- Publicidade -
- Publicidade -
16.4 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Conheça os números da WEG, a fábrica de bilionários de Santa Catarina

A brasileira Livia Voigt, herdeira e acionista da Weg de apenas 19 anos, apareceu como a bilionária mais jovem do mundo na 38ª lista anual de bilionários da revista Forbes.

A empresa catarinense tem 29 acionistas -e todos aparecem na lista. A maior parte deles é de descendentes dos fundadores, parte da mesma família.

A Weg é uma fabricante de equipamentos eletroeletrônicos com mais de 39 mil colaboradores e filiais em 37 países fundada em 1961 na cidade de Jaraguá do Sul (SC), por Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus. Um eletricista, um administrador e um mecânico, respectivamente.

- Publicidade -

O nome Weg, adotado com o tempo, faz referência às iniciais dos fundadores. Antes disso, era chamada de Eletromotores Jaraguá.

Entre os bilionários ligados à Weg, está Anne Werninghaus, de 37 anos, neta de um dos fundadores. Empresária do ramo de moda, com fortuna de R$ 6 bilhões, ela não trabalha na companhia, mas é acionista. Outros nomes da família são própria Livia Voigt, Dora Voigt de Assis, Eduardo Voigt Schwartz e Mariana Voigt Schwartz Gomes.

A WEG começou produzindo motores elétricos, e a partir da década de 1980 ampliou a atuação para componentes eletroeletrônicos, produtos para automação industrial, transformadores de força e distribuição, tintas líquidas e em pó e vernizes eletroisolantes.

As ações da empresa entraram na Bolsa em 1971, período em que começaram as exportações para Guatemala, Uruguai, Paraguai, Equador e Bolívia. Em 1973, a exportação de motores chegou a 20 países. Hoje, a WEG tem filiais em 37 países e fábricas em 15.

Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, França, Espanha, Suécia, Singapura, Rússia e Equador estão entre os países que receberam os negócios da empresa.

Ao longo de sua história, a empresa adquiriu outras companhias, como a fábrica de tintas Pulverlux, da Argentina e o distribuidor Fournais da Dinamarca. Ela conta com 39 mil colaboradores e mais de 4.300 engenheiros. Ao todo, empresa tem um portfólio com cerca de 1.500 produto.

Em 2023, a Weg teve um faturamento de R$ 32,5 bilhões.


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -