- Publicidade -
- Publicidade -
15 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

ICED de Balneário Camboriú na disputa da Paralimpíada Escolar em São Paulo

A delegação do ICED de Balneário Camboriú viaja nesta terça-feira (5) para São Paulo, para disputar a etapa regional das Paralimpíadas Escolares, de 5 a 9 deste mês, no CT Paralímpico Brasileiro. 

A Seleção Catarinense Escolar tem dois atletas do ICED, Arthur Cauê Teixeira Camargos, 16 anos, Classe T54 e Rafaela Krol Carraro, 14 anos, Classe T54, além de dois integrantes na Comissão Técnica, Josimara Krol Carraro (staff da filha Rafaela) e Gévelyn Cássia Almeida, como técnica.

Arthur, 16 anos (Divulgação/Iced)
Rafaela, 14 anos (Divulgação/Iced)

Pelo segundo ano consecutivo (2022/2023) Gévelyn é convocada como Técnica dos corredores de cadeira de rodas escolares de Santa Catarina. Ela será responsável por atletas escolares de Balneário Camboriú, Blumenau, Braço do Norte e Mafra.

- Publicidade -

Gévelyn possui grande experiência como ex-atleta da modalidade, disputou em sua carreira provas nacionais e internacionais pista/maratonas e também possui entendimento na manutenção de equipamentos adaptados a pessoa com deficiência para a prática esportiva e o treinamento esportivo.

Arthur já veterano nas Paralimpíadas Escolares vai  para a sua terceira edição (2021/2022/2023) sendo da Seleção Catarinense Escolar, o atleta mais experiente pois já disputa Competições Adultas e o Campeonato Brasileiro Sub-17.

O atleta figura entre os melhores atletas do país no ranking adulto e escolar nas provas de 100m, 200m e 400m, na competição escolar representa o Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú.

Rafaela está na sua segunda convocação para a Seleção Catarinense Escolar (2022/2023) ela ainda não disputa competições adultas, mas é a grande promessa da nova safra de corredores em cadeira de rodas, pois recentemente foi convocada para participar no Camping Escolar organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro que visa a descoberta de novos talentos e investimento no paradesporto a nível escolar.

O ICED agradece o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro pela cedência dos materiais disponibilizados no ano de 2022 onde a entidade foi contemplada com uma cadeira de rodas para a prática da corrida

Atletas do ICED também disputaram várias competições nos últimos dias. Acompanhe:

Desafio CPB x CBAt

Sandro Ribeiro (Divulgação/ICED)

No final de semana (2 e 3), o atleta Sandro Rodrigues Ribeiro participou do Desafio CPB X CBAt (Comitê Paralímpico Brasileiro – Confederação Brasileira de Atletismo),  no CT Paralímpico em São Paulo. Participaram desse evento atletas que possuem classificação internacional válida pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC). 

- Publicidade -

Para esta competição foi aberta a possibilidade de atletas que estão na Lista Longa de Atletas para possível convocação para os Jogos Parapanamericanos Paralímpicos, em Novembro, na cidade de Santiago no Chile, onde Sandro recentemente realizou todo o processo de credenciamento pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para licenciamento ao IPC. 

Sandro está entre os melhores atletas do país na Classe F54 e possui grande chance de estar na lista dos atletas a serem convocados para representar o país.

O desafio CBAt x CPB é uma importante competição que visa a possibilidade de melhora de marcas para os atletas com chance de convocação. Sandro participou do evento na prova de Arremesso de Peso com a marca de 8m61cm e Lançamento de Dardo 15m29cm.

¨Foi de grande importância participar dessa competição agradeço muito todos os envolvidos e também através dessa competição pude me tornar o líder de Ranking da minha categoria F54. Objetivo agora é focar ainda mais na expectativa do Parapan no qual meu nome se encontra na lista longa de uma possível convocação¨, declarou Sandro.

Travessias Aquáticas

Divulgação/ICED

O atleta Carlos Eugênio Bastos Ramos (Carlão) participou do desafio de 10km no dia na sexta-feira (1),  na categoria PCD (pessoa com Deficiência). 

Carlão entrou para a história se tornando o primeiro atleta com deficiência masculino a completar o desafio de 10km na Lagoa de Cima em Campos dos Goytacazes – Rio de Janeiro, @lagoadecimaswimchallenges

Carlão fez a sua preparação em duas provas sendo 7km Vila Velha/Vitória e 8km Guarapari no Estado do Espírito Santo que foram fundamentais ao atleta para dar continuidade nos treinamentos e completar o desafio.

As condições climáticas favoráveis e esperar pelo dia do desafio nadando sem parar e completar a prova em 6 horas e 2 minutos.

Handebol em Cadeira  de Rodas

Divulgação/ICED

Na última semana de agosto a equipe de HCR4 A Masculino esteve participando do I Campeonato Brasileiro de Handebol em Cadeira de Rodas, organizado pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). 

Os jogos aconteceram no CT Paralímpico, em duas chaves classificatórias e participação de oito equipes, sendo uma de São Paulo (APSC – São Carlos), duas de Santa Catarina (ICED/FMEBC Balneário Camboriú, FALCÕES – Chapecó), uma de Alagoas (HCR SEM LIMITES Maceió), quatro do Paraná (APAC Cascavel ATACAR Toledo, KINGS Maringá, ACODEP São Miguel do Iguaçú).

A equipe do ICED esteve na chave B composta pela equipe da APAC, ATACAR, APSC, com três jogos classificatórios.

O primeiro jogo foi contra a equipe da APAC onde a equipe de Cascavel levou a melhor com as parciais de 6×0, 13×3 fechando a partida por 2×1.  

O segundo jogo foi contra a equipe da ATACAR Toledo onde o ICED venceu com o placar de 2×1 com as parciais de 4×2 primeiro set, 4×5 segundo set para a equipe de Toledo fechando com gol de ouro no tempo complementar, e, o terceiro set o ICED levou a melhor com a parcial de 4×1.

O terceiro e último jogo da fase classificatória foi extremamente emocionante e tido como um dos melhores jogos do Campeonato pois demonstrava o nível técnico das equipes em uma partida equilibradíssima, mas o APSC São Carlos passou a fase classificatória após vencer o ICED por 2×1 sendo as parciais primeiro set 3×4, segundo set 7×7 e a decisão no Shoot-out (pênaltis em movimento) com a parcial de 7×6, terminando a participação da equipe de Balneário Camboriú no evento.

O próximo desafio da equipe é o PARAJASC 2023.

Tênis em Cadeira de Rodas

Divulgação/ICED
Divulgação/ICED

O atleta Charles Teixeira (amputado) Categoria Open foi convocado para integrar a Seleção Catarinense para a Copa das Federações que aconteceu em São Paulo de 14 a 16 de Agosto no CT Paralímpico em São Paulo.

O torneio foi entre as Federações dos estados de Goiás, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Ceará e Paraná, conforme classificação de 2022, as competições acontecerão por divisões entre e os melhores tenistas do ranking nacional, contando com 70 atletas. 

A equipe de Santa Catarina conquistou o título da Copa das Federações do Tênis em Cadeira de Rodas, o time superou por 2 a 0 a equipe de Goiás na decisão. Quartas de final Santa Catarina × Brasilia Charles × Arthur – 6×3/6×1 Jucélio × Wermer – 6×2/6×0 Charles/Lucas × Arthur/Wermer – 6/2 6/3 Semi-final Santa Catarina × São Paulo Lucas × Renato 6×2/3×6/10×7 Jucélio × Mauricio 6×3/3×6/13×11  Final Santa Catarina × Goiás Lucas × Felipe 6×1/3×6/10×6 Jucélio × Jorcelino 6×2/7×5

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -