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Balneário Camboriú
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Natal pela cidade: comércios estão aderindo, prefeitura quer edifícios decorados também

Assim como aconteceu no festival PrimaveraBC, a prefeitura de Balneário Camboriú e entidades representantes do comércio e turismo estão incentivando empresários e moradores da cidade a decorar suas lojas e prédios. 

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) lançou um concurso de experiências, que segue com inscrições abertas até a próxima terça-feira (30). 

A secretaria de Turismo enviou carta convidando todos os condomínios da Avenida Atlântica a serem decorados, mas a reportagem do Página 3 percorreu a avenida na noite de terça-feira (23) e viu apenas dois com decorações.

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Edifício Leonardo da Vinci, na Avenida Atlântica é um dos poucos decorados (foto Renata Rutes)

O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Geninho Góes, disse que no início do ano, quando o festival Primavera BC foi apresentado às entidades, todas foram convidadas a se envolverem nos eventos da cidade, incentivando que os segmentos que representam aderissem decorando-se e promovendo atividades que integrem as programações. “Convidamos o Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil), Sindisol (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Acibalc (Associação Empresarial), BC Convention, dentre outras. A CDL se mobilizou, fez caminhada no comércio, lançaram agora o concurso de experiências e os comerciantes têm até dia 30 para se inscreverem; é de iniciativas assim que precisamos, e esperamos que haja boa participação”, conta.

Atlântico Shopping ilumina-se todos os anos para o Natal (foto Renata Rutes)

Geninho sempre defende que não basta apenas a prefeitura decorar a cidade e investir em programação de eventos e que a comunidade também precisa apoiar.  

A secretaria de Turismo enviou carta convidando todos os condomínios da Avenida Atlântica a serem decorados.

“Cada um tem que fazer a sua parte, há mais um mês até o Natal, esperamos que mais prédios se iluminem, pois as cidades que são referência no Natal todo mundo abraça, não é apenas o poder público que decora, todos são incluídos. Estamos plantando a semente, esperamos que haja cada vez mais participação dos empresários e moradores”, afirma.

Passeio San Miguel também já está decorado (foto Renata Rutes)
O Oceanic Aquarium preparou decoração especial (foto Renata Rutes)

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Inscrições para o concurso de experiências da CDL seguem até próximo dia 30

Os comerciantes que quiserem decorar suas lojas e ainda serem premiados por isso tem até terça-feira (30). 

Criada com o objetivo de proporcionar uma experiência encantadora ao público para as compras de final de ano, o concurso ‘Viagem de Encantos Natal BC’ visa incentivar lojistas e empresários da cidade (associados ou não à CDL) a promoverem uma jornada de compra inovadora e envolvente neste Natal.

Presidente Vilton foi pessoalmente até os comerciantes nesta semana para divulgar o concurso (foto CDL BC)

O presidente da entidade – reeleito nesta quarta-feira (24), Vilton dos Santos, explica que o objetivo é incentivar comerciantes e empresários a explorarem toda a jornada de compra dos clientes. 

“Desde o momento em que ele entra na loja até a efetivação do pagamento, incluindo vitrine, atendimento, elementos sensoriais e design interno”, cita.

  • As inscrições seguem até o dia 30 de novembro.
  • A premiação do concurso totaliza R$ 10 mil aos três primeiros colocados, além de troféus e cursos da UNICDL.
  • O regulamento completo do concurso de experiências pode ser conferido no site www.viagemdeencantos.com.br.

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Hotelaria também apoia a programação de Natal

Decoração do Hotel Sibara (foto Hotel Sibara)

A hoteleira e presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Margot Rosenbrock Libório, afirma que o Natal de Brincadeiras BC vai ao encontro do que os empresários do turismo defendem há anos – a importância de a cidade ter um calendário de eventos permanente. 

“É algo que cobramos há anos e uma necessidade muito clara que a população também tem. Tanto que agora estamos tendo a possibilidade de nos envolver mais e acredito que, com o tempo, as pessoas irão decorar mais seus negócios, edifícios, apartamentos… é uma corrente do bem, foi assim com o Primavera BC e vai ser assim com o Natal e outros eventos que entrem para o calendário fixo da cidade”, diz.

Margot salienta que há quem compare o Natal de Balneário com outras cidades famosas nesse aspecto, como Gramado, e que isso é no mínimo ‘injusto’. 

“Não podemos nos comparar com o Natal atual de Gramado e sim com o primeiro Natal que eles fizeram, pois eles já fazem isso há anos! Acredito que dentro de cinco anos já teremos um Natal que vai impressionar mais do que esse”, afirma. 

A hoteleira diz que ‘o problema’ foi que não houve continuidade e que se isso tivesse acontecido a cidade teria ‘um know how maior’. 

“Tanto que houve várias tentativas, tivemos o Papai Noel Gigante, parecia que ia ficar mais forte e não aconteceu. Esperamos que esse recomeço de agora dê certo, porque a questão é não parar de fazer e a cada ano envolver mais e mais a população, com programação mais ampla, começando mais cedo”, analisa.

A presidente do BC Convention é amiga do secretário de Turismo, Geninho Góes, e salienta que sabe que ele lutou muito para ter a decoração do Natal pronta antes (o prazo inicial era 30 de outubro), mas que houve o problema com a empresa que venceu a licitação. 

“Talvez nem todos entendiam o que ele queria, mas acredito que no próximo ano vai dar certo. Os processos legais precisam ser feitos cedo para poder assim cobrar a empresa que vai entregar o serviço também com antecedência, tendo assim prazos mais ‘realizáveis’. Tudo é aprendizado, em 2022 vamos ter um Natal 50% melhor do que esse e seguindo sempre em ascensão. O desafio é ser cada vez melhor. Há setores que vêm de forma orgânica, como o comércio, e outros que precisam ver ‘acontecer’, como os condomínios. Talvez para 2022 mais edifícios apoiem a causa, talvez através de um concurso de prédios, como o realizado pela CDL com o comércio”, pontua, citando que os moradores precisam ser incentivados desde já e assim pensar no Natal do próximo ano. 

“Mas estamos começando bem, o foco é termos a programação antes, tipo em 3 de novembro, para assim termos um atrativo a mais entre as festas de outubro e a segunda quinzena de dezembro, acredito bastante nisso e considero viável”, completa.


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