Como acontece todos os anos, no período do Carnaval, a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú reforça orientações e distribuição de preservativos, para garantir uma festa segura.
Alessandra Kaestner Enriquez, diretora da atenção especializada, salienta que as ações do CISS (Centro Integrado Solidariedade e Saúde), ocorrem o ano inteiro, mas que agora no Carnaval reforçam a dispensação de preservativos nos bares, hotéis e similares, como casas noturnas e também nos quiosques da Avenida Atlântica, além ainda no Centro de Controle Operacional (CCO), que está na Praia Central, perto do Calçadão.
“Durante o ano, são feitas capacitações, treinamentos na indústria, no comércio, na construção civil”, diz.
O CISS não terá uma atividade específica no Carnaval, porque há o entendimento de que pode ser constrangedor distribuir preservativo nesta época – há pessoas, por exemplo, que acabam usando as camisinhas para fazer balão, desperdiçando os preservativos.
“Por isso, os preservativos ficam nos pontos estratégicos e as pessoas recolhem lá”, afirma Alessandra.
Prevenção é o melhor remédio
A principal orientação da equipe multidisciplinar do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) é a prevenção, por meio do uso dos preservativos masculino e feminino.
O uso da camisinha é o método mais eficaz para evitar a transmissão das ISTs e do HIV/Aids. Além disso, essa também é a melhor forma de prevenir as hepatites virais.
Atendimento
A Secretaria de Saúde aproveita para reforçar os serviços oferecidos pelo CTA no município.
No espaço, é possível realizar exames gratuitos – e sigilosos – de HIV, sífilis e hepatites B e C. Para isso, não é necessário agendar o procedimento – basta ir até a unidade.
Segundo informações, mensalmente são atendidos cerca de 550 pacientes no Centro.
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) fica localizado na rua 2.350, nº 560 – Centro.
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.