A cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Balneário Camboriú e Camboriú (Sinduscon), aconteceu na noite de terça-feira (1), na AABB de Balneário.
A noite foi marcada por homenagens a duas figuras importantes da construção civil que faleceram neste ano: Jorge Caseca e Nelson Nitz – ambos ex-presidentes do Sinduscon e também ex-vereadores da cidade.
Desafios da entidade
O presidente da entidade, Carlos Haacke, disse que estar retornando ao cargo é uma amostra de que a construção civil de Balneário e Camboriú acredita e confia em seu trabalho e que é um novo desafio, já que o mercado está sempre com novidades.
“A nossa ideia é contribuir para o bem-estar de Balneário Camboriú e Camboriú. É um baita desafio mantermos o que Balneário é hoje – o metro quadrado mais valorizado do Brasil, mas eu tenho certeza que vamos conseguir, porque nesses últimos 15 anos trouxemos muitas inovações, equipamentos de qualidade e mão de obra qualificada, o que faz a construção civil crescer”, explicou.
Carlos destacou a renovação na diretoria, com mais jovens ocupando cargos, exatamente para trazer novas ideias para a entidade, que deve apresentar novidades.
Ele citou ainda Jorge Caseca e Nelson Nitz, que faleceram neste ano e deixaram um legado para a construção civil da cidade – Nelson foi o último presidente da entidade, antes de Carlos assumir.
“Ele teve a paciência e a persistência para fazer um bom trabalho, fico feliz por ter tido esse contato, porque eu tive o prazer de fazer a entrega do Sinduscon para ele há seis anos e ele me devolveu. Por um lado é gratificante e uma grande responsabilidade”, acrescentou.
Importância da ‘experiência’ na construção civil
O prefeito Fabrício Oliveira esteve presente no evento e opinou que o Sinduscon congrega um dos principais ‘chamarizes’ de Balneário Camboriú, que é a indústria da construção civil.
“Quando falamos da construção civil falamos não só da tecnologia, dos prédios altos, mas do sonho e desejo que esses construtores são responsáveis – eles vendem um apartamento, mas o grande objetivo é que as pessoas tenham a experiência da cidade. O Sinduscon é competente, organizado e responsável por Balneário ser o que é hoje”, afirmou.
Fabrício disse que o mundo mudou muito recentemente e que as pessoas estão trocando o ‘possuir’ por ‘ter uma experiência’, o ‘status’ por ‘ser exclusivo’ – ele disse que anda estudando o mercado em todos os lugares do mundo e tem visto essa mudança de padrão e que por isso acredita que Balneário cresce tanto, porque valoriza a experiência.
“Há uma série de mudanças no conceito de consumo, que está evoluindo. Independente da faixa etária, as pessoas querem ter conexão, e Balneário Camboriú sempre foi pioneira e temos que seguir nisso, ofertando novos produtos, porque as pessoas não querem só morar ‘em um quadrado’ e sim ter essa conexão com a cidade, com a experiência, com objetivo e propósito”, finalizou.
Sinduscon faz parte da história de Balneário
O deputado Carlos Humberto Metzner Silva, que é construtor e também foi presidente do Sinduscon, disse que tem muito orgulho em falar que antes de ser político, foi e é da construção civil.
“O Sinduscon nasceu junto com a indústria em Balneário Camboriú, primeiro era associação e depois virou sindicato e hoje é um dos mais pujantes de SC, fazendo parte da história de nossa cidade. Nesse momento lembramos de nosso saudoso Nelson Nitz, que faleceu há pouco tempo e tanto contribuiu com a cidade e com a indústria”, afirmou.
Ele lembrou que a construção civil de Balneário é moderna e diferente, que tem o DNA da inovação e tecnologia e que exige renovação, com jovens atuando.
“Achei muito bacana a renovação que está acontecendo, é importantíssima”, pontuou.
A juventude na construção civil
Um dos novos rostos da diretoria do Sinduscon é Thomas Barichello Fischer, de 32 anos, vice-presidente de Tecnologia Inovadora e Sustentabilidade, que é filho da secretária de Inclusão Social de Balneário, Christina Barichello.
“É uma renovação que está acontecendo no Sindicato. A minha geração, os construtores mais jovens, está passando a perceber a importância da entidade, perante a nossa cidade e indústria, trazendo novas ideias, já que gerações distintas têm pontos de vista distintos. Estamos aqui para auxiliar a construção de Balneário a elevar o seu padrão – e vemos isso fora da construção civil também, com novos atrativos turísticos, como o Aventura Jurássica, o Morro do Careca também, onde vai ser desenvolvido um novo equipamento turístico… cada vez mais prédios modernos, unindo tecnologia e sustentabilidade, tudo isso faz com que Balneário seja ainda melhor, elevando o seu nível cada vez mais”, disse.
Camboriú precisa se desenvolver junto com Balneário
Destacou-se também o discurso do secretário de Planejamento Urbano de Camboriú, Claudinei Loos, que falou sobre a importância de Balneário Camboriú ‘olhar’ para Camboriú, porque uma cidade depende da outra para o futuro e que Camboriú não irá conseguir se desenvolver sem o suporte de Balneário.
“Camboriú é a mãe de Balneário Camboriú e precisamos desse apoio. Aproveito este momento também para pedir que as construtoras olhem para Camboriú e comecem a construir lá. Precisamos que as construtoras invistam e acreditem em nossa cidade”, disse, citando que através do investimento de construtoras a prefeitura da cidade também ganha um reforço na economia, algo que o município de fato precisa.
Homenagens
Um momento especial da noite foi o que lembrou o falecimento de Jorge Caseca dos Santos, ocorrido em 5 de maio deste ano, e de Nelson Nitz, falecido em 15 de junho. Os dois foram precursores da construção civil em Balneário Camboriú e deixaram um legado e importante contribuição ao setor da construção e associativismo.
As famílias dos construtores receberam placas especiais das mãos do presidente do Sinduscon, Carlos Haacke.
Diretoria Executiva
- Presidente: Carlos Júlio Haacke Junior
- Vice-presidente de Estratégias e Materiais: João Paulo Packer Silva
- Vice-presidente de Relações Trabalhistas e Administração: Alex Haacke
- Vice-presidente de Economia e Estatística: Leandro Ivan Pinto
- Vice-presidente da Indústria Imobiliária e Relações Institucionais: Tero Nunes
- Vice-presidente de Obras Públicas e Planejamento: Hermes Tomedi
- Vice-presidente de Assuntos Sociais: Marcos Antonio Ampessan
- Vice-presidente Tec. Inovadora e Sustentabilidade: Thomas Barichello Fischer
- Vice-presidente para Assuntos do município de Camboriú: Emanuel Duarte de Souza
- 2º Vice-presidente para Assuntos do município de Camboriú: Fernando Ricardo Bernz
- Vice-presidente de Gestão Financeira: Fábio Andrei Packer
- 2° Vice-presidente de Gestão Financeira: Ricardo Martins Muniz
Conselho Consultivo
Efetivos:
- Francisco Graciola
- Nivaldo Pinheiro
- Ricardo Espindola
- Orlando Rodrigues Gomes Junior
- Silvio Luis Sauer
- Jair Cechinel de Souza Neto
- Leonardo Balena Pereira
- Maria Emilia Badotti Saraiva
- Rodrigo Cequinel
- Carlos Henrique Strithorst Rambo
- Valdemor Spricigo
- Rafael Benvenutti Schefer
- Conselho Consultivo
Suplentes:
- Adeltraut Zoschke Schappo
- Alcino Pasqualotto
- Luiz Fabiano Guimarães Silva
- Carlos Humberto Silva
- Emiliano Pereira
- Lizandra Maria Sandini Sant’ana
- Jean Carlos Graciola
- Auri Antonio Pavoni
- Riccardo Cechinel Werner
- Julio Cesar Pio Junior
- Rafael Zapelini Possobon
- Dagoberto Benin
Conselho Fiscal
Titulares:
- Luis Carlos Martins
- Bruno Nitz Neto
- Richard André de Sá
Suplentes:
- Jurandir Knabben
- Felipe Pavoni
- Rafael Guimarães Silva
Delegados Representantes junto ao Conselho
Titulares:
- Carlos Julio Haacke Junior
- Hermes Tomedi
Suplentes:
- Leandro Ivan Pinto
- Nivaldo Pinheiro.