- Publicidade -
- Publicidade -
11.2 C
Balneário Camboriú
8 julho, 2025, 07:13

Movimento ODS de Balneário e Camboriú elege nova coordenação e grupos de trabalho para 2025-2027

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Balneário Camboriú tentará quebrar recorde de maior pizza linear do Brasil

A Pizzaria Big Itália irá produzir uma pizza de 61 metros de comprimento, uma referência ao aniversário de Balneário...

Jovem de 21 anos foi vítima de acidente em Balneário Camboriú

Grazieli Ferreira, de 21 anos, faleceu em um acidente de trânsito no último sábado (5), no km 138 da...

Denúncias sobre pombos em Balneário Camboriú são frequentes

Se projeto que tramita na Câmara pedindo regras e medidas preventivas for aprovado, poderá haver mais fiscalização 
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O Comitê do Movimento ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) de Balneário Camboriú e Camboriú realizou esta semana (3), reunião na sede da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), para eleger a nova coordenação que atuará no biênio 2025-2027.

Também  foram estabelecidos três Grupos de Trabalho (GTs) nas áreas ambiental, educação e social.

A chapa eleita por unanimidade é composta por profissionais de diversos setores, todos comprometidos com o desenvolvimento sustentável da região. 

Thiago Duwe, Bacharel em Relações Internacionais e pós-graduado em ESG, assumiu o cargo de coordenador geral. Atualmente, ele é Diretor-executivo do Instituto Dahuer e coordenador do Núcleo ESG da Acibalc.

Durante a reunião, os membros da nova coordenação foram unânimes em ressaltar que o movimento só funciona se todos trabalharem juntos, pois a coordenação é apenas a representante de milhares de signatários que têm o mesmo objetivo: fazer do nosso mundo um lugar melhor para todos. Este sentimento de responsabilidade compartilhada reforça o caráter colaborativo do Movimento ODS, que depende da participação ativa de todos os setores da sociedade.

- Continue lendo após o anúncio -

A nova coordenação também conta com Michela Cancillier como coordenadora geral adjunta. Mestra em Química, é servidora federal do IFC Camboriú, com experiência em ações de extensão e projetos de pesquisa, além de colaborar com o Núcleo de Gestão Ambiental do campus.

Luciene Vieira, Relações Públicas, empresária do varejo e empreendedora social, assumiu a Coordenação de Mobilização. Ela é presidente do Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão (CDEI Brasil), diretora de Relações Institucionais da CDL de Balneário Camboriú e possui diversos outros cargos de liderança em conselhos da região.

Como coordenadores de Mobilização adjuntos, foram eleitos Gustavo Ribeiro, Daiana Corrêa e Daniela Carmo. 

Gustavo é Biólogo e Educador Ambiental, cofundador da ATL Global. Daiana é Psicóloga com MBA em Gestão Empresarial, responsável pelo Desenvolvimento Humano da Embraed. Daniela é administradora, Neurocientista Comportamental e idealizadora da Selfiter Educação Corporativa.

A comunicação ficará a cargo de Caroline Esser como coordenadora e Tatiele Rivera como coordenadora adjunta. Caroline é jornalista e Tecnóloga em Gestão Pública, com mais de 15 anos de experiência em assessoria de imprensa, atua na Acibalc e representa a entidade na coordenação do Comitê ODS Balneário Camboriú desde 2022. 

- Continue lendo após o anúncio -

Tatiele é jornalista e pós-graduada em comunicação e cultura, possui mais de 15 anos de experiência em comunicação, com foco na criação de conteúdo com propósito, além de ser ativista da diversidade e inclusão.

Grupos de Trabalho

Durante a reunião, os participantes também estabeleceram três Grupos de Trabalho (GTs) para focar em áreas estratégicas:

  • GT Ambiental: focado em iniciativas de preservação, conservação e recuperação do meio ambiente;
  • ⁠GT Educação: voltado para a disseminação e implementação dos ODS no sistema educacional;
  • ⁠GT Social: dedicado a ações que promovam a inclusão social e redução das desigualdades.

Sobre o Movimento ODS

O Movimento ODS Santa Catarina é uma iniciativa voluntária, apartidária e ecumênica, que busca facilitar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no estado. Atualmente, conta com mais de 600 signatários, distribuídos em 62 municípios e organizados em 11 comitês.

Criado em 2020, o Comitê ODS Balneário Camboriú reúne signatários das cidades de Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Porto Belo, Bombinhas e Tijucas. O grupo busca engajar diversos setores da sociedade na implementação dos ODS, promovendo ações concretas para um futuro mais sustentável.

Os ODS foram adotados durante a 70ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro de 2015, e formam um plano de ação global para erradicar a pobreza, promover a inclusão social e proteger o meio ambiente até 2030. A iniciativa, adotada por 193 países, estabelece 17 objetivos principais e 169 metas, que equilibram as dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável. Em 2024, o Brasil aprovou a criação do 18º ODS, dedicado à igualdade étnico-racial, ampliando ainda mais o compromisso com a inclusão e a justiça social.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas