- Publicidade -
- Publicidade -
18.6 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Balneário Camboriú e região se unem em prol do RS: donativos seguem sendo arrecadados

A enchente que assola o Rio Grande do Sul vem gerando uma corrente do bem em prol da arrecadação de donativos. Somente via PIX a campanha “SOS Rio Grande do Sul”, do governo estadual, arrecadou mais de R$ 38 milhões. Moradores e empresários de Balneário Camboriú e região também estão unidos e arrecadando donativos.

Casa da Família

(Divulgação/PMBC)

A prefeitura da cidade, através da Casa da Família, já enviou duas carretas com toneladas de donativos como produtos de limpeza e higiene pessoal, alimentos não perecíveis, fraldas (infantis e geriátricas), saco de lixo.

Nesta segunda (6) a terceira carreta com mantimentos será enviada para o RS, por isso a prefeitura pede que, quem puder, vá às 19h auxiliar no carregamento dos donativos de forma voluntária.

- Publicidade -

As doações continuam sendo recebidas das 7h às 22h na Casa da Família (Rua 3100, nº 876). 

Empresários unidos

(Divulgação)

Na manhã de domingo (5), mais de 15 aeronaves decolaram de Porto Belo, transportando donativos para o Rio Grande do Sul. Na tarde de sábado outros voos também foram realizados. Até o momento, mais de 20 aeronaves já participaram da ação. A força-tarefa está sendo organizada por empresários da região. A comunidade pode contribuir com donativos que podem ser levados diretamente no Aeroporto Costa Esmeralda ou na  sede FG Empreendimentos, na Avenida Brasil, 2.260, no Centro de Balneário Camboriú. A empresa, assim como a rede de lojas Havan, é uma das que disponibilizou a própria aeronave para a campanha. Juntamente com os donativos, na manhã deste domingo embarcaram quatro socorristas voluntários de Balneário Camboriú. Eles já participaram de outras ações de resgate.

O Grupo Koch também enviou seu helicóptero para apoiar na situação do Rio Grande do Sul, levando comida para os socorristas, pois as equipes de resgate estão tendo dificuldade de receber comida enquanto trabalham. A rede supermercadista também está servindo como ponto de arrecadação de donativos em suas lojas – os donativos já arrecadados serão enviados nestes próximos dias para o RS.

Diversos locais da cidade estão servindo como pontos de coleta de donativos, a exemplo do Balneário Shopping e também as empresas R21, A10 e Conceito Molleri, que estão aceitando doações para o RS na Av. Marginal Oeste, 405, Sala 02, no Bairro Vila Real.

Pilotos

Os pilotos unidos (Foto Matheus Jacomel)

Pilotos também estão reforçando a campanha e realizaram 24 decolagens somente em um dia levando donativos de SC para o RS (para diversas cidades como Garibaldi, Canela, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Bento Gonçalves, Monte Negro, Caxias do Sul e Santa Maria). Cada carga levou pelo menos 154kg de donativos, com aeronaves chegando a levar 880kg.

Segundo um dos pilotos envolvidos na campanha, Matheus Jacomel, os gaúchos também estão precisando de medicamentos como insulina, soro glicosado 5%, seringa 3ml, seringa 5ml, soro fisiológico, aerolin, dipirona injetável, água, glicose hipertônica, aparelho de HGT e fita, algodão, coberta, travesseiro, material de higiene pessoal. PIX podem ser enviados para 098 447 589 39. 

Os donativos e voos estão acontecendo no Aeroporto Costa Esmeralda (Acesso BR-101, KM 156, Rua Aliatar Silva, Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda – Sertão de Santa Luzia, Porto Belo).

- Publicidade -

Bombeiros

(Fotos 13BBM)

Na manhã desta segunda-feira (6), o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou o revezamento das equipes de Força-Tarefa (FT) que estão atuando em apoio aos gaúchos. A rendição, como é chamada essa troca das equipes, aconteceu às 10h no quartel da corporação em Araranguá. 

“Fomos o primeiro estado a enviar ajuda aos nossos irmãos gaúchos e nesta segunda-feira, com o revezamento das equipes, Santa Catarina passa a ser a maior equipe de bombeiros militares atuando em apoio ao Rio Grande do Sul”, afirma o Governador Jorginho Mello.

Os 32 bombeiros que atuam no Rio Grande do Sul desde a última quarta-feira, 01, retornam para Santa Catarina para serem substituídos por bombeiros militares das equipes de FT dos Batalhões de Florianópolis, Curitibanos, Blumenau, Criciúma, Itajaí, Tubarão, Canoinhas, São José e Balneário Camboriú. 

Nesta segunda etapa do trabalho, Santa Catarina está enviando 39 bombeiros militares especializados para este tipo de ocorrência, totalizando 09 células de FT, além da equipe de drones e o novo comando da operação. 

Entre os demais recursos empregados estão 10 viaturas 4×4, 17 embarcações, 11 motores de popa, drones e equipamentos para resgate em áreas deslizadas.

“Nossas equipes estão atuando diuturnamente em Lajeado, Santa Cruz do Sul e mais recentemente, na região da Grande Porto Alegre desde o primeiro dia do mês de maio. Esse revezamento é necessário e fundamental para que os bombeiros sigam atuando em pleno vigor ”, afirma o Subcomandante-Geral do CBMSC, coronel Jefferson de Souza.

Univali

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) está recebendo doações para os atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul. A instituição aderiu à campanha da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e distribuiu pontos de coleta nos campi Florianópolis, Kobrasol, Biguaçu, Tijucas, Balneário Camboriú, Itajaí e Balneário Piçarras. 

Podem ser doados alimentos não perecíveis, roupas, calçados, cobertores e lençóis.

Igreja Luterana

A Igreja Luterana Martin Luther de Balneário Camboriú também iniciou campanha semana passada para auxiliar comunidades gaúchas atingidas pelas enchentes. 

“Ao mesmo tempo em que nos unimos em oração, queremos nos envolver em ações de solidariedade diante do sofrimento, da tristeza e do luto. Você pode ajudar através de depósito na conta da IECLB – Emergências, ou apoiar as campanhas promovidas pelos Sínodos e municípios atingidos”, disse o Pastor Eloir Carlos Ponath, da igreja Martin Luther.

Ele explicou que a motivação por doações em dinheiro é porque os donativos seguirão diretamente para as comunidades luteranas gaúchas e elas se encarregarão de distribuir onde for preciso.

Doações em dinheiro:

Depósito:

  • Banco do Brasil
  • Agência 0010-8
  • Conta: 60.000-8
  • IECLB – Emergencia Solidar.
  • CNPJ: 92.926.864/0001-57

Para doação via TED, a agência a ser informada é: 0010

Donativos também:

“Mas também solicitamos às pessoas da nossa comunidade que queiram doar agasalhos, roupas, lençóis, que entreguem na campanha da Univali (Secretaria Acadêmica Bloco Central Bairro dos Municípios), das 8h às 21h”, acrescentou Pastor Eloir.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -