Ao longo de minha vida no mundo corporativo fui assimilando muitos aprendizados. Eles são frutos de minhas capacitações, aliadas ao conhecimento adquirido com a prática e a intuição.
Dentro de minhas percepções, minha visão estratégica identificou, de uns tempos para cá, que o mundo corporativo estava começando a passar por uma grande mudança.
Esse movimento criou a figura do líder humanizador, com capacidade de incorporar à sua forma de comandar, boas doses de acolhimento, respeito e amor.
Um líder que consiga passar aos seus comandados a segurança e confiança que eles precisam. Que enxergue além do olhar e identifique o ser humano que existe por detrás de cada membro de seu time.
Estes 15 passos são uma compilação de minhas experiências adquiridas ao longo de 39 anos de trabalho e aperfeiçoamento profissional e pessoal. Compreender, assimilar e adaptar cada passo à sua jornada certamente lhe trará uma evolução muito interessante.
Só depende de você.
Bora lá?
Estou aqui para ajudar. Esse é meu desejo. Essa é minha missão.
1) Valorize as pessoas do seu negócio:
Conscientize-se de que os dois maiores patrimônios de uma empresa são formados por seus clientes e colaboradores
2) Preste atenção no cliente que reclama:
A mensagem que ele quer lhe passar é: “Ei, resolva o meu problema, quero continuar sendo seu cliente!”
3) Crie relações de confiança com seu público consumidor:
Fidelize seu cliente. Se ele sentir-se bem atendido, no futuro não mudará de marca, somente de modelo
4) Profissionalize sua gestão:
Contrate consultorias e mentorias. Busque evolução investindo em preparo e conhecimento de forma constante
5) Capacite sua equipe de forma contínua:
“Pior que treinar um funcionário e ver ele sair é não treiná-lo e ver ele ficar” (Henry Ford)
6) Estabeleça e alimente sua rede de relacionamentos:
Nesse sentido, cuide muito de sua imagem e de seu marketing pessoal. Mas sendo sempre autêntico, leal e verdadeiro
7) Nunca prometa o que não possa entregar:
Tenha absoluta certeza de pode entregar a demanda dentro do prazo e das condições combinadas
8) Entenda que a vida é efêmera:
Você leva muito tempo para construir seu conceito e o de sua empresa, mas pode destruí-lo em poucos dias
9) Assimile que líder precisa ser modelo de sucesso:
Um líder competente e humano arrasta multidões e faz seu time lutar por ele
10) Exerça sua liderança mesmo ausente:
O bom líder é aquele que pode se ausentar de sua empresa por um período mais longo e mesmo assim vê-la seguindo bem
11) Prepare suas águias para voar:
Identifique espíritos de liderança dentro de sua equipe e compartilhe com eles a gestão de sua empresa. Isso a tornará dinâmica, inclusiva e horizontalizada. Para efetivar esta mudança, coloque em prática essas quatro etapas:
A) Capacite
B) Delegue
C) Confie
D) Acompanhe
12) Seja movido a metas e objetivos:
Estabeleça planejamentos estratégicos a curto, médio e longo prazo. E faça paradas periódicas para correções de curso e ajustes de vela
13) Tenha controle total de seu financeiro:
Aprenda a barganhar e conseguir as melhores condições de pagamento, mesmo em épocas de “vacas gordas”
14) Não esqueça de fazer paradas regulares para manter seu equilíbrio:
Concilie corpo, mente e espírito. Pratique esportes, tenha uma alimentação saudável, cuide da sua saúde espiritual e mantenha sua mente repleta de positividade
15) Aprenda a amar tudo que tem na vida:
Isso vale para o âmbito corporativo e pessoal.
Pratique a gratidão e transborde amor de seu coração
Até a próxima coluna
Abraços fraternais