Uma das novidades do Carnaval de Balneário Camboriú neste ano é a ampliação do evento e a descentralização das atrações para diferentes pontos da cidade.
Além do palco principal na Praia Central, em frente à Praça Tamandaré, um segundo palco será montado na Praia do Estaleiro, e haverá ainda desfiles itinerantes de charangas pelos bairros da cidade.
As duas charangas de Balneário são o tradicional Mexe-Mexe e o Siri Sarado.
Mexe-Mexe

O bloco carnavalesco mais antigo de Balneário Camboriú, o Mexe-Mexe, famoso por levar para a avenida as tradicionais marchinhas que todo mundo sabe cantar, tocadas por uma banda em uma carretinha, conhecida como charanga, está comemorando 35 anos.
O presidente do bloco, Carlos Eduardo da Silva Mota e Silva, o Kadu, conta que o Mexe-Mexe já saiu nesta sexta-feira (21), para divulgar o Carnaval, e segue com a rotina de saídas durante a festa – na sexta (28), sábado (1) – desfile oficial e ainda na segunda-feira (3).
“Serão duas saídas nos bairros a serem definidas em que bairro vai ser, com a Secretaria de Turismo. A expectativa do bloco é que seja um Carnaval alegre, divertido para os turistas da cidade e para os foliões que vêm com o bloco Mexe-Mexe, coisa que o bloco faz há 35 anos na cidade. A cada ano o público aumenta e o Carnaval de Balneário vem crescendo com mais blocos e ficando cada vez mais bonito. Com relação à ideia do município da nova gestão de colocar o Carnaval nos bairros, é uma ideia inovadora que nunca ninguém teve e a gente acha que vai ser bastante produtivo para o pessoal dos bairros sentir a alegria do Carnaval passando com as charangas”, diz.
Siri Sarado

A charanga do Bonde do Siri Sarado, segundo o diretor de eventos do bloco, Antonio Pedro dos Santos Filho (mais conhecido como Tatty), nasceu na Praia Brava de Itajaí há 15 anos, buscando resgatar os antigos Carnavais, através das marchinhas e sambas enredos.
Composto por 30 componentes, entre eles 15 musicistas e demais amigos e familiares, conta com instrumentos de sopro que dão um brilho especial, juntamente com a cadência da percussão.
O Siri Sarado tem algumas músicas próprias, exaltando alguns amigos que já faleceram e também uma música sobre o que é o Carnaval de Balneário Camboriú.
“Nossa meta é perdurar com a alegria nas ruas. Nossa missão é não deixar morrer as marchinhas e o encanto do Carnaval. Uma das nossas atrações quando paramos é a apresentação de sambas e pagodes da atualidade. Possuímos um profissional no cavaquinho que acelera o ânimo do público e inúmeras constantes batidas musicais. Convidamos a todos os foliões de plantão que queiram acompanhar o Bonde do Siri Sarado, no chão, em nossas apresentações em Balneário Camboriú. Estaremos presente nos bairros de Balneário e também nos três dias de desfile oficial”, conta.
Segundo Tatty, as expectativas para o Carnaval são ótimas e aproveita para elogiar a prefeitura de Balneário Camboriú, que ‘se superou’ ao levar o Carnaval para os bairros.
“Estamos felizes em poder levar alegria pra muita gente. Nos desfiles oficiais somos sempre o segundo a desfilar, nos bairros estaremos durante o dia e na segunda 03/03 estaremos no palco da Praça Almirante Tamandaré, por volta de 22h”, completa.