- Publicidade -
- Publicidade -
24.4 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Projeto da Paisagem cultural da Lagoa de Barra Velha será apresentado ao público no próximo sábado

O projeto cultural Paisagem Cultural da Lagoa de Barra Velha, que está sendo concluído neste mês, será apresentado ao público no próximo sábado (22), quando a equipe responsável pela pesquisa realizará uma caminhada no entorno da lagoa, apresentando alguns elementos importantes da paisagem e os resultados do projeto.

O encontro será às 10h na Praça Lauro Carneiro de Loyola, no Centro de Barra Velha. Na ocasião serão distribuídos gratuitamente os catálogos impressos aos participantes.

Divulgação/OiA

O arquiteto urbanista do OiA Observatório de Interações no Ambiente , Gabriel Gallarza é o coordenador do projeto que gerou diversos produtos culturais, especialmente um site lagoadebarravelha.eco.br e um catálogo impresso, que está sendo distribuído gratuitamente em escolas, espaços culturais e pontos turísticos da cidade de Barra Velha.

- Publicidade -

Segundo Gallarza, o projeto atende a uma demanda crescente de material educacional e informativo sobre o patrimônio cultural da região e deverá despertar grande interesse do público em geral.

Lagoa = destaque natural e cultural

Paisagem cultural da Lagoa de Barra Velha é uma realização do OiA Observatório de Interações no Ambiente. O projeto foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

O proponente e o projeto

“A Lagoa de Barra Velha é o elemento de maior destaque na paisagem natural e cultural da cidade de Barra Velha, e possivelmente o principal motivo pela ocupação deste território por grupos humanos desde tempos pré-históricos.

Suas águas, dunas, restingas e matas, deixam fortes marcas na paisagem e assumem papel determinante nas estruturas das sociedades que com ela conviveram e convivem.

Partindo do princípio de que é preciso conhecer nossos bens para que possamos valorizá-los e preservá-los, o projeto aborda um amplo conjunto de temas que buscam reconhecer e divulgar a paisagem da lagoa como um patrimônio cultural e natural da região.

Estuda as características ambientais, as estruturas geográficas, o processo de desenvolvimento histórico, as dinâmicas econômicas, as práticas e saberes tradicionais, enfim, todos os elementos paisagísticos, ambientais e culturais, que caracterizam e revelam a lagoa como parte significativa da identidade local.

O projeto busca contribuir com o sentido de pertencimento do cidadão com seu território, entendendo que os corpos hídricos são indicativos da qualidade de vida, tanto por sua importância ambiental quanto pelo caráter de identificação cultural que promovem.

- Publicidade -

Da mesma forma, reforça que o reconhecimento e a valorização das águas fluviais como um patrimônio cultural são etapas indispensáveis à criação de cidades mais sustentáveis, humanas e resilientes.

O resultados do projeto, concluído em julho de 2023, são apresentados através do site https://lagoadebarravelha.eco.br/ e de um catálogo impresso, que está sendo distribuído gratuitamente em escolas, espaços culturais e pontos turísticos da cidade de Barra Velha, atendendo a uma demanda crescente de material educacional e informativo sobre o patrimônio cultural da região”.

Contato: WhatsApp 47 9 9163 2317. instagram.com/observaiambiente Fotografias: OiA Observatório de Interações no Ambiente / 202

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -