- Publicidade -
13 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Aulas na rede particular de Balneário Camboriú também estão retornando

Assim como na rede municipal e estadual, as creches, escolas e universidades privadas de Balneário Camboriú retornam com as aulas 100% presenciais a partir de segunda-feira (7). 

O Centro Universitário Avantis (UniAvan) já retornou na última quinta-feira (3). As unidades de ensino seguem com os cuidados sanitários de prevenção ao Covid-19, com o reforço quanto ao uso de máscara em todas as atividades escolares/acadêmicas.

Unificado

Unificado continua seguindo normas sanitárias. Alunos do Ensino Médio terão neste ano as novas disciplinas do Novo Ensino Médio. (Foto Unificado)

O colégio Unificado, tradicional em Balneário Camboriú, também retorna com as aulas na próxima segunda-feira, e aplicando o Novo Ensino Médio para os alunos do 1º e 2º ano, já que os do terceirão seguem a modalidade diferenciada, voltada para a aprovação em vestibulares. 

A vice-diretora, Simone Victorino, salienta que os alunos terão seis aulas diárias de manhã, seguindo até 12h35.

Trabalharemos o projeto de vida, voltado para o autoconhecimento, contextualizando com temas de vida equilibrada, instigando a prática esportiva, o desenvolvimento cultural e social, desenvolvimento textual, linguagem artística e verbal, junto do núcleo de estudos sobre pensamento, memória, consciência, inteligência emocional também, que é algo muito importante”, conta.

Máscara não será liberada nem durante Educação Física (foto Unificado)

As aulas para todos os alunos serão 100% presenciais e no contraturno será somente a Educação Física. 

Os pais gostaram da proposta porque assim todo o Ensino Médio fica na escola tendo as seis aulas, porque quando precisavam voltar no contraturno voltavam dispersos ou nem voltavam, e com as seis aulas só vêm para a Educação Física à tarde ou voltam para casa livres”, salienta.

Além disso, em 2022 o Unificado também vai implantar aula de música, com destaque para programações já famosas no colégio, como Unigincana e Unishow, que voltarão com força total.

 “Queremos também intensificar o trabalho social junto da comunidade e focar mais no reforço escolar – o plantão tira dúvidas segue no online, antecedendo provas de Química, Física e Matemática, e na unidade de Balneário teremos uma vez por semana revisão para prova da semana com os alunos (por exemplo, o melhor aluno da sala em Matemática, ministra a revisão para a turma)”, acrescenta.

Todos os professores e funcionários do Unificado estão vacinados, mas o colégio continua com cuidados como uso de álcool gel, aferição de temperatura e uso de máscara. 

Não vamos liberar nada disso, nem durante a Educação Física e recreio, pois são os cuidados que fazem a diferença. Ano passado já estávamos no 100% presencial e não tivemos quase nenhum caso de Covid, mas o lado psicológico de nossos alunos e professores precisou de suporte, pois todos estavam muito tensos e ansiosos com o retorno. Os professores estão bem preparados, passaram por semanas de estudo e treinamento, estamos reformulando o nosso planejamento, e vale lembrar que o nosso professor está em eterna avaliação assim como o aluno, todos nós somos avaliados, sempre buscando melhorar”, completa a vice-diretora.

.

SEI Ensino Infantil

SEI atende cerca de 100 crianças, instituição fica no centro de Balneário (foto SEI)

A SEI Ensino Infantil, localizada na Rua 2.448, quase na Quarta Avenida, atende crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. Segundo a proprietária, Lizele Pereira, atendem hoje cerca de 100 famílias.

Nosso retorno das atividades foi feito de maneira gradativa, atendendo todas as turmas de nossa instituição com entradas e saídas de horários diferenciados como medida de distanciamento e de higienização como o Plancon (Plano de Contingência para Educação) preconiza. Neste ano de 2022, voltamos com nossas atividades 100%  presenciais, sendo este um momento muito esperado pelas crianças e seus familiares”, conta.

Segundo Liz, ainda seguem todos os cuidados sanitários necessários, bem como evitando a circulação de muitas pessoas que não sejam do quadro funcional da instituição.

Precisamos manter todas as regras sanitárias que são estabelecidas pela Vigilância Sanitária de nosso município e do estado de Santa Catarina. Para este ano letivo de 2022, temos muitas expectativas positivas, pois diante de todo o cenário que nos acompanhou nesses últimos dois anos de instabilidades, nos permitiu compreender a importância das escolas e de como ela contribui para a vida emocional, social e afetiva das crianças. Percebemos que elas retornaram com muitas saudades de tudo e de todos deste convívio que fazia parte de suas rotinas, bem como seus familiares”, analisa.

Instituição foi Polo de Férias da rede municipal durante o verão (foto SEI)

A proposta pedagógica do SEI tem como princípio respeitar as crianças que são sujeitos históricos e de direitos, produtores de culturas e de seus saberes, e por isso buscam construir coletivamente aprendizagens. 

“Trabalhamos a partir de projetos lúdicos que possibilitam o desenvolvimento integral das crianças primando pela afetividade e acolhimento, sendo a escola um espaço para a criança, imaginar, criar, brincar e ser feliz!”, conta.

Muitas brincadeiras entretém os pequenos durante os dias na SEI (foto SEI)

As aulas no SEI estão retornando, mas a instituição foi Polo de Férias da rede municipal de Balneário Camboriú pela primeira vez durante o verão. 

Foi a nossa primeira experiência com o Polo de Férias, o qual foi muito gratificante e nos trouxe momentos de experiências e aprendizagens. Conhecemos crianças e famílias maravilhosas. Podemos dizer que foi uma parceria necessária para ambas as partes, principalmente para todas as famílias envolvidas”, completa.

.

UniAvan

Alunos voltaram para a UniAvan, onde os cuidados sanitários continuam (foto UniAvan)

O reitor da UniAvan, professor André Gobbo, conta que as aulas na instituição retornaram na quarta-feira (2) para os calouros, que seriam recepcionados pelos professores e coordenadores e teriam um dia especial para conhecer a estrutura do Centro Universitário. Já na quinta-feira (3) retornaram todos os alunos, em modelo 100% presencial, com exceção dos cursos EAD.

O reitor André Gobbo (foto UniAvan)

Não teremos mais modelo híbrido, mas seguimos respeitando todas as medidas sanitárias, fazendo intervalos escalados, bebedouros estão disponíveis apenas para uso de garrafas, o fluxo de entrada e saída é controlado, os corredores estão demarcados, há distanciamento nas áreas comuns. E em casos de suspeita ou confirmação de contaminação por Covid, os alunos seguirão no modelo híbrido”, explica.

Ao total, a UniAvan conta com cerca de três mil alunos no campus de Balneário Camboriú, sendo cerca de 600 deles calouros. Também retornam a partir da próxima semana os atendimentos de núcleos e práticas jurídicas, além do laboratório de psicologia, clínicas odontológicas, enfermagem e fisioterapia. 

Moradores de Balneário Camboriú e região podem procurar atendimento direto na UniAvan. 

Para 2022, as nossas expectativas são as melhores possíveis quanto ao retorno presencial. Fizemos no último final de semana uma recepção para os professores, uma solenidade especial de retorno presencial que foi muito emocionante, todos muito ansiosos e felizes para o retorno presencial. Lançamos no sábado (29) o ano alusivo aos 200 anos de Independência do Brasil, esperamos unir professores e alunos dentro dessa temática, trazendo a questão da democracia”, comenta.

Gobbo lembra que o futuro é incerto, e que aprenderam com a pandemia que planos às vezes vão ‘por água abaixo’, mas que por enquanto tudo segue mantido para o retorno 100% presencial. 

Mas seguimos ordens das autoridades governamentais. Se mandarem fechar, teremos que obedecer. Vivemos tempos sombrios, não sabemos o que será do amanhã”, completa.


- Publicidade -
- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
%d blogueiros gostam disto: