O mercado da moda foi um dos mais atingidos pela pandemia. Vale lembrar que o que usamos no Brasil sempre vem da Europa e do Brasil, mesmo que com adaptações ao nosso estilo, e com o Covid-19, que trouxe o home-office, muitas pessoas foram a lojas e shoppings à procura de roupas confortáveis, como os clássicos moletons. Neste ano, mostrando que os hábitos sociais moldam a moda, as peças confortáveis seguem em alta, a diferença agora é que elas ganham cores mais vibrantes!
Comfort fahsion dos pés a cabeça

Quem aí lembra da estampa tie dye, que tomou as vitrines das lojas em 2020? Ela deve ser substituída nesta primavera-verão pelo clássico xadrez, principalmente o vichy, que lembra a famosa toalha de piquenique e deve aparecer em vestidos, saias e em blusas cropped.

As calças também seguem confortáveis – se você perceber nas lojas, o elástico aparece muito, inclusive nos jeans, e também estão mais soltinhas, com o modelo reto (sem ser a coladinha e clássica skinny, que foi forte durante muitos anos) de volta para a alegria de muitos. O destaque é para a Wide Leg, que é mais soltinha no quadril até a barra. A novidade é que a Wide surge em diversos tipos de tecidos, do jeans até os mais frescos para um drink na praia central ou na Brava, que tal?

Salto alto deve ficar apenas para a noite – já que os eventos sociais estão retornando. Mas, no dia a dia, mulheres e homens, claro!, devem investir em tênis (como o Air Jordan, da Nike, que vem fazendo sucesso, além de marcas como Fila, Adidas e (a minha preferida até hoje, sim!) All Star), papetes, sapatilhas, sandálias… tudo seguindo o comfort fashion!

Para quem curte acessórios, a dica é apostar em brincos grandes, colares e no cabelo para compor os looks – como lenços e bandanas que podem ser ‘amarrados’ em penteados como coque ou um rabo.
Outra dica de fashionistas, ótima para tempos em que todos queremos economizar!, é a mescla de peças – por exemplo, aquele top que só era usado na academia, pode ser utilizado com um blazer por cima; e aquela jaqueta corta-vendo pode casar muito bem com um vestido por baixo, apresentando um look descolado.
.
Alfaiataria, mangas bufantes…

Inclusive a diversidade (e uma pegada bem anos 90, né? – vale visitar brechós por aí, se você garimpar pode achar coisa boa!) tende a estar muito presente no verão: a alfaiataria deve vir com tudo, representada por camisas mais alongadas e coletes, mas também devemos ver muitas minissaias, shorts, vestidos (o cut-out segue – aquele caracterizado por peças vazadas e recortadas, com detalhes que mostram o corpo na cintura, quadril ou nos seios) e blusas curtas, como o já adorado cropped (que deve aparecer com detalhes como babados e texturas delicadas, fugindo do óbvio).

A febre dos anos 80, as mangas bufantes também devem voltar com força (já deram sinal nas passarelas) e surgem em camisas, vestidos, tops…, com cores fortes (laranja, coral, roxo, amarelo) e também os tons clássicos, como o branco e o off white (variação entre bege e cinza), etc. Ah! Inclusive uma aposta para a estação deve ser a união do cropped com a calça de alfaiataria. Vale ficar de olho!
Lembre-se: a moda precisa ser vista como algo divertido, não é porque está na vitrine que você deve comprar. Podem te dizer que “é tendência”, e pode até ser, mas você deve usar o que te agrada, o que casa com o seu estilo, e evidentemente sem lesar o seu bolso!