- Publicidade -
24.6 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Noéis pela cidade: empresa ‘gerencia’ os bons velhinhos de Balneário Camboriú e região

O clássico Papai Noel está presente em diversos locais de Balneário Camboriú, como nos shoppings, na praça e nos desfiles que a Secretaria de Turismo realiza todos os sábados desde o início do mês. Neste sábado (18) será o último desfile, nas avenidas Brasil e Atlântica.

O que nem todo mundo sabe é que os bons velhinhos da cidade são todos ‘agenciados’ pela empresa do fotógrafo Nilson Bastian de Lima.

Nilson conversou com o Página 3 e contou que tem a sua empresa, a N Bastian Fotografia e Comunicação, há quase 30 anos. 

Ele trabalha com Noéis desde 2011. Eles são contratados, elaboram o projeto e entregam as ‘soluções’ para empresas, como mercados e shoppings. 

“Entregamos tudo, o Noel, suas assistentes e fotógrafo, toda a operação pronta para o cliente. Diante disso, negociamos com as empresas. Nesse Natal já estamos fechando para a próxima temporada, 2022/2023. Ou seja, meus Noéis saem com o contrato para a próxima temporada já neste ano, sabem que vão trabalhar de novo. Criamos uma relação entre o Noel e o shopping ou a cidade, para que seja sempre o mesmo Noel e assim as crianças veem que é o mesmo do ano anterior e a ‘magia’ do Natal se mantém”, explica.

.

Nilson com o Noel do Park Shopping Europeu, em Blumenau.

A empresa de Nilson não atua só em Balneário Camboriú, mas em diversas cidades catarinenses, como Joinville, Blumenau e Florianópolis. 

Em Balneário hoje há três Noéis, Balneário Shopping, Atlântico Shopping e o da cidade, que participa do desfile que a Secretaria de Turismo promove aos sábados (foi o mesmo que fez a abertura do Natal, na praça Higino Pio). 

“Ao total, tenho 12 Noéis, sendo 7 em contratos mensais e 3 em ‘freelas’, atendendo eventos e empresas. O nosso objetivo é ir criando uma relação de trabalho, tenho Noel que está há cinco anos no mesmo local, outro há nove. Isso cria afetividade. E sempre os chamamos de Papai Noel, nunca pelo nome. Celebramos a magia natalina e queremos que o conto de Natal continue, já que um dia chega a hora em que isso é quebrado. É um personagem que existe, mas uma hora a criança ‘desconstrói’ isso, quando fica grande… mas a magia do Natal existe!”, pontua.

O Noel que desfila aos sábados em Balneário

Nilson lembra que o Natal de 2020 foi muito diferente e que tiveram os Noéis de forma virtual. As crianças conversavam com o Bom Velhinho ao vivo, mas através de TV, com microfone. 

“Agora a criança para, olha, chega disparada, corre e pula em cima do Noel. Sabemos que a pandemia não acabou, mas como negar isso? Há momentos de emoção que não tem como conter. Tentamos envolver bastante as famílias também, os pais também são convidados a tirarem a foto com o Noel. Inclusive é comum aparecerem adultos, muitos idosos, para falar com o Noel, pedir presente, tirar foto”, salienta.

O Noel do Balneário Shopping (foto Guma Miranda)

Os Noéis contratados pelo fotógrafo precisam cumprir alguns ‘requisitos’, como ele mesmo diz é primordial ter a ‘melancia grande’. Ou seja, ser barrigudo. 

“É um ponto fundamental (risos). Se não possuir boa melancia, não pode ser Noel (risos). Normalmente os shoppings pedem Noel alto, porque fica mais bonito, tipo acima de 1,70m. Temos um Noel de 1,90m, de Blumenau. A barba também precisa ser natural, de preferência entre 10 e 14 cm – o mínimo é três dedos abaixo do queixo, mas tem Noel que gosta de mais longa, abaixo do peito”, diz. 

Segundo Nilson, há somente um Noel mais novo, de ’40 e poucos anos’, em sua empresa – este precisa descolorir a barba, mas os outros todos são idosos, entre 68 e 75 anos.

O Noel do Atlântico Shopping (foto Divulgação)

Para quem quiser ver o Bom Velhinho em Balneário ainda há tempo, nos shoppings os Noéis estão de segunda a sexta-feira das 15h às 22h, aos sábados das 14h às 20h e aos domingos das 14h às 20h.

Noéis fazem visitas na noite do dia 24

Os Noéis da empresa de Nilson também cumprem agenda visitando casas em Balneário na noite do dia 24 (a partir das 17h). Ainda há horários na agenda, mas quem quiser contratar deve correr.

  • Para contratá-los basta entrar em contato com Nilson via (47) 9.9964-0920.
  • A visita (período de cerca de 30min) é orçada entre R$ 800 e R$ 1.200.
- Publicidade -
- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -