- Publicidade -
- Publicidade -
30 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Prefeitura assinou contrato para mais seis meses de ônibus tarifa zero em Balneário Camboriú

Os moradores e turistas de Balneário Camboriú terão pelo menos mais seis meses de ônibus tarifa zero. A BC Trânsito assinou o contrato para a continuidade da prestação de serviço do transporte coletivo municipal por mais 180 dias. 

A empresa Transpiedade (que já vinha realizando o serviço) foi a vencedora do certame, apresentando a proposta de menor preço por km rodado, o que representa um investimento de R$ 6,1 milhões ao município. 

Com isso, o BC Bus continuará funcionando de forma totalmente gratuita para a população.

- Publicidade -

Segundo a prefeitura, o transporte 100% gratuito foi implantado com o objetivo de estimular os moradores e turistas a utilizarem mais o ônibus – inclusive isso foi uma problemática, com o município ficando sem transporte coletivo por bastante tempo após a Expressul abandonar o contrato. Com a utilização do ônibus por mais pessoas também há benefícios ao meio-ambiente.

O governo municipal informou também que, desde o início da circulação do BC Bus na cidade com tarifa zero, em junho deste ano, mais de 466 mil viagens foram feitas, uma média de 77 mil viagens mensais. 

O BC Bus conta uma frota de 16 ônibus com ar-condicionado, Wi-Fi gratuito, entradas USBs e acessibilidade em todas as suas linhas.

O prefeito Fabrício Oliveira destacou que Balneário Camboriú é o primeiro município catarinense com mais de 100 mil habitantes a adotar o sistema de tarifa zero todos os dias da semana. 

“Isso é prova de que, em Balneário Camboriú, a mobilidade urbana é levada a sério. Esse modelo só traz benefícios: para o trânsito, para o meio ambiente e para o bolso do cidadão. Ao longo desses seis primeiros meses, tivemos uma ótima adesão e esperamos que o número de passageiros aumente cada vez mais”, diz.

Os horários dos ônibus podem ser acompanhados pelo aplicativo Clive Bus, disponível nas versões Android e IOS, onde o usuário vê o trajeto que está sendo percorrido pelo ônibus em tempo real e ainda quanto tempo falta para o transporte chegar.

Cartão Cidadão

- Publicidade -

Como forma de ter controle sobre o perfil do usuário do transporte (estudantes, idosos, pessoas com deficiência e trabalhadores, por exemplo), seguem sendo feitos os Cartões Cidadão (mas não é obrigatório ter, tendo em vista que turistas também podem usar o transporte).

Os passageiros que se interessarem em emitir o cartão podem se dirigir à BC Trânsito (Av. Marginal Leste, n°1450 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. Todo o procedimento de cadastro e impressão do cartão dura em torno de cinco minutos. O cartão é feito de forma totalmente gratuita, com quatro modalidades diferentes: Comum, Estudante, Sênior e Pessoa Com Deficiência (PcD).

Para cada modalidade, a apresentação de documentos específicos é solicitada.Confira a seguir:

• Comum: RG, CPF e Comprovante de Residência atualizado (original e cópia). Nesta modalidade, as empresas poderão cadastrar seus colaboradores pelo web-commerce e entrar em contato por meio do (47) 3045-0303 para agendar a retirada dos cartões.

• Estudante: RG, CPF e Comprovante de Residência atualizado, (originais e cópias), frequência de matrícula válida para o ano letivo vigente. A documentação deve ser apresentada anualmente.

• Sênior 60 e 65 anos: RG, CPF e Comprovante de Residência atualizado (original e cópia). Todo ano, na data de aniversário, o usuário deverá renovar suas informações para a empresa operadora do transporte.

• Pessoa com Deficiência: RG, CPF e Comprovante de Residência atualizado (original e cópia), mediante laudo médico com prazo de um ano de validade.

Para outros esclarecimentos, o morador pode entrar em contato com a empresa Transpiedade pelo telefone (47) 3045-0303.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -