- Publicidade -
- Publicidade -
28 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Companhia Téspis de Itajaí abre vagas para incentivar novos grupos teatrais catarinenses

A Téspis Cia. de Teatro abriu vagas para mentoria e consultoria para quatro coletivos teatrais que estejam iniciando suas trajetórias artísticas em Santa Catarina. 

Max Reiner e Denise da Luz em Ponta Grossa foto UEPG (Divulgação)

Os grupos serão selecionados via chamamento público a partir de edital disponível no site e redes sociais da companhia, que ficará aberto até 5 de fevereiro.

A lista dos grupos selecionados será divulgada no dia 8 de fevereiro. As mentorias serão realizadas através oficinas em 12 encontros on-line de 3 horas nos meses de fevereiro, março, abril e maio e por um encontro presencial de 12 horas, ao final, na Itajaí Criativa-residência artística em junho, onde cada grupo apresentará um planejamento de suas atividades como síntese dos conteúdos ministrados.

- Publicidade -

As vagas disponibilizadas são gratuitas, assim como as atividades realizadas no ‘Encontrão Presencial’, onde além dos grupos participantes apresentarem seus planejamentos, haverá uma roda de conversa com grupos convidados, Cia Experimentus Teatrais e Karma Coletivo de Artes Cênicas, que se juntarão a Téspis para compartilhar suas experiências. Esta etapa será aberta ao público.

Cada coletivo selecionado para participar do projeto receberá ajuda de custo para se locomover até Itajaí para o encerramento do projeto. Em contrapartida, deverá realizar de forma gratuita, uma oficina de 6 a 9 horas quando retornar à sua cidade de origem, a partir dos conhecimentos adquiridos nas consultorias, no sentido de formar multiplicadores.

O programa de mentoria será orientado por Denise da Luz e Max Reinert, fundadores e gestores da Téspis Cia. de Teatro, que completa 30 anos em 2023.

Os artistas irão compartilhar, a partir de suas experiências e conhecimentos adquiridos em quase três décadas, ferramentas para a sobrevivência em grupo, levando em consideração aspectos como: produção artística; espaço sede e/ou para ensaios e organização; administração e editais; festivais e circuitos.

O intuito é incentivar a formação e desenvolvimento de novos coletivos teatrais em Santa Catarina, fortalecer a cultura de grupo enquanto ferramenta de sustentabilidade e estimular a formação de redes de apoio que propiciem intercâmbio e oportunidade de geração de trabalho e renda, no intuito de profissionalizar cada vez mais o setor.

Programação

*Módulo I: (online/9h): produção artística – 13, 20, 27/ fevereiro (segundas-feiras) – 19h às 22h

– Ementa: este módulo abordará desenvolvimento de linguagem, construção de referências e formação.

- Publicidade -

*Módulo II (on-line/9h):  espaço sede e/ou de ensaios e organização – 13, 20, 27/março (segundas-feiras) -19h às 22h

 – Ementa: este módulo abordará necessidade de espaço para guardar cenários e figurinos, escritório, espaço de ensaio, espaços de apresentação.

*Módulo III (on-line/9h): administração – 10, 17, 24/abril (segundas-feiras) – 19h às 22h

– Ementa: Este módulo abordará criação de documentação do grupo, como abertura de CNPJ, elaboração de estatuto, emissão de nota fiscal, emissão de certidões negativas, além de contabilidade e distribuição de renda.

*Módulo IV (on-line/9h): editais, festivais e circuitos – 08, 15, 22/maio (segundas-feiras) – 19h às 22h

– Ementa: este módulo acordará inscrição em editais de fomento, inscrição em festivais, participação em circuitos.

*Encontrão presencial – em Itajaí (12h) – 03 e 04/junho (sábado e domingo) – das 10h às 18h, com intervalo para almoço – aberto ao público

– Programação:

– apresentação de planejamento de atividades dos grupos participantes

– roda de conversa com grupos convidados

O edital, ficha de inscrição ou outras informações poderão ser encontrados em:

www.tespis.com.br

www.itajaicriativa.com.br

https://linktr.ee/tespisteatro

https://linktr.ee/Itajaicriativa

Projeto Cultural selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. Processo FCC 2920 / 2022. Apoio: Itajaí Criativa – residência artística e Procave Empreendimentos

Texto – Camila Gonçalves

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -