- Publicidade -
- Publicidade -
15.6 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Camboriú 140 anos: prefeito Élcio fala sobre o futuro da cidade, uma das que mais cresce em Santa Catarina

Camboriú completa 140 anos de emancipação político-administrativa nesta sexta-feira (5) e vai comemorar com programação extensa, incluindo Casamento Coletivo e shows nacionais.

Camboriú, cidade-mãe de Balneário Camboriú, vem atraindo cada vez mais investimentos da construção civil. Segundo o Censo 2022, a cidade foi a que mais cresceu nos últimos 12 anos entre os 15 maiores municípios do estado. 

Atualmente, o município tem 103.074 moradores, o que representa um aumento de 65,28% em relação ao último levantamento, realizado em 2010. 

- Publicidade -
Camboriú vive um ‘boom’ com novos prédios (Foto Divulgação)

Com isso, Camboriú tem a terceira maior população entre os municípios da AMFRI, a 14ª de Santa Catarina e a 55ª na região Sul do país. Um fator que também colabora nesse crescimento é o aumento dos preços de imóveis em Balneário, que é hoje o metro quadrado mais caro do Brasil. 

Camboriú vive um momento importante, de desenvolvimento, e também com a obra mais esperada de sua história – o esgotamento sanitário, prestes a começar. 

O prefeito da cidade, Elcio Kuhnen, que está em seu último ano de governo, conversou com o Página 3 sobre o cenário atual da cidade que governa pela segunda vez.

Momento de reflexão

 Implantação do esgotamento sanitário de Camboriú já começou (Divulgação/PMC)

Élcio disse que estar como prefeito de Camboriú nos 140 anos da cidade significa um momento de reflexão e que se sente grato pelo reconhecimento da população, que lhe deu o direito de permanecer mais quatro anos. 

“As expectativas são criadas, não conseguimos cumprir tudo porque o nível de complexidade de uma gestão pública vai se modificando conforme situações e emergências, mas cumprimos as metas propostas, até ultrapassamos, como a pavimentação no interior, o próprio esgotamento sanitário agora está sendo feito, com um excelente contrato que acaba sendo um legado para o futuro da cidade, dobramos o número de vagas nas escolas – nos sete anos fizemos mais salas de aulas do que nos outros 133 anos – no total de 110 salas de aulas, algo impactante para a história. Tínhamos entre oito e nove mil alunos, e agora temos 17 mil”, explicou.

Elcio diz que cuidou bem de Camboriú nos últimos 8 anos

O prefeito de Camboriú pontuou também as inovações em termos de gestão fiscal, e disse que está no oitavo ano de governo sem nunca ter feito carta convite – o que acontecia com frequência. Agora fazem pregão eletrônico para dar mais transparência. Elcio citou a receita própria ‘jamais vista’, que possibilita investimento de recursos públicos, que gerou infraestrutura, novas unidades de saúde e escolas, melhorias de patrimônio, como a reforma da prefeitura, centro do idoso, creches, parte hidráulica, elétrica, reformas em telhados e banheiros. 

Elcio destacou a reabertura do Hospital de Camboriú (Divulgação)

“A cidade foi bem cuidada. Focamos no cuidado das pessoas e da cidade. O hospital foi reaberto, hoje conta com cinco médicos no pronto-socorro, há horário estendido em mais três localidades, o CAIC está inaugurando piscina térmica para aulas de natação… nunca houve um salário atrasado, demos o maior aumento já registrado para funcionários públicos, fizemos novo concurso, aumentamos o quantitativo de efetivos na cidade. Temos mais a ser feito, obras a serem entregues, mas não posso falar que nosso grupo, uma gestão feita por muitas mãos, não colhe bons resultados. Atuamos em uma cidade que não tem o orçamento ideal, mas houve bons resultados, e com isso tivemos premiação a nível de estado, Camboriú é letra AAA no tesouro nacional, o que significa que somos bons pagadores”, acrescentou.

Futuro: o que Camboriú ainda precisa avançar – crescimento precisa acontecer, mas de forma sustentável

Prefeito Elcio diz que crescimento da cidade precisa acontecer de forma sustentável (foto: Prefeitura de Camboriú)

Questionado sobre a melhora de Camboriú nesses últimos oito anos, Elcio disse que ‘não tem dúvida’ de que entregará uma prefeitura melhor do que adquiriu em 2017, e afirmou que espera que a próxima gestão possa ser melhor ainda. 

O prefeito comentou que acredita em uma Camboriú para todos, que consiga evoluir – e que essa é a Camboriú que quer para seus filhos e netos. 

“Uma Camboriú de crescimento populacional precisa garantir que não haja crescimento de forma desorganizada, precisamos transformar em realidade o Parque Inundável, que é fundamental para o futuro da região, para não faltar água. Desejo que o esgotamento sanitário siga em ritmo acelerado, assim como a construção civil e turismo, que estão se solidificando muito em Camboriú, então é natural que melhorias aconteçam pelo próprio crescimento. Camboriú é uma das cidades que mais cresceu em SC nos últimos anos. Desejo ver uma Camboriú com progresso, mas com crescimento sustentável, e isso deve passar por Plano Diretor e gestão sustentável para cuidar de uso e ocupação do solo, que não invadam o interior com loteamentos. O metro quadrado em Camboriú não para de crescer, um sinal muito positivo em relação ao desenvolvimento. Também precisamos falar mais de mobilidade urbana – o novo binário, orçado em R$ 40 milhões, será licitado ainda neste ano e é hoje um grande gargalo de Camboriú”, completou.

Confira a programação dos 140 anos de Camboriú

Gustavo Mioto é um dos três shows nacionais na programação do aniversário de 140 anos de Camboriú (Divulgação)
  • 01/04 – Entrega da Medalha Wilson Plautz – às 19h, no Portal das Pedras. 
  • 02/04 – Culto de Ação de Graças –  às 19h30min, no Pavilhão dos Gideões. 
  • 03/04 – Lançamento do livro das Agricultoras –  às 19h30min, no Salão Paroquial Cristo Rei, localizado na Rua Manoel Anastácio Pereira, n° 216, no Centro. 
  • 04/04 – Evento recreativo em alusão ao Dia do Distrito do Monte Alegre  – às 14h, no Caic, localizado na Rua Lauro Francisco dos Santos, n°1205, no Monte Alegre. 
  • 04/04 – Ação da Secretaria da Educação com palestra referente ao Dia do Autista – local e horário a definir.
  • 04/04 – Sessão Solene Prêmio Mérito Prefeito Amadio Dalago –  às 18h, na Câmara de Vereadores.
  • 04/04 – Torneio de Pesca – às 14h, local definir.
  • 04/04 – Show Traia Veia – às 20h, no pátio do IFC – Rua Joaquim Garcia.
  • 05/04 – Torneio de Pesca – às 9h, local a definir.
  • 05/04 – Tradicional Corte do Bolo de 140 anos com atrações culturais para as crianças – às 15h, na Praça Flávio Vieira – Praça das Figueiras.
  • 05/04 – Show Maria Marçal – às 20h, no pátio do IFC – Rua Joaquim Garcia.
  • 06/04 – Casamento Comunitário – às 15h, no Salão Paroquial Cristo Rei, localizado na Rua Manoel Anastácio Pereira, n° 216, no Centro. 
  • 06/04 – Show Guilherme e Santiago – às 20h, no pátio do IFC – Rua Joaquim Garcia.
  • 07/04 – Jogo das Estrelas – às 15h, no Estádio Robertão – R. Heitor Santos – Centro, Camboriú.
  • 07/04 – Pedal no interior (nível intermediário) – (horário a definir) –  Saída da Praça das Figueiras até a Cachoeira Seca (Macacos) cerca de 34 km ida e volta. 
  • 07/04 – Exposição de carros antigos – às 9h, na Praça das Figueiras . 
  • 07/04 – Show Gustavo Mioto – no pátio do IFC – Rua Joaquim Garcia.
  • 12/04 – Encontro das Etnias – às 18h, saída da Fundação Cultural de Camboriú e segue até a Praça das Figueiras.

Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -