- Publicidade -
23 C
Balneário Camboriú

Verão promete ser movimentado em Balneário Camboriú: Natal e Réveillon estão sendo licitados

A expectativa dos empresários para a temporada de verão em Balneário Camboriú é das melhores, considerando o turismo ‘reprimido’, que deixou muitas pessoas sem viajar há quase dois anos. 

No verão 2020/2021 a cidade não teve decoração natalina e nem show de fogos, mas agora tudo voltará. No próximo dia 30, já inicia o clima natalino, com o projeto ‘Natal de Brincadeiras BC’, resgatando memórias da infância.

O alargamento da faixa de areia da praia central também é um destaque para temporada, porque vem gerando curiosidade em moradores e visitantes, assim como a roda gigante Big Wheel, que inaugurou no último verão, mas que muitas pessoas ainda não tiveram a oportunidade de visitar. 

O que vem por aí:

Secretário de Turismo antecipa novidades 

Geninho Goes (foto BNT Mercosul)

O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Geninho Góes, conta que as expectativas para a temporada de verão são ‘as melhores’, considerando o atual cenário – vindo de uma pandemia, em uma situação mais amena, e as pessoas com desejo de viajar. 

“A questão econômica influencia, muita gente vai evitar ir para fora do Brasil, porque é bem mais econômico viajar dentro do país do que ir para o exterior, e Balneário é um dos principais destinos nesse sentido. Temos expectativa quanto a vinda de turistas de todo o Mercosul, mas por enquanto é só expectativa. O turista brasileiro deve vir com mais força. Balneário está pronta para receber a todos”, diz.

Geninho disse que o alargamento da faixa de areia é um grande atrativo, que desde que começou vem gerando curiosidade no público, além de apresentar mais espaço para quem deseja curtir a orla.

“Balneário não parou, mesmo com a pandemia temos muitas novidades. A praia sempre foi um dos principais atrativos, e agora ainda mais! Tudo isso mostra que estamos caminhando para ter uma das melhores temporadas dos últimos anos! Agora com esse novo decreto, que possibilita o retorno dos eventos, é mais um potencial que Balneário possui, já que somos famosos por casas noturnas como Shed, Green Valley que já foi eleita a melhor balada do mundo, o Warung que também é um destaque. Balneário é uma cidade para todos os gostos”, avalia.

Natal terá decoração por toda a cidade e Parada  

Decoração de Natal está sendo licitada, Balneário terá também Parada Natalina (foto PMBC)

Sobre o Natal, o secretário antecipa que no próximo dia 8 (sexta-feira), deve sair a empresa vencedora da licitação, que será a responsável pela decoração da cidade. 

“Iremos decorar os principais pontos da cidade, como elevado da Quarta Avenida, praças Tamandaré, Higino Pio [que está à disposição da iniciativa privada, através de uma licitação presencial, na modalidade pregão, visando à cessão de espaço público para exploração de publicidade de marca na praça – exemplo, Vila de Natal *nome da empresa*] e Do Pescador, os molhes da Barra Sul e Pontal Norte e algumas rótulas da cidade”, afirma. 

Réveillon está de volta (foto PMBC)

A grande novidade, divulgada por Geninho com exclusividade ao Página 3, é a Parada de Natal – será um desfile que está sendo organizado junto com a iniciativa privada. 

“Acontecerá diversas vezes ao longo desses meses [de outubro a janeiro]. Será lindo. E teremos também corais pela cidade, se apresentando nas praças”, acrescenta, citando que a comunidade será convidada a participar, através dos condomínios – os prédios da cidade vão começar a receber cartas convidando a decorarem suas fachadas já na próxima semana. Já sobre o Réveillon, o secretário pontua que a licitação também está em andamento. 

“Nosso Réveillon é famoso por sua grandiosidade e beleza, e será assim novamente”, completa.


Boas expectativas, mas falta de infraestrutura preocupa 

Margot Rosenbrock (foto BC Convention)

A presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Margot Rosenbrock Libório, que é proprietária dos hotéis Bella Camboriú e Rosenbrock, conta que hoje as expectativas para a temporada de fato estão muito positivas, com alguns hotéis da cidade já lotados para o Réveillon. 

“Aconselho que quem quiser passar o fim de ano em Balneário, deve se antecipar e reservar o quanto antes. Se não acontecer nenhum problema em questão ao Covid, acredito sim que deveremos ter uma das melhores temporadas dos últimos anos. Deveremos ter uma lotação que não temos há três, quatro anos. Porém, tenho receio a questão de infraestrutura, como a falta de água e a questão das estradas – já que o turismo é principalmente rodoviário”, diz, citando que já é parte do ‘novo normal’ convivermos com os casos de Covid e o que preocupa são as hospitalizações.

Natal, Réveillon e novidades para a gastronomia 

.

Novidades na área da gastronomia, em 2022 Balneário terá três eventos (foto Balneário Saboroso) 

Margot acredita que a demanda reprimida de turistas – muitos sem viajar há 18 meses, incentivará o aumento de visitantes. 

“As pessoas querem viajar e no verão o litoral chama, é algo orgânico. Balneário já estava em evidência antes do alargamento, agora com essa obra é um ‘plus’. As pessoas já estão de olho, nos perguntam, estão curiosas, e estão se surpreendendo positivamente!”, comenta. 

A empresária aproveita para lembrar sobre os eventos – como o Primavera BC, Natal e o Réveillon, que também atraem o público. 

“Talvez o Natal ainda não seja nessa primeira edição antecipada o ideal que queremos, mas estar sendo antecipado já é algo muito bom, porque era nosso calcanhar de Aquiles [ser instalada a decoração dias antes do Natal]. A prefeitura está fazendo de forma mais organizada e planejada, e tudo isso ajuda a compor o produto turístico, que ainda é valorizado com a gastronomia e atrativos de qualidade, com opções para dias de sol e chuva, tudo isso torna o nosso turismo mais qualitativo”, afirma. 

Margot aproveitou para contar uma grande novidade: em 3 de novembro deste ano, o BC Convention vai lançar uma programação especial voltada para a área gastronômica da cidade, já que é a entidade que organiza o festival gastronômico, Balneário Saboroso. 

“Vamos lançar a nossa programação de 2022 com três eventos gastronômicos – em março, julho e uma surpresa para o segundo semestre, a ideia é falar de gastronomia em Balneário o ano todo”, antecipa. 

Retomada exige consciência 

A presidente comemora a retomada dos eventos – uma das áreas defendidas pelo BC Convention, que foca na captação de eventos para a cidade, e destaca a consciência do decreto – que ordena a retomada gradual, com início de 60% de ocupação nas casas noturnas. 

“A exigência de vacinação ou PCR negativo foi muito bacana. É esse o modelo que precisamos para a retomada. Com a vacinação avançando mais, conseguiremos ter a retomada em nosso turismo consistente como tanto sonhamos, sem precisar fazer fechamento novamente – o que seria desastroso, porque as pessoas não têm mais condição psicológica para isso. Por isso, precisamos continuar conscientes”, finaliza. 

Fronteiras reabrem nesta sexta e há expectativa quanto a vinda de turistas estrangeiros 

Belen foto Arquivo Pessoal 

Belen Papparella, proprietária das agências Sul Travel Turismo & Receptivo e MBP Travel, é presidente da recém criada Associação das Agências de Turismo Receptivo de Balneário Camboriú (RECEPTUR BC), ela destaca a reabertura das fronteiras com o Brasil para países como Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai nesta sexta-feira (1º) e afirma que há expectativa da vinda de turistas desses países para Balneário.

 

“Nós, das empresas de receptivo, estamos tendo muita consulta de estrangeiros e deveremos sim ter muitos visitantes de outros países nesta temporada, além dos brasileiros, que também devem vir em peso. O termômetro é os finais de semana, que já estão sendo muito movimentados, e também as reservas para o final do ano”, conta. 

Praia deve ficar cheia neste verão, ainda mais com o alargamento. Há expectativa sobre a vinda de turistas estrangeiros (foto PMBC) 

A empresária também cita o alargamento da faixa de areia, afirmando que as pessoas quando procuram as agências querem saber como vai ficar a praia, como está sendo a obra, etc.

“Balneário sempre tem renovação, a praia, a roda gigante também, que muita gente nem conheceu ainda. Comparando com outros destinos, Balneário cresceu muito, mesmo com a pandemia. Agora com o retorno das casas noturnas também temos muito o que comemorar, pois é um complemento ótimo – a noite é muito importante para Balneário. Temos boates de muito destaque e muita gente vem para a cidade por esse motivo”, acrescenta. 

A RECEPTUR está planejando participar da Feira Internacional de Turismo (FIT) de Buenos Aires, em dezembro, exatamente pela expectativa do público em querer saber como será o verão em Balneário. 

“Por isso vamos participar, queremos levar um pouco de Balneário para este que será o primeiro evento internacional de turismo na América Latina após a pandemia. Vamos falar que vamos ter show de fogos no Réveillon, que vamos ter Carnaval. Mesmo com a crise econômica, as pessoas querem viajar. Mesmo que venham economizando, vão gastar na cidade”, pontua. Assim como Margot citou, Belen aposta no turismo rodoviário – principalmente porque ainda não há muitos voos vindos da Argentina para o sul. “90% do internacional deve vir de carro. É uma preocupação que temos todos os anos e que exige organização, porque vai ter muito carro, muito ônibus. Se Deus quiser, vai ter! Balneário é uma cidade para todos, para quem tem muito e quem tem menos, da elite ao povo classe média, todos podem desfrutar daqui”, completa. 


Comércios da cidade terão concurso de vitrines no Natal 

Vilton (foto Arquivo pessoal)

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú, Vilton Santos, afirma que, assim como para o setor de serviços, o comércio de Balneário Camboriú tem expectativas elevadas para a temporada 2022. 

“As evidências indicam que teremos a cidade cheia e um público com maior poder de consumo neste verão. Para preparar o setor para este momento de retomada, a CDL de Balneário Camboriú trará cursos de vendas no formato presencial e online (através da Academia de Negócios UNICDL) e do concurso especial de vitrines e experiências de Natal que iremos lançar em breve dentro da programação oficial de Natal da cidade”, informa.


- Publicidade -
- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -