- Publicidade -
- Publicidade -
19.4 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Grupo Escoteiro Suçuarana completa 7 anos de história em Balneário Camboriú

As homenagens para apoiadores aconteceram na Uniavan, madrinha da unidade desde 2016

Uma solenidade de homenagens a adultos voluntários, empresas e instituições que vêm apoiando o movimento escoteiro em Balneário Camboriú marcou o aniversário de 7 anos do Grupo Escoteiro Suçuarana no último sábado (22).

Com o lema “7 Anos da Família que Escolhemos”, a comemoração foi realizada no auditório da Uniavan,   instituição madrinha da unidade escoteira desde 2016 – e reuniu representantes da União dos Escoteiros do Brasil (UEB) da Região de Santa Catarina, famílias, jovens e chefes do Suçuarana.

O Grupo Escoteiro Suçuarana atende crianças e jovens de 6 a 21 anos de idade e conta com 115 membros. 

- Publicidade -

Em 2018, foi declarado como de utilidade pública pela Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú e recebeu uma moção de congratulação pelos serviços prestados à comunidade. 

Também vem sendo reconhecido anualmente pelos Escoteiros de Santa Catarina com os certificados de Grupo Padrão e Qualidade Legal. 

Além do apoio recebido pela UniAvan, o Grupo Escoteiro Suçuarana tem patrocínio da E-Conteiner, Conjel e Credifoz.

O escotismo é um complemento educacional que atua na formação de crianças, adolescentes e jovens e é pautado em princípios e atividades que estimulam o cuidado com o meio ambiente, incentivo à liderança, aprendizado na prática, trabalho em equipe, responsabilidades e autonomia na tomada de decisões. Todos os adultos que nele atuam são voluntários.

A prática é pautada em um método educativo que tem o objetivo de desenvolver habilidades e técnicas úteis estimuladas por um sistema de distintivos; vida ao ar livre e em contato com a natureza; acampamentos, jornadas e jogos; interação com a comunidade; mística e ambiente fraterno. 

Os escoteiros participam de atividades como acampamentos, jornadas, escaladas, rapel, etc. Além disso, aprendem a se orientar por bússola ou pelas estrelas, fazer fogueiras e cozinhar nelas e montar barracas e abrigos naturais.

Vagas abertas

“Estamos com vagas abertas para adultos que se identificarem com o propósito do movimento. A demanda pelo escotismo tem crescido diariamente na nossa região mas, para que possamos ampliar a oferta a crianças e jovens, precisamos também de mais voluntários que integrem o grupo”, cita o presidente da unidade escoteira local, Marcos Furtado.

- Publicidade -

As atividades são semanais e acontecem sempre aos sábados, das 14h às 17h, na rua atrás da Uniavan de Balneário Camboriú. 

Até o dia 4 de agosto, o grupo está em recesso de férias, retornando normalmente no dia 5 de agosto.

Texto: Luciana Zonta

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -