- Publicidade -
17.7 C
Balneário Camboriú

Roteiro Gastronômico Cultural: novidade contempla restaurantes das praias agrestes e integra o Primavera BC

Sete restaurantes participam e apresentam cardápio baseado em insumos locais, com destaque para os frutos do mar

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú também está participando do Primavera BC, através de um Roteiro Gastronômico Cultural, que em sua primeira edição conta com a participação de sete restaurantes. O objetivo é valorizar a cultura alimentar local e os restaurantes das praias agrestes, que oferecem pratos a partir de R$ 29,90 feitos 100% com produtos locais [a lista completa pode ser conferida no final da reportagem]. 

.

Em busca de identidade cultural

A diretora de Interação Cultural da FCBC, Georgia Varela, explica que Balneário possui uma rica diversidade cultural e há ingredientes ‘peculiares’ da região – vale destacar que a cidade ‘desembarca’ cerca de duas mil toneladas de pescados, e produz cerca de 20 mil quilos de mexilhões e ostras, gerando uma grande economia pesqueira, segundo dados da EPAGRI. 

Algumas receitas são passadas de geração em geração, criando memórias afetivas, fortalecendo relações. São receitas simples, com os frutos do mar ou da terra, porém carregadas de sabores e aromas, cheios de significados, que promovem conforto e a percepção da identidade cultural. Assim, foi idealizado o projeto Roteiro Gastronômico Cultural, com o objetivo de valorizar a identidade cultural de Balneário Camboriú expressa nas receitas, ingredientes e conhecimentos da cultura alimentar local.  

Geórgia vê que a tendência de retomada econômica no pós-pandemia para o setor turístico se dará com um perfil de consumidor mais atento às questões culturais. 

Com mais responsabilidade social e sustentabilidade. E nesta primeira edição, iniciando pela região das Praias Agrestes e Bairro da Barra, estamos buscando valorizar e fomentar a cultura alimentar local, tanto para os moradores quanto para os visitantes. Tivemos nove inscritos e sete restaurantes aprovados que integram o Roteiro. Eles utilizam como estrela do prato um insumo local. Teve restaurante que fez até cerâmica com artesãos para servir o prato. Estamos com ótimas expectativas!


Conheça dois dos restaurantes que integram o Roteiro 

Keny Alexandre Santiago

Gerente do Restaurante Quarta Estação, que fica na Praia de Laranjeiras

“As meninas da Fundação Cultural foram ao restaurante para nos falarem sobre o Roteiro e logo topamos participar. Eu estou em Balneário há mais de oito anos, mas sou de Natal/RN, e lá valorizamos muito a culinária típica local; e eu sempre sentia falta da valorização dos insumos daqui, como a garoupa, o marisco lambe-lambe. Quando comecei no Quarta Estação, há dois anos, comecei a incentivar que utilizássemos esses ingredientes porque realmente sou fascinado por esse resgate cultural. Foi fácil montar o prato para o Roteiro porque já utilizamos os insumos da região. Já tínhamos os dois pratos (marisco lambe-lambe e garoupa), mas a sobremesa(Cocada com mandioca e sorvete de creme) criamos especialmente para o Roteiro.

Tenho um contato muito forte com os artesãos de Laranjeiras e um deles é meu parceiro de longa data (o artista Bob). Consultei ele para que pudéssemos unir a gastronomia com a arte da praia, e vamos utilizar para servir os nossos pratos uma cerâmica feita por ele. É uma cerâmica indígena, que será a louça! É tradicional e é exatamente como era utilizado pelos indígenas. Aproveito para parabenizar a FCBC por estar valorizando as praias agrestes, é algo louvável e extraordinário.

Quarta Estação (foto Divulgação)

Nossa expectativa é muito boa porque nossa região [a das praias] tem um potencial muito grande. Passamos por momentos bem difíceis na pandemia e agora estamos vendo essa ‘luz no fim do túnel’, com a retomada da economia. Estamos bem otimistas, tanto com o feriadão quanto com a temporada, que falam que será uma das melhores dos últimos anos, mas seguiremos com os cuidados sanitários que temos desde o início. Algumas pessoas têm preconceito com a Praia da Laranjeiras, dizem que é caro e isso não é verdade. Temos preços acessíveis e atendimento diferenciado. Aproveito para convidar que quem ainda não conhece a praia, venha nos visitar. Não se baseie em informações equivocadas e venha provar da nossa gastronomia”.

Luiz Felipe Dutra

Marketing do Restaurante Sabores do Mar [a unidade Praia, que fica em Laranjeiras que participa, há um Sabores do Mar também na Av. Atlântica]

“Tomamos conhecimento sobre o roteiro gastronômico através de nossos parceiros do Convention Bureau de BC. Ficamos animados em participar, pois acreditamos que esse tipo de evento ajuda a fortalecer o setor, principalmente na baixa temporada e também na retomada pós-pandemia. Gostamos da proposta também, pois é importante valorizarmos e reforçarmos os valores culturais da região. Somos uma cidade jovem e que é constituída por uma mistura de costumes e pessoas de vários cantos, nos fazendo perder a identidade e esquecendo as origens da localidade, que é muito anterior a fundação da cidade de Balneário Camboriú.
Em nosso menu, vamos oferecer camarões, abadejo e mariscos, que são cultivados na região e são o sustento de diversas famílias. Inclusive em frente ao restaurante acontece pesca de marisco, na Praia de Laranjeiras.

Vários pratos internacionais são muito populares, como pizza, hambúrguer e comida japonesa, esperamos que o Roteiro traga visibilidade para o restaurante e também para as produções e insumos locais; que incentive as pessoas daqui a frequentarem os restaurantes de praia e conhecer mais da cultura e produtos locais a fim de fortalecermos nossa identidade, para os locais e também para os turistas. A partir desta época do ano, as temperaturas começam a elevar e vemos o sol com mais frequência por aqui, o feriadão de 7 de setembro marca o início da preparação para o verão e de um maior número de clientes nos restaurantes. Estamos animados e confiantes de que após um período difícil de pandemia voltaremos a ter um movimento normal e um aumento no faturamento nesta retomada econômica.

Sabores do Mar Praia (foto Divulgação)

Nossas duas unidades são frente mar e possuem área externa, portanto o fluxo de clientes é diretamente influenciado pelo clima e também pelo turismo. A pandemia ainda não passou e prezamos muito pela saúde e segurança de nossa equipe e funcionários, por isso seguimos todos os protocolos sanitários e de prevenção apresentados pelas autoridades. Somos todos responsáveis, como sociedade, em manter os cuidados para que em um futuro próximo possamos voltar as práticas normais, livres de riscos e preocupações. Embora ainda estejamos enfrentando a pandemia, com o avanço da vacinação e redução de algumas restrições já percebemos um aumento no movimento e acreditamos que mesmo com os cuidados necessários, esta temporada de verão será muito movimentada na cidade, com um fluxo de turistas já normalizado. A expectativa é de uma excelente temporada de verão, estamos ansiosos!” 


Confira os restaurantes participantes e seus menus

(Divulgação/FCBC)

Quarta Estação

Degustação Interpraias (Entrada: Marisco lambe-lambe, prato principal: moqueca de Garoupa e sobremesa: Cocada com mandioca e sorvete de creme). 

(Divulgação)

Moenda Calamares

Prato sugerido para 2 pessoas, prato principal:  camarão à moda Helio Sauer (camarões grandes grelhados totalmente descascados e limpos) acompanha: arroz especial com amendoim e banana, pirão de caldo de peixe, molho de camarão e salada de tomates, cebola e alface.

(Divulgação/FCBC)

Sabores do Mar Praia

Sugestão de entrada: Marisco a Vinagrete, prato principal: Risoto de camarão com filé de abadejo grelhado ao molho de alcaparras e aspargos.

(Divulgação/FCBC)

Sabores do Camarão

8 camarões pistola, 2 linguados à milanesa, arroz à grega, arroz branco, pirão de peixe, molho camarão, banana à milanesa, batata frita e frutas da época. 

(Divulgação)

Restaurante Passarela

Pescada branca empanada, pirão de Maria Luiza, arroz, feijão, salada tudo em buffet livre seguido de 14 tipos de pratos quentes e oito tipos de saladas mais suco e sobremesa.

(Divulgação)

Das Antiga Taquaras

Peixe na brasa: tainha, anchova ou sororoca assada na brasa. Acompanhada de arroz branco, arroz temperado, pirão de peixe, bobó de camarão, batata souté com molho gorgonzola e salada.

Imagem meramente ilustrativa

Bar e petiscaria Pé na Areia

Camarão soltinho, lula à milanesa, isca de peixe, bolinhos de camarão, bolinhos de siri, bolinhos de peixe e batata frita.

- Publicidade -
- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -