- Publicidade -
- Publicidade -
22.1 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Idosos de Balneário Camboriú podem participar de oficina gratuita de canoagem, que acontece mensalmente

A Secretaria da Pessoa Idosa está oferecendo mensalmente uma oficina de canoagem, que acontece dentro do projeto Ativa Mente, criado pela acadêmica de psicologia Patrícia Maria Hahne. 

Divulgação/SPI

Até o momento, aconteceu um passeio, mas estão previstos pelo menos mais três, com o próximo devendo acontecer ainda em dezembro. 

A atividade é sempre nas quartas-feiras, às 14h, com saída da SPI, que fica na Rua 1.822, no Centro da cidade, e partida de canoa da Barra Sul, indo até a Ilha das Cabras.

- Publicidade -

Patrícia disse que o primeiro passeio foi um sucesso.

A atividade acontece em parceria com a Hooponopono de Balneário Camboriú, que empresta as canoas para o grupo. “Ministro a oficina Ativa Mente, e decidimos aliar esse contato com a praia, com a natureza. O primeiro passeio contou com a participação de 21 idosos, e tem mais interessados. Vamos agendar o próximo para dezembro. Fazemos duas voltas com a canoa, saindo da Barra Sul e dando a volta pela Ilha das Cabras, dá em média 40 minutos de passeio. O primeiro foi um sucesso, todos gostaram bastante e foi bem legal”, disse.

A estagiária da SPI salienta que na oficina Ativa Mente é trabalhada a parte de cognição, memória e movimento, e que a canoagem entra nisso de forma ‘totalmente inovadora’, para beneficiar e trazer ainda mais qualidade de vida aos idosos participantes. 

“Alguns idosos nem entravam no mar, e participaram da oficina. É um desafio para eles, fora a prática esportiva, o contato com a natureza… sempre olhamos da areia para o mar, e na canoagem é o contrário. É uma sensação bem diferente, ativa a parte sensorial e para os idosos viver novidades é importante. Auxilia na qualidade de vida, aliada à saúde, esporte, locomoção… e é uma atividade que não exige um esforço físico muito grande. É um passeio agradável, com contato com a natureza… tudo aliado à oficina Ativa Mente”, completa.

Para participar dessa e outras oficinas da SPI, os idosos podem ir até a secretaria (Rua 1.822, 614, no Centro de Balneário) ou entrar em contato pelo fone (47) 3267-7054. 

A SPI oferece oficinas variadas e todas gratuitas, como yoga, dança, bingo, aula de inglês, crochê e tricot, além de promover palestras, rodas de conversas e as tradicionais ‘mateadas’.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -