- Publicidade -
- Publicidade -
17.2 C
Balneário Camboriú

Sérgio Borba, de Balneário Camboriú, realizando um sonho de 29 anos: tornar-se árbitro internacional de judô

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

MP vai à justiça contra censura de Juliana Pavan

Decreto da prefeita visou proibir o Festival Burlesco

Franqueados da Cacau Show relatam que relação pode estar amarga e o que importa no mercado

O agronegócio brasileiro vem consumindo mais agrotóxicos e fertilizantes para aumentar a produção de soja -cultura em que é líder global. O crescimento ocorre em escala maior do que a ampliação da área plantada. Além dos riscos para o meio ambiente, isso tende a diminuir a rentabilidade no campo.

Balneário Camboriú terá cinco ‘festas de inverno’ até agosto

As tradicionais ‘festas de inverno’ de Balneário Camboriú vão começar no próximo final de semana, com a Festa da...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O professor e árbitro de judô da Associação de Artes Marciais Borba, de Balneário Camboriú, Sérgio Borba, embarca no próximo dia 26, para o Cazaquistão, onde fará o exame mais esperado em sua carreira  neste esporte, para tornar-se árbitro internacional da modalidade.

“São 29 anos trabalhando com arbitragem esperando por este momento”, disse Borba ao Página 3 esta semana.

O Seminário Internacional inicia dia 29, com prova escrita e entrevista, ambos em inglês e nos dias 3 e 4 de julho, a prova prática do exame, quando ele atuará como árbitro no Campeonato Asiático.

“É uma avaliação prática para conseguir entrar no rankeamento da Federação Internacional de Judô, visando estar nos Jogos Olímpicos ou Paralímpicos de Los Angeles, em 2028. 

“Estou confiante e otimista, sou o único árbitro do Brasil inscrito neste exame, que é muito importante para mim. Vai dar tudo certo”, disse Borba.

Ele começou no judô com 4 anos, com seu pai, Nilson, faixa preta, professor e técnico de judô, nascido em Balneário Camboriú.

“Quando ele voltou faixa preta de São Paulo em 1976, comecei a praticar com ele em 1980. Competi 26 anos, mas tive duas lesões no joelho que me obrigaram a parar como atleta. Mas com 17 anos eu já era auxiliar técnico do meu pai na academia Borba e fomos assim até o falecimento dele em 2015, quando assumi a academia”, contou. 

Sérgio disse que o pai sempre gostou da arbitragem (ele foi árbitro internacional) e foi seu principal incentivador.

“Comecei a arbitrar muito cedo quando era atleta ainda, eu arbitrava nos eventos em que eu não competia, em 1996. Fui me especializando, estudando, atuando e hoje estou na iminência de arbitrar nos Jogos Olímpicos”, segue.

Além de arbitrar competições estaduais e nacionais, Sérgio continua como técnico e professor em sua academia.

- Continue lendo após o anúncio -

Ação entre Amigos

(Divulgação)

Para viajar ao Cazaquistão, ele fez uma Ação entre Amigos, para compra da passagem. A resposta veio e ele conseguiu comprar a passagem, mas neste domingo (1), ele lança mais números nas redes sociais, para quem quiser colaborar com as outras despesas. 

“Muitas pessoas querem ajudar, estão ligando, estou muito feliz, deu tudo certo e vou conseguir realizar meu sonho com a ajuda de tantas pessoas que conhecem meu trabalho e acreditam em mim”, disse.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas