- Publicidade -
17.7 C
Balneário Camboriú

Primavera BC: festival inédito na cidade segue até outubro

A Primavera que inicia no próximo dia 22, chega mais cedo a Balneário Camboriú este ano: por aqui ela abre neste sábado (4), com o festival Primavera BC que se estenderá até 12 de outubro, colorindo a cidade e preparando-a para o verão. Haverá programação e decoração em diversos pontos da cidade – incluindo comércios, restaurantes e pontos turísticos. 

Programação extensa 

O secretário de Turismo de Balneário Camboriú e idealizador do evento, Geninho Góes, explica que a programação é extensa – ‘mais de 30 páginas’, brinca ele, destacando que o evento tem a característica de não ser ‘concentrado’ em apenas em um lugar. Mesmo tendo apresentações artísticas não haverá palco, exatamente para não incentivar aglomerações, considerando que a pandemia continua. “Teremos apresentações nas praças Higino Pio, Almirante Tamandaré, Cultura e na do Pescador e na Rua 1.200, a Alameda Gumz. Haverá música, arte, dança, feiras, espaço com alongamento, reiki, oficinas. Estamos acrescendo eventos na programação todos os dias. Outra novidade é o retorno da Atlântica Ativa, que agora chamamos de Primavera na Atlântica. Todos os domingos, das 8h às 12h, a Atlântica estará em meio pista da Avenida Alvim Bauer até a Rua 2.300, das 8h às 12h”, explica. 

Decoração pela cidade 

Geninho pontua que vários pontos também estarão decorados [as praças, o Calçadão da Avenida Central, os molhes, a Passarela da Barra e a Rua 1.200], os atrativos turísticos – como o Cristo Luz, a Big Wheel [vai estampar flores], o Oceanic Aquarium [terá um portal de flores naturais]. “E há uma temática em cada local. A praça Tamandaré representará a saíra-bico-fino, que é a ave símbolo de Balneário, já a Higino Pio será um jardim japonês, a praça do Pescador terá uma bernunça gigante, onde as pessoas poderão entrar para tirar fotos. Alguns bancos da Avenida Atlântica também serão decorados. E, claro, os canteiros espalhados pela cidade, que estão todos decorados! Inclusive os 60 jardineiros responsáveis pelos canteiros de Balneário serão homenageados pelo prefeito Fabrício Oliveira às 16h deste sábado na praça Higino Pio!”, informa. 

Comunidade ‘abraçou’ o evento 

Geninho destaca a boa participação do comércio, citando as lojas que estão decorando suas vitrines e os dois shoppings da cidade – no Balneário haverá um concurso de vitrines, incentivando que os lojistas as decorem, e no Atlântico haverá uma exposição de flores naturais. “Os hotéis também estão apoiando muito o evento. Por exemplo, o Marambaia e o Negrini já estão floridos! Acredito que vamos ter várias surpresas nesses 40 dias de evento. Por ser a primeira edição, já estamos muito felizes com a receptividade, o Primavera BC está realmente sendo muito ‘abraçado’ pela cidade, pelo empresariado, pelos moradores. Teremos mais uma data para comemorar e o objetivo é que o festival venha para ficar”, conta. 

Geninho (de azul, na ponta direita) agradece o apoio da comunidade, que abraçou o evento (foto Luciana Zonta)

Programação do Primavera BC 

Feira na Praça do Pescador é uma das atrações do final de semana (foto PMBC)

No primeiro dia do evento, vai ocorrer uma feira de variedades gastronômicas e de artesanatos voltada à temática do festival. Apresentações artísticas, de jazz e MPB, na Praça Higino Pio, também estão programadas. Na Praça do Pescador, no Bairro da Barra, haverá uma feira itinerante com brechós, sebos e antiquários, e aulas de maculelê e capoeira, de manhã e à tarde. 

Na Praça da Cultura, no Centro da cidade, está prevista uma apresentação musical de MPB e a tradicional Feira da Cultura. Na Rua 1.200, haverá artistas cantando música pop e MPB na primeira noite do festival Primavera BC. 

EVENTOS 

Meia Maratona será temática, voltada para a Primavera (foto Corre Brasil)

Meia Maratona Primavera BC: Será no dia 12 de setembro, com percursos de 21 e 5km. Haverá largada da Barra Sul e também da Praia do Estaleiro (Clube Candeias, na Rua Anaor Romário da Silva).
Mais informações: www.correbrasil.com.br

Passeio ciclístico também acontece em Balneário durante a Primavera BC, com participação gratuita (foto GP Sports)

Passeio Ciclístico: Será no dia 10 de outubro, com saída da Praça Higino Pio (concentração a partir das 9h). A organização pede que os participantes decorem suas bikes.
Evento gratuito. 

Desafio do Cicloturismo: As praias agrestes serão o ‘cenário’ para o desafio que marcará a região como o roteiro do Cicloturismo de Balneário Camboriú. Será no dia 26 de setembro, a partir das 8h, com percurso de 25km.
Inscrições via www.dtosports.com.br

Para os idosos vacinados haverá Baile no Cristo Luz, no Dia do Idoso (foto PMBC)

Baile da Terceira Idade: Será no dia 1º de outubro, data em que comemora-se o Dia Internacional do Idoso, no Cristo Luz, das 19h às 22h. 

Cãominhada, que era para ter acontecido em julho, encerra a programação do Primavera BC em 12 de outubro (foto PMBC)

Cãominhada: A tradicional Cãominhada será uma das atrações do encerramento do Primavera BC, ocorrendo no dia 12 de outubro, com saída às 10h da praça Almirante Tamandaré.  

Dia das Crianças: Em 12 de outubro dia também haverá atração especial para as crianças na praça Higino Pio, com atividades recreativas. 

PRAÇAS

.

Praça da Cultura também terá programação ao longo do festival, com apresentações artísticas e a tradicional feira (foto PMBC)

Praça Higino Pio

Todos os sábados, domingos e feriados (6 e 7 de setembro e 11 e 12 de outubro), das 9h às 20h a Praça Higino Pio será palco de música, arte, dança, oficinas de flores, atividades terapêuticas e contação de histórias. 

Praça da Cultura

Atrações variadas farão parte da praça, além da sua feira tradicional, haverá também muitas atrações musicais – todos os sábados durante todo o dia.  

Rua 1.200

A alameda se ‘vestirá’ de cores da primavera, além de se tornar um point musical todos os sábados, domingos e feriados, das 19h00 às 22h00. 

Praça do Pescado

No centro histórico de Balneário Camboriú, a praça será o cenário para os fãs de carros antigos (exposição em 12 e 26/9 e 10/10), além ainda de receber feiras itinerantes e apresentações musicais todos os sábados. 

Praça Almirante Tamandaré

Apresentações artísticas trarão diversão à Praia Central durante as noites dos finais de semana e feriados, animando quem estiver passando pela orla. 

  • Todas as atividades serão ao ar livre, possibilitando o distanciamento. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas nas redes sociais da Secretaria de Turismo (@bc4estacoes e @secturbc), ou pelo fone (47) 3267-7067, de segunda à sexta-feira das 13h às 19h. 

- Publicidade -
- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -