- Publicidade -
27 C
Balneário Camboriú

Pandemia e ‘Nova Praia’ abriram muitas vagas de emprego em Balneário Camboriú

Em um cenário ‘pós-pandemia’, o mercado vem aquecendo e com isso diversas empresas estão à procura de novos funcionários para suas equipes. Além disso, o alargamento da faixa de areia, também vem exigindo novas contratações nos setores que trabalham na praia. 

Em Balneário Camboriú há hoje, além das cerca de 500 vagas no setor do turismo (hotéis, bares, restaurantes, etc.), mais de 600 vagas no SIME e SINE, nas mais diversas áreas, e também no Balneário Shopping (o empreendimento está com 400 vagas de emprego para o verão) e supermercados da cidade, que também costumam aumentar seus quadros de funcionários nesta época do ano. Empreendimentos turísticos, como o Parque Unipraias e a roda gigante Big Wheel, também estão contratando. Confira.

.

Supermercados estão contratando

Mercados de Balneário também estão contratando (foto Fort Atacadista)

O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Balneário e de Camboriú (SECBC), Rafael Felipe de Souza, disse que a expectativa do comércio para a temporada 2021/2022 são ‘as melhores’, já que o alargamento da faixa de areia vem atraindo muitos turistas. 

“A hotelaria tem lotado nos feriados, mostrando uma boa retomada, e acreditamos que será uma ótima temporada. Estamos percebendo isso através da quantidade de vagas que estão abrindo no comércio da cidade, desde em lojas do centro, Avenida Brasil, Terceira e Quarta Avenida, como também nos supermercados, que estão fazendo suas contratações para a temporada”, conta.

Souza acrescenta que as contratações estão acontecendo em diversos mercados como Big, Angeloni, Koch, Fort Atacadista, Bistek, etc.

 “Sempre contratam para a temporada, ainda mais agora, que todos estão apostando que será um verão de sucesso. As lojas de rua também estão contratando, vemos diversas lojas com placas falando que ‘há vagas’, assim como nos shoppings”, afirma.

Balneário Shopping tem mais de 400 vagas

Para atender a demanda extra do verão, o Balneário Shopping está com 363 vagas temporárias de emprego abertas tanto nas lojas quanto na administração do empreendimento, o que consiste em um crescimento de 12% em relação à 2019. 

Além das vagas temporárias também estão abertas 44 vagas permanentes.

Segundo a superintendente do Balneário Shopping, Elizângela Cardoso, a chegada de novas 30 operações (gerou em torno de 250 vagas fixas e 41 vagas temporárias; com a abertura dos postos de trabalho para o verão o shopping passa a contar com mais de 2.500 pessoas empregadas), só em 2021, aumentou a necessidade de contratações de mão de obra no shopping.

“Além do aumento das vagas temporárias também abriram oportunidades para vagas permanentes”, diz. 

Apenas no setor de alimentação o aumento no número de vagas foi de 31%.

Entre as vagas disponíveis estão: caixa, consultor de moda, estoquista, auxiliar de limpeza, vigilante, atendente de pátio, entre outros.

  • É possível se candidatar às vagas por meio do site do shopping 
    Ao final da página, em Contatos, há a possibilidade de conferir as oportunidades e cadastrar o currículo nos links: Trabalhe Conosco_Lojas Shopping ou Trabalhe Conosco_Almeida Junior. Também é possível entregar o currículo pessoalmente nas lojas. 

Na praia também têm muitas ofertas

.

Na praia também há vagas (foto Renata Rutes)

Quiosques e pontos de churros e milho

Elenir Pesini Nunes é proprietária do quiosque de churros e milho 168; ela conta que, por conta do alargamento da faixa de areia, as equipes estão precisando ser ampliadas para assim conseguir atender a demanda de turistas e também pela distância dos pontos até quem frequenta a praia. 

“Nós mesmos contratamos dois a mais que nas outras temporadas e outros também estão fazendo isso”, afirma. 

Ela salienta que, para quem deseja trabalhar na praia, seja em quiosque ou ponto de milho e churros é preciso ver quem está precisando de reforço na equipe. 

“Quem trabalha na praia também indica outros. Nós temos um rapaz de Pernambuco que trabalha com a gente e ele vai trazer da família dele mais dois para trabalhar. Vale perguntar quem está precisando, ir pessoalmente. O trabalho no verão é corrido, quando tem mais movimento trabalhamos até mais tarde”, diz.

Ambulantes

A prefeitura de Balneário Camboriú já realizou o sorteio para os ambulantes que vão atuar na praia central – 317 ao total, mesmo número da última temporada, que vendem desde saídas de praia, chapéu, picolés e sorvetes, sanduíche natural e salada de frutas, algodão doce e casquinha de biju, etc.. 

Os ambulantes devem pagar suas guias ao governo municipal para assim poderem atuar legalmente. Segundo a Comunicação da prefeitura, os que já pagaram começaram a trabalhar na praia terça-feira (16). Os ambulantes que já atuaram em outros verões precisaram apenas renovar o alvará e pagar as taxas, as vagas remanescentes foram sorteadas para novos vendedores.

A Fiscalização da Secretaria da Fazenda atua na praia fiscalizando os ambulantes para coibir o trabalho ilegal, além da venda de produtos falsificados, alimentos como salgados fritos, etc. 

  • O horário permitido para a prática do comércio ambulante é das 8h às 22h, podendo ser prorrogado em eventos festivos, como o Réveillon.

Mais garçons na areia

Os restaurantes da Avenida Atlântica podem atender na praia e, por conta do alargamento, devem ampliar as suas equipes. Está tramitando na Câmara de Vereadores um projeto que visa alterar o aprovado em 2018, que prevê que os restaurantes que atendem na praia podem utilizar somente dois garçons. 

Com o novo projeto, uma solicitação de empresários do segmento da gastronomia, os estabelecimentos poderiam utilizar quatro atendentes cada, considerando que a faixa de areia aumentou. 

A expectativa é de que o projeto seja votado ainda neste ano para os restaurantes já o utilizarem nesta temporada. 


Atrativos turísticos reforçando suas equipes

Parque Unipraias (Divulgação/Parque Unipraias)

O gerente geral do Parque Unipraias, Alfredo Kuhn, conta que estão com dificuldade para contratar funcionários para o verão – tanto que, pela primeira vez, o atrativo está divulgando vagas pela primeira vez em suas redes sociais. 

“Temos vagas para atendimento (operadores, monitores, bilheteria, embarcadores, etc.), e também conservação e limpeza. 

  • Currículos devem ser enviados para [email protected] ou entregues pessoalmente aqui no Unipraias”, diz. 
Big Wheel (foto Renata Rutes)

A FG Big Wheel, que em dezembro comemora um ano de funcionamento, também vai reforçar a equipe do atendimento ao público da roda gigante. São cinco vagas em aberto para início entre 05 e 10 de dezembro.

  • Os interessados devem ser comunicativos, proativos e preferencialmente morar em Balneário Camboriú ou região, e enviar currículo para o e-mail [email protected].

Mais de 400 vagas no SIME: secretária diz que é preciso que trabalhadores se capacitem

.

SIME está com mais de 400 vagas abertas, para as mais diversas áreas (foto PMBC)

Segundo a secretária de Inclusão Social, Christina Barichello, o Sistema Municipal de Empregos de Balneário Camboriú (SIME) – que pertence à Inclusão, o SIME conta com 438 vagas (dados de 17/11) – no total, 84 vagas são femininas, 136 masculinas, 200 gerais e 18 para Pessoas com Deficiência (PcD). 

“A maior procura está no público de 35 a 50 anos. 

As vagas disponíveis em sua maioria são para hotéis, bares e restaurantes (garçom, camareira, recepcionista, cozinheira, auxiliar de cozinha, pizzaiolo, auxiliar de serviços gerais, vendedor, caixa, frentista de posto de gasolina, balconista)”, diz.

Christina salienta que a maioria das vagas disponíveis são temporárias (para o verão) e que, normalmente, os melhores funcionários acabam sendo contratados e ficando para o resto do ano nas empresas.

 “O que percebemos é que muitas pessoas que encaminhamos falta capacitação na área, é por isso que lançamos mil vagas no Capacita BC, para que as pessoas façam cursos, mesmo para vagas que exijam menos técnica é preciso se comunicar, saber oratória, precisa ter boa postura. Por isso, vejo que as vagas que não são preenchidas é porque as pessoas não têm capacidade”, acrescenta.

  • Os interessados pelas vagas devem ir pessoalmente ao SIME com documento oficial com foto e comprovante de residência para realizar o cadastro no sistema. 
  • O atendimento ocorre das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, na Rua Itália, nº 1.059 – Bairro das Nações. 
  • As empresas que quiserem fazer o cadastro para ofertar vagas podem enviar e-mail para [email protected], ligar para o número do SIME (47) 3267-7199 ou ir até o local.

SINE possui mais de 170 vagas

O posto do Sistema Nacional de Empregos (SINE) de Balneário Camboriú, que fica na Rua 2.550, no centro da cidade, também está com diversas vagas abertas. Vale lembrar que as vagas aqui citadas podem já ter sido preenchidas e até mesmo novas surgiram.

Ana Medeiros, funcionária do SINE, conta que estão percebendo que, nas últimas semanas, houve um aumento no número de vagas. E, no geral, quem mais procura por vagas tem sido o público jovem (20 a 30 anos). 

“A maioria das vagas são para o comércio, hotelaria e restaurantes. O que acaba caracterizando que pode se tratar já de vagas para o nosso verão. A procura por emprego não tem sido das melhores. Em outros anos, numa época dessas, havia muito mais procura. Porém o que temos feito para tentar reverter esse quadro é a divulgação dessas vagas quase que diariamente. Queremos que a informação chegue ao maior número de pessoas possíveis, afim de trazer aqueles que estão desempregados ou mesmo que estão procurando outra oportunidade de emprego”, diz.

Segundo dados de quarta-feira (17), o SINE possuía em seu sistema 177 vagas, nas mais diversas áreas como açougueiro, almoxarifado, analista contábil, armazenista, assistente administrativo, assistente de vendas, atendente (de lanchonete, de balcão, de cafeteria, de loja, de peixaria, de padaria), auxiliar de confeiteiro, auxiliar de cozinha, auxiliar de escritório, auxiliar de limpeza, auxiliar de mecânico, auxiliar de marceneiro, auxiliar de padeiro, camareira, carpinteiro, chef de cozinha, chef de serviço de limpeza, churrasqueiro, confeiteiro, copeira de hotel, cozinheiro de restaurante, eletricista, costureira, encanador, faxineira, garçom, lavador de veículos, marceneiro, mecânico, mensageiro, motorista entregador, operador de caixa e operador de vendas.

  • Os encaminhamentos para as vagas podem ser feitos através do aplicativo SINE FÁCIL ou site maisemprego.mte.gov.br.
  • Trabalhadores sem acesso à internet ou que apresentem dificuldade para utilizar os meios eletrônicos, poderão entrar em contato com o posto do SINE via telefone (47) 3398-6066 entre 12h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira. 

- Publicidade -
- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -