A 22ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) começou em Florianópolis nesta segunda-feira (25) e segue até o próximo dia 3, com a participação de mais de quatro mil atletas, de 14 a 16 anos, classificados nas etapas regionais.
As modalidades em disputa são atletismo, basquete, handebol, vôlei, tênis de mesa, tênis de campo, badminton, judô, karatê, taekwondo, xadrez, ginástica artística, ginástica rítmica, natação, vôlei de praia, futsal e ciclismo.
Das 17 modalidades em disputa, Balneário Camboriú participa em seis, com uma delegação formada por 140 pessoas, entre atletas e comissão técnica.
Segundo o superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú, Osmar de Miranda, o Mazinho, a cidade está representada no atletismo (masc e fem), futsal feminino, voleibol (masc e fem), judô (masc e fem), vôlei de praia (masc e fem) e taekwondo (masc e fem).
“Estamos participando com mais de 100 atletas, nas modalidades individuais e coletivas, e algumas com chances positivas. Sempre vamos bem, por exemplo, no vôlei de praia masculino e feminino. Já no atletismo estamos recomeçando o trabalho. Atletas destaque, como a Anny de Bassi e Douglas Hernandes, já são do Jogos Abertos de SC (JASC) e estão trilhando um caminho de sucesso no atletismo, e agora estamos com uma equipe nova”, comenta.
Mazinho salienta que na Olesc, o trabalho é com a base e que Balneário está indo com times renovados.
“Olesc é a porta de entrada nos eventos Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte), então todos os atletas começam na Olesc, para conseguir ir para os Joguinhos, até chegar no JASC. Ou seja, o resultado é importante, mas a grande experiência esportiva que é para os novos atletas estarem na Olesc é ainda mais importante, porque é a experiência que vai incentivar o gosto pelo esporte, para que sigam com a gente”, acrescenta.
O superintendente aponta ainda que Balneário não deve ficar entre os três primeiros colocados na classificação geral e que o foco é a boa experiência em competição.
“Sobre o resultado final, quanto mais positivo, melhor. O esporte é muito dinâmico, queremos finalizar a competição com a certeza de dever cumprido e o maior número possível de participantes. Desejo sorte aos atletas e que seja uma semana abençoada em Florianópolis”, completa.
Vôlei de quadra
O vôlei de quadra estará representado nos dois naipes e com boas expectativas de pódio. No feminino, que entrou em quadra nesta segunda-feira (25), a equipe treinada por Farid Beraldo, foi campeã regional.
O masculino, treinado por Iki Beraldo, faz sua primeira partida nesta quinta-feira (28). Foi o terceiro colocado na fase regional e intensificou os treinamentos para a fase decisiva.
Futsal foi campeão invicto na fase regional

A equipe que está representando o município garantiu a vaga e sagrou-se campeã de forma invicta na etapa regional e vai com um plantel bastante jovem para a categoria, com média de 14 anos e 6 meses.
O time treinado pela professora Neiara Martins da Silveira entrou em quadra nesta segunda-feira (25) para repetir o bom desempenho que teve na fase regional.
As jogadoras são Flávia Zabel, Gabriela Nunes, Maria Clara Camini, Gabriela Guimarães, Clara Rech, Tayane Marques, Gabrielly Albowski, Gabrielle Pollheim, Laís Schleder, Júlia Pavesi, Valentina Santurión e Cecília Fernandes.
Vôlei de Praia
O vôlei de praia estará competindo com duas duplas: Maria Giulia e Manu, vice-campeãs da última etapa do Estadual Sub-17 e no masculino, a dupla Guilherme e Bruno.
A técnica Leize Bianchini disse que as duas duplas estão preparadas e a expectativa é que conquistem bons resultados.