- Publicidade -
- Publicidade -
14.6 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Queda de sacadas liga o alerta para outros edifícios antigos em Balneário Camboriú

O edifício Paranavaí, no bairro Pioneiros, que sofreu queda de diversas sacadas na semana passada, foi construído quatro décadas atrás pela H. Schultz, a maior construtora da época, e o fato liga um sinal de alerta para outras obras antigas que também podem estar sofrendo desgaste estrutural.

A lei municipal 2805/2008, obriga revisões por profissional credenciado no CREA a cada cinco anos, mas aparentemente a maioria dos síndicos não a cumpre, correndo o risco de responsabilização pessoal em casos de desastres.

O edifício Paranavaí, para cumprir a lei, deveria ter apresentado vistorias em 2009, 2014 e 2019, mas a reportagem só conseguiu confirmar a realização de uma, no começo de 2022.

- Publicidade -

O laudo da arquiteta Tanara Rocha Werner Boabaid assinala que fundação, pilares, vigas, lajes e sacadas estavam em bom estado. Ela detectou problemas pontuais nas paredes das garagens (fissuras) e na escada de acesso à caixa d´água (fixação).

Um especialista em estruturas de concreto explicou à reportagem que os edifícios antigos usavam marquises, que colapsam com mais frequência, principalmente devido à corrosão e infiltrações.

“Olhando por baixo ela não aparenta nenhum problema, mas pode colapsar de uma hora para outra” disse o especialista, destacando que é preciso avaliar as marquises também pelo lado superior.

A reportagem apurou que a fiscalização do município terá um foco maior no cumprimento da lei 2805/2008. A multa, renovável a cada 30 dias, é de R$ 3.929,90.

A reportagem do Página 3 não conseguiu contato, através dos telefones anunciados, com o síndico do edifício Paranavaí, e nem com a arquiteta responsável pela vistoria. O espaço está aberto se quiserem se manifestar.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -