Laboratório de Criatividade e Desenvolvimento Humano é inaugurado na Univali

Estrutura integra projeto de tecnologias digitais para crianças com deficiência

- Publicidade -
- Publicidade -

Novos acessos entre Camboriú e BC têm início de obras previsto para 2027

Prefeituras planejam cinco conexões entre os municípios. Ligação da Rua Barra Velha com a Avenida Santa Catarina está em processo de licitação

Veja o que deve mudar na sua profissão com o fim da escala 6×1

A mudança irá ocorrer 60 dias após a promulgação e a publicação da medida, período que será usado para os setores se adaptarem.

Após denúncia ao Página 3, prefeitura confirma salários pendentes de terceirizados da DTI

Uma denúncia anônima recebida pelo Página 3 relatou atrasos salariais e falta de pagamento de verbas rescisórias a trabalhadores...

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) inaugurou, nesta sexta-feira (25), o Laboratório Multiusuário de Criatividade e Desenvolvimento Humano (LCDH). A estrutura vai integrar o projeto Ateliês de Criação Colaborativa de Tecnologias Assistivas Digitais: games para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e socioemocional – Dua Games, aprovado no edital SisAssistiva/2022 da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O projeto visa a criação de jogos digitais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com autismo ou deficiência intelectual, mental e múltipla. 

O foco do trabalho é garantir mais autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. 

O espaço, localizado no bloco F2 do campus Professor Edison Villela (Itajaí), integra o Complexo de Laboratórios Multiusuários 2 da Univali.

(Foto Dales Hoeckesfeld)

“Financiar esse tipo de iniciativa é motivo de imenso orgulho para a Finep, pois existe um número muito expressivo de pessoas que precisam do desenvolvimento de tecnologias para ter mais qualidade de vida e conquistar espaços na sociedade. É também com muita alegria que vemos uma universidade comunitária como a Univali tendo acesso a este tipo de recurso”, declarou o analista de Fomento à Inovação da Finep, Marco Bruno Manzolillo.

No local, serão realizadas oficinas de criação de jogos com alunos do Ensino Fundamental de escolas municipais e estaduais localizadas em Itajaí. O projeto contempla uma turma com 10 alunos dos anos iniciais e uma turma com 10 alunos dos anos finais por semestre. Serão 10 encontros semanais com duas horas e meia de duração. Os trabalhos terão início no dia 6 de maio.

- Continue lendo após o anúncio -

A estrutura é composta por impressoras 3D, impressora de tinta, notebooks, tablets e smartphones. O espaço, projetado pelo Escritório Técnico de Arquitetura e Urbanismo (Etau), é vinculado aos cursos de graduação em Psicologia, Design de Games e Ciência da Computação e aos Programas de Pós-Graduação em Educação, Psicologia e Saúde e Gestão do Trabalho. O projeto envolve sete professores/pesquisadores e 14 bolsistas. Atualmente, oito pesquisas de mestrado e duas de doutorado vinculadas ao projeto estão em andamento.

“É um ambiente totalmente equipado e preparado para oportunizar às crianças o acesso a modernas tecnologias digitais de informação e comunicação. Ao agregar cursos de graduação e pós-graduação conseguiremos ampliar as pesquisas para entender melhor os participantes, suas histórias relacionadas à deficiência e suas demandas. O intuito é possibilitar experiências que favoreçam a construção de repertórios criativos e expressivos, promovendo, ao mesmo tempo, o desenvolvimento humano e a ludicidade. As crianças irão jogar, prototipar, desenhar, modelar, dialogar, negociar, aprender e, claro, se divertir”, destacou a coordenadora do projeto, professora Adriana Gomes Alves.

Para atender às demandas do curso de Psicologia, a sala está equipada com câmeras que permitem a observação das atividades em outro ambiente e espelhos para realização de experimentos, aplicação de testes e atendimentos psicológicos com a função de ensino.

O projeto Dua Games conta também com a parceria da Unimed Litoral que irá indicar pacientes em tratamento para participar das oficinas realizadas no LCDH. 

O acordo de cooperação contempla ainda a possibilidade dos pesquisadores da Univali utilizarem o Centro de Desenvolvimento Especializado, espaço voltado ao atendimento de crianças com atraso do neurodesenvolvimento, implementado pela Unimed Litoral em 2022.

“É uma grande alegria participar deste momento e testemunhar, mais uma vez, o resultado da pesquisa científica sendo materializado em benefício da sociedade. O LCDH surge para potencializar ainda mais as pesquisas na área de tecnologias assistivas digitais, visto que, a partir de agora, teremos um espaço mais adequado, equipamentos e materiais que facilitarão o trabalho das equipes. É uma satisfação inaugurar mais um complexo de laboratórios com o objetivo de estimular o uso compartilhado de estruturas e, consequentemente, produzir pesquisas com alto impacto para a comunidade”, ressaltou o vice-reitor da Univali, professor Rogério Corrêa.

Texto: Roberta Ramos/Comunicação/Univali

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas