E. coli), em 80 % de cinco amostras consecutivas. NMP é a abreviatura para Número Mais Provável.

- Continue lendo após o anúncio -

‘Notícia boa, na véspera da temporada’, diz secretário

O secretário de Turismo da cidade, Thiago Velasques, destaca a importância da notícia às vésperas da temporada de verão, já que nos dois últimos verões Balneário Camboriú foi afetada pela falta de balneabilidade por conta dos problemas que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade enfrentou. 

As condições impróprias foram notícia nacional. 

“Estamos agora com balneabilidade em todos os pontos, o que é muito positivo, além de três praias Bandeira Azul (Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho), nossa famosa Praia Central também está 100% própria para banho. Isso é reflexo de que temos que entrar nessa questão, uma cidade turística não se faz apenas com divulgação, atrativos e restaurantes, mas principalmente com atenção ao meio ambiente. Sem praia própria para banho nada adianta”, afirma.

Velasques disse que estão entregando o governo com a balneabilidade em dia e que agora a praia pode ser desfrutada por todos, de fato ‘pronta e limpa’ para o verão. 

“Fizemos o alargamento da faixa de areia e agora a praia está 100% própria para banho. É Balneário Camboriú preparada para que todos possam aproveitar. Nossa cidade não perde para nenhuma cidade do país. O Brasil conhece essa Balneário, seja pela música que é hit, pela divulgação que fazemos com as entidades do turismo…  é uma cidade que aparece como um dos melhores destinos do Brasil e do mundo para se estar, morar e investir e nós sabemos que merecemos isso”, completa.

O resultado da balneabilidade pode ser conferido no site da Emasa (clique aqui). As coletas foram feitas no dia 16 de dezembro. 

A partir de agora, as análises da Emasa passarão a ser feitas três vezes por semana. A Emasa não faz as coletas de balneabilidade nos dias de chuva, já que as precipitações interferem diretamente no resultado das análises. 

- Continue lendo após o anúncio -

Ao todo, são monitorados 15 pontos, 10 na Praia Central e cinco nas Praias Agrestes.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas