- Publicidade -
- Publicidade -
22.8 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Teatro Municipal recebeu 126 espetáculos e um público de 20 mil pessoas no ano que passou

“É um orgulho para Balneário Camboriú”, diz a presidente da Fundação Cultural sobre os 10 anos comemorados nesta semana 

A Fundação Cultural preparou uma programação especial para festejar a primeira década do Teatro Municipal Bruno Nitz, nos dias 25, 26 e 27 de março, com espetáculos de dança, música, teatro, circo, lançamento de livro e um piquenique literário, tudo gratuito e aberto ao público.

No dia do aniversário, quarta-feira, 27, a programação inicia às 9h e segue até a noite, quando haverá uma solenidade comemorativa, para inaugurar a intervenção artística realizada na fachada, com a presença de autoridades e artistas, marcada para às 19h. Em seguida, o público assistirá o espetáculo ‘Bocuda’, com Déte Pexera. 

Com 2,8 mil metros quadrados de área construída, o espaço tem capacidade para 345 pessoas sentadas, palco com 12 metros de profundidade e sistemas de climatização, iluminação, sonorização e automação. A acessibilidade é garantida por elevador, rampas e sanitários adaptados. 

- Publicidade -

O Teatro Bruno Nitz está localizado na Avenida Central, nº 50.

Nesta reportagem a presidente da Fundação Cultural, Denize Leite, fala sobre a importância do Teatro Municipal que em 2023 recebeu 126 espetáculos assistidos por 20 mil pessoas.

Acompanhe:

Denize no palco do Municipal no Festival da Canção que lota o teatro nas três noites (Foto Celso Peixoto)

JP3 – Qual a importância do Teatro Municipal para Balneário Camboriú?

Denize – A importância desse espaço é imensa. Um ganho enorme para a cultura de Balneário Camboriú, desde a sua inauguração,  e veio para valorizar ainda mais o artista local, possibilitando a realização de eventos culturais. Hoje o teatro oferece aos produtores culturais uma estrutura moderna, com equipamentos de primeira linha e poltronas confortáveis. 

JP3 – O que mudou depois que ele foi inaugurado?

Denize – Recentemente fizemos melhorias importantes, como aquisição de novos sistemas de som e iluminação, troca dos cabos de aço do cenário, cortina de palco, reforma do telhado, e a pintura externa e adesivação dos vidros frontais, que trouxe mais beleza e modernidade para esse espaço cultural tão especial, e até aquisição de novos computadores.

- Publicidade -

JP3 – Antes do teatro, a cidade inteira reclamava que não tinha um espaço para trazer peças de fora, que as pessoas tinham que se deslocar para Itajaí, Blumenau, Florianópolis…

Denize – Antes de sua construção, havia muitas reclamações por não ter um espaço público adequado para exibição de projetos artísticos, e com uma estrutura para que os artistas pudessem mostrar seu trabalho. Hoje, temos um espaço moderno e confortável, com um dos melhores equipamentos de iluminação e sonorização do estado.

JP3 – Principais atrações que passaram pelo teatro nestes 10 anos?

Em 2016, Teatro Municipal fez parte do roteiro da tocha olímpica que passou por Balneário Camboriú (Divulgação/Ministério do Turismo)

Denize – Ao longo desses 10 anos, o teatro recebeu espetáculos memoráveis, locais, regionais e nacionais, peças teatrais, e shows marcantes, Covers de Sucesso como Elvis e Renato Russo, e Abba e Bee Gees, da Argentina, por exemplo, com lotação esgotada, espetáculos infantis como Patrulha Canina, Quem vai ficar com Juca? Uma peça com a atriz Ellen Roche. O famoso Arrox com Ovo da Potyra, Shows com Dete Pexera, Stand Up com vários comediantes nacionais, grandes festivais de dança das escolas da cidade,  entre tantos outros. Semana passada se apresentaram os Amazing Tenors cantando os clássicos de Andrea Bocelli, com 2 sessões totalmente lotadas. 

JP3 – Como é a demanda para utilizar aquele palco?

Denize – Um total sucesso! O teatro acolhe todos os projetos patrocinados pela Lei de Incentivo à Cultura, que são muitos e de ótima qualidade. E tem o Festival da Canção, que lota o teatro nos três dias de apresentações musicais todos os anos, em novembro. O Teatro Bruno Nitz é um orgulho para a cidade.

JP3 – Qualquer companhia pode reservar agenda ou há critérios, como priorizar grupos locais etc

Denize – Anualmente, a FCBC lança edital de ocupação do teatro, e recebemos inscrições de todo o país e também do exterior. Uma comissão analisa e aprova a pauta. Dessa forma, o teatro tem sido utilizado durante todo o ano. Os projetos patrocinados pela LIC têm gratuidade e garantia de agenda. Em 2023 foram 126 espetáculos, com público total de cerca de 20 mil pessoas. As datas são bem requisitadas pelos artistas locais e de fora. Além dos produtores de outros estados, nossos países vizinhos procuram o espaço para promover festivais de teatro, dança e musicais com os grupos que procuram nossa cidade para passar as férias de verão. Em janeiro último, tivemos um festival de dança paraguaia com mais de 130 apresentações.

(Foto Celso Peixoto)

JP3 – Uma década em três dias de comemorações…

Denize – Preparamos, junto com os fazedores de cultura locais e o Conselho Municipal de Política Cultural, por meio das Câmaras Setoriais, uma programação bacana para o aniversário da casa, e esperamos que as pessoas venham prestigiar e se divertir muito com tudo que vai acontecer no teatro durante os três dias de comemoração. Tudo foi planejado com muito carinho para comemorarmos os 10 anos do Teatro Bruno Nitz.

Programação

25 de março – segunda-feira

(Reprodução)
  • 9h às 15h: 2ª Edição do Piquenique Literário com atrações como contação de histórias, pinturas faciais, apresentações teatrais, interações e compartilhamento de livros (Interpretação em Libras disponível)
  • 14h às 15h30 e das 19h às 21h40: Festival de Dança com apresentações de diversos projetos e estilos


26 de março – terça-feira

  • 9h às 10h30: Festival de Teatro com apresentações de projetos locais
  • 14h às 17h: Ensaio Aberto da Orquestra Andante
  • 19h30 às 21h30: Ensaio Aberto do Coro Filarmônico de BC


27 de março – quarta-feira

  • 9h às 10h: Apresentação da Banda Municipal na feira da Rua 200
  • 10h às 11h: Roda de Choro na feira com o Thales Godoy Trio
  • 14h às 15h: Espetáculo de palhaçaria “Circulando” com contrapartida do Edital Cultural Elisabete Anderle
  • 18h30: Apresentação da Banda Essex (Álvaro e Celsinho)
  • 18h30: Lançamento do Livro “Movimento Teatral de Balneário Camboriú, de Luciano Pedro Estevão (Patrocínio LIC)
Arte também na lateral do Teatro (OpenStreet)
  • 19h: Cerimônia de entrega da intervenção artística na fachada do Teatro e descerramento da Placa CIC Júlio Batschauer
  • ‌20h -  Espetáculo “Déte Pexera em: Bocuda!”

Para o show da Déte Pexera: ingressos gratuitos devem ser retirados no site https://www.sympla.com.br 

Para os demais eventos: ingressos gratuitos devem ser retirados uma hora antes das atrações na bilheteria do Teatro.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -