- Publicidade -
27.7 C
Balneário Camboriú

Restaurantes e estabelecimentos com opção para celíacos em Balneário Camboriú e região

Até alguns anos era uma tarefa difícil encontrar restaurantes ou cafés com opções sem glúten e/ou sem lactose na região de Balneário Camboriú. Porém, com o passar do tempo tem se tornado mais comum estabelecimentos que se preocupam em atender ao público de celíacos e/ou intolerantes à lactose, por exemplo (ou ainda quem corta esses produtos pela dieta, buscando uma vida mais saudável). 

Em Balneário e Itajaí estão surgindo estabelecimentos, principalmente focados em confeitarias e café, que oferecem opções saudáveis e deliciosas, além ainda de casas de produtos naturais que vendem até salgados congelados e ainda marmitas fits entregues via delivery. 

O Página 3 ouviu algumas empreendedoras do segmento e montou este ‘Roteiro gastronômico’ especial. 

Acompanhe:

.

Sii Felice 

.

Francesca Kunz

Nutricionista, é proprietária e responsável pelo Sii Felice, que fica em Itajaí

.

Foto: Pizza do Sii Felice 

“Em 2019 descobri que as minhas duas filhas são celíacas, através de exame genético. Uma hoje tem seis e a outra quatro, mas tinham dois e quatro na época, e em abril deste ano eu descobri que também sou, e estava no grau máximo. 

Como sou nutricionista, fui ainda em 2019 para São Paulo para aprender a fazer pães com fermentação natural, porque não queria usar para as minhas filhas fermento biológico, mas nunca tive como objetivo fazer em larga escala. 

Como eu tinha consultório em casa, meus pacientes sentiam o cheiro dos pães e pediam para provar, queriam comprar. Comecei então a produzir pães todos os sábados, acordava às 3h para fazer e ou as pessoas retiravam ou eu ia entregar. Acabei ampliando para cucas, bolos, pizzas… e como tenho uma área bem grande em casa, que quase não usava, resolvi reformar para abrir a cozinha, em setembro/2019, livre de contaminação cruzada. 

Até então era delivery, 100%. 

E quando veio a pandemia, em março/2020, as vendas começaram a aumentar muito e, em plena pandemia, resolvi reformar e fazer o café especialmente para celíacos e intolerantes. 

Os produtos são muitos bons e atraem muita gente. Completamos um ano de funcionamento em setembro deste ano. Abrimos de quinta à sábado das 15h às 20h, servindo tortas, brownies, cookies, bolos, salgados variados, como calzones e nossa campeã de vendas, a coxinha com base de couve flor, e pizzas que fazemos na hora. 

Temos quatro tipos de massa e diversas opções de sabores, além de 20 tipos de pães. 

Quando eu fazia cursos as pessoas diziam que eu não podia focar no público celíaco por ser muito restrito, mas eu sabia que tinha muita gente dentro desse público, mas como nutricionista não imaginava que eram tantas pessoas. 

Somos referência porque nossos produtos são realmente 100% sem glúten. Nosso espaço é todo aberto, tem lugar para sentar, comer e tomar café; temos também vinhos, cervejas sem glúten, sucos, muitas opções. 

Tenho clientes, como nutricionista, que são donos de restaurantes e incentivo que eles abram mais a cabeça porque é o futuro, não só por ser intolerante, mas em questão de escolha de vida – há muitos estudos sobre a deficiência de digestão do glúten, muitas pessoas têm problemas patológicos por conta do glúten e temos uma dificuldade enorme em encontrar restaurantes, pizzarias, que nos atendam. 

Por isso tento me colocar no lugar do cliente e atendê-los da melhor forma possível. Eu queria que as pessoas tivessem o prazer de comer e sem ter insegurança com a contaminação, é em cima disso que focamos”. 


Cristina Balsini Confeitaria Saudável 

.

Administradora e natural chef Cristina Balsini

É proprietária da Cristina Balsini Confeitaria Saudável, que fica em Itajaí

.

Foto: Torta de morango da Cristina Balsini Confeitaria Saudável 

“A Confeitaria Saudável surgiu porque eu amo doce e sempre que ia no médico e nutricionista a recomendação era de retirar o doce, e aí tive a ideia de fazer doces que pudessem ser inseridos dentro do contexto da alimentação saudável – sem glúten, lactose e açúcar, por isso que é Confeitaria Saudável. 

O foco era atender o público que ama doces, mas que não quer sair da dieta ou é intolerante, tem alergia, etc. 

Engloba um público muito grande, na região temos muita demanda. 

Inicialmente, eu trabalhava em casa, mas meu sonho era ter uma cozinha descontaminada (sem contaminação cruzada), e então em 2019 eu abri a loja com a cozinha, somente com take away (pega o produto na loja e leva para casa) e também delivery para toda a região. 

A demanda vem aumentando muito e, por isso, quero abrir um espaço, uma cafeteria, em abril/2022, que provavelmente será em Balneário Camboriú. 

Hoje, a loja é em Itajaí. Atendemos encomendas de bolos inteiros e também vendemos fatias. Temos opções de salgados também, mas a maior parte de nossos produtos são os doces. São produtos realmente saborosos, os preferidos são a torta de morango lowcarb e sem açúcar, o brownie crunch (sem glúten e sem lactose) e a torta banoffee. 

O único açúcar que utilizamos é o de coco. Nossa produção é quase 100% artesanal, gostamos de dizer que é tão gostoso e bonito que nem parece saudável, é até mesmo mais gostoso do que um doce comum”. 


Bellamendôa 

.

Thamys Luz

É CEO & Founder da Bellamendôa, empresa de Balneário Camboriú

.

Foto: Bellamêndoa possui diversas opções de bolos e pães 

“A Bellamêndoa nasceu em 2017 com o propósito de criar alimentos sem glúten, sem lácteos e sem farinhas refinadas, que pudessem facilitar a rotina de quem tem alergias alimentares ou de quem busca uma vida mais saudável. 

Na época havia uma carência neste nicho de produtos no mercado, principalmente se tratando de textura e sabor, que fossem mais próximos aos tradicionais do mercado e realmente saborosos. 

Surgiu então o primeiro produto, um brownie funcional, que logo ganhou o coração dos consumidores de Balneário Camboriú. Com o produto validado, a ideia foi de vender aos lojistas de produtos naturais na cidade e em Itajaí. Aos poucos o brownie foi ganhando espaço nas prateleiras dos lojistas e no terceiro mês de empresa, lançamos uma versão deste produto, zero açúcares, abrangendo também o público diabético e adeptos das dietas low carb e cetogênica. 

O negócio foi crescendo e lojistas de outras cidades, começaram a querer revender os brownies. 

No entanto havia uma dificuldade na logística, pois os brownies tinham a validade de apenas 5 dias. Pensamos então em criar um produto, que continuasse sendo sem conservantes, mas que tivesse uma validade superior, foi aí que surgiu a primeira pré mistura, esta, para o preparo de um pão low carb. 

Com o lançamento desta mistura, o negócio alavancou, tornando possível o envio do produto para lojas de todo o Brasil. 

Hoje temos 15 produtos em nosso catálogo, dentre eles pré misturas para o preparo de bolos, pães, massa de pizza, brownies, farinhas e grãos sem glúten. 

O grande diferencial da nossa marca em relação às demais no mercado, é que a Bellamêndoa não possui farinhas refinadas em sua composição, como amidos, féculas, polvilhos ou farinha de arroz, por exemplo. Trazendo desta forma, produtos com uma composição mais rica em nutrientes e baixa em carboidratos. 

Hoje a maior parte da venda dos produtos é feita através das lojas de produtos naturais, espalhadas por diversas cidades e estados do Brasil. 

Os consumidores também podem comprar os produtos online com ecommerces e Market Places parceiros, com envio para todo o Brasil. 

Para quem mora em Balneário Camboriú e tem interesse em comprar os produtos, pode optar por receber o catálogo e fazer sua encomenda diretamente com a gente, pelo nosso WhatsApp e retirar em nossa loja no centro da cidade”. 


Estação do Chá

.

Maria Amélia Callescura

Enfermeira aposentada e proprietária da loja Estação do Chá, que fica em Balneário Camboriú

.

Foto: Em sua Estação do Chá, Amélia possui diversas opções de alimentos sem glúten e sem lactose 

“Tenho intolerância à lactose e tenho a minha loja de produtos naturais, que fica na Rua 910, há seis anos. 

Eu era enfermeira e abri o meu negócio, e trabalho com pessoas celíacas e intolerantes, além do pessoal que faz dieta e que também procura por produtos saudáveis. 

Cada vez vejo que surgem mais fornecedores visando esse público, antes era mais difícil, tinham menos opções, e hoje há inclusive empresas locais e da região, principalmente na parte da alimentação e de pães e salgados. 

As comidas podem até ser mais caras, mas quem precisa cortar o glúten ou a lactose precisa seguir essa dieta por questão de saúde. 

Tenho na Estação opções de salgados, doces, biscoitos, snacks e chocolates. Sai mais caro porque é toda uma indústria envolvida, não basta a marca ser sem contaminação cruzada, as embalagens e o transporte também precisam ter esse cuidado. 

É uma mudança de estilo de vida, um conjunto de fatores que engloba desde a parte de acordar, maneira de se alimentar, exercícios físicos. 

O paladar vai mudando. Por exemplo, se você for tirando o açúcar, quando for tomar café adoçado, vai sentir a diferença e não vai gostar. Isso engloba o glúten também, você cria um novo paladar e se adapta. 

O público são mais mulheres, que normalmente compram para a família também. 

Recebo muitos clientes que procuram por chá e que relatam sintomas de intolerância, quando noto isso indico que procurem médico ou nutricionista para saber o que está acontecendo”. 


Larsen Fitness Food 

.

Camila Larsen

É proprietária da Larsen Fitness Food, que faz e entrega marmitas fitness em Balneário, Itajaí e Camboriú

.

Foto: Larsen Fitness Food

“A Larsen Fitness Food surgiu durante a pandemia, eu morava em um condomínio e comecei a distribuir flyers, comecei com quatro opções de prato, hoje tenho uma variedade de 12 sabores, todos alimentos selecionados, com temperos 100% naturais. 

Eu treino há muito tempo, desde os meus 18 anos e hoje tenho 34, e sempre observei a real dificuldade das pessoas com a parte da alimentação. 

Eu nunca tive essa dificuldade porque sempre tive uma alimentação saudável, e como eu via as pessoas reclamarem que comida fitness é ruim, resolvi mostrar que a comida fitness pode ser boa, sim, com o gosto da comida caseira, comida de mamãe, mas fitness, sem glúten e zero lactose – esse é o propósito da Larsen Fitness Food. 

Para quem treina, na parte do emagrecimento, influencia muito ter uma boa alimentação. As marmitas são preparadas sempre sob encomenda, eu mando o cardápio e o cliente faz o pedido. São marmitas de 300g, R$ 17,00 a unidade, independente da opção de sabor. ]Os pedidos podem ser feitos via WhatsApp ((47) 9.9165-9177) ou Instagram (@larsen.fitnessfood). Neste mês estamos completando um ano e teremos uma promoção especial, com sorteio de kit de pasta de amendoim artesanal, 10 marmitas e uma consulta com uma nutricionista”.


- Publicidade -
- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -