Desde segunda-feira (12) quando a prefeitura de Balneário Camboriú anunciou o transporte coletivo gratuito, surgiram dúvidas, principalmente sobre as linhas disponíveis, como e onde fazer o cartão para usar o serviço, dentre outras.
A prefeitura contratou emergencialmente a Transpiedade (BC Bus) por seis meses, no valor de R$ 3,8 milhões, até que uma licitação permanente seja feita – o contrato está valendo desde segunda (12).
A empresa, que opera também em Itajaí, substitui a PGTur (BC Coletivo), que desistiu do contrato alegando ausência de equilíbrio econômico (saiba mais neste link).
A Transpiedade oferece em Balneário uma frota de 10 ônibus novos e seminovos equipados com ar-condicionado, wifi, acessibilidade e monitoramento das viagens por meio de aplicativo próprio.
Como utilizar o transporte?
Basta ir a um ponto de ônibus. Não haverá cobrança.
Quem pode utilizar?
O transporte é para todos.
Precisa ter o cartão cidadão?
Não é preciso a utilização de cartões. A prefeitura planeja criar cartões, alegando pesquisa de perfil de usuários. Seria mais lógico adotar um aplicativo para essa e outras finalidades.
Onde estão disponíveis os horários?
Os horários das linhas disponíveis podem ser consultados no site da Transpiedade: http://transpiedadebc.com.br
Quais são as linhas?
001 – Linha Verde – NOVA ESPERANÇA / HOSPITAL UNIMED
Sentido Av. do Estado > Bairros Sul
Sentido Bairros Sul > Av. do Estado
002 – Linha Azul – ESTALEIRINHO / HOSPITAL UNIMED
Sentido Av. do Estado > Interpraias
Sentido Interpraias > Av. do Estado
003 – Linha Amarela – IATE CLUBE / PRAIA DOS AMORES
Sentido Praia dos Amores > Bairros Oeste
Sentido Bairros Oeste > Praia dos Amores
004 – BARRA SUL / PRAIA DOS AMORES
Sentido Praia Central > Praia dos Amores
Sentido Praia dos Amores > Praia Central
005 – Centro de Eventos Júlio Tedesco/Igreja Matriz
Esta linha funcionará nos dias de eventos, com horários adequados à necessidade.
Por quanto tempo funcionará a gratuidade?
O contrato emergencial tem prazo de 180 dias. A prefeitura planeja manter a gratuidade indefinidamente.
Quem tinha crédito com a PGTur pode resgatá-lo?
Durante o prazo de 30 (trinta) dias, a empresa realizará o reembolso dos valores a seus titulares.
O interessado deverá assinar um recibo de quitação após a apresentação de documento com foto e comprovação do saldo a ser resgatado em sua titularidade.
Aqueles que possuem assinatura por certificado digital poderão solicitar o reembolso via WhatsApp.
Os usuários que não possuírem certificado digital, com assinatura válida, deverão comparecer na sede da PGTUR, localizada na Rua José Honorato da Silva, n. 696, Bairro Nova Esperança, para a solicitação de reembolso.
Os pedidos poderão ser realizados até o dia 14/07/2023.
A PGTUR se coloca à disposição para eventuais esclarecimentos nos seguintes números de contato:
(47) 3170-0250 e (47) 98810-0001.
Com que falar em caso de dúvidas?
Com a Transpiedade pelo telefone (47) 3045-0303.