De acordo com dados divulgados no final do ano passado pelo Ministério da Saúde, 40% dos idosos acima de 80 anos sofrem quedas anualmente.
Entre as causas principais, figuram perda de massa muscular, falta de equilíbrio, osteoporose e doenças neurológicas.
A prevenção é o fator mais importante para evitar que as quedas aconteçam, porque elas podem tornar-se um problema grave, principalmente em pessoas idosas.
Na última semana, a Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) de Balneário Camboriú inaugurou a oficina “Método Anti Queda”, com a proposta de trabalhar na melhora do equilíbrio, agilidade e força muscular.

O professor responsável pela nova oficina, Alexandre Craveiro, explicou que o método é uma combinação de exercícios funcionais e técnicas de fortalecimento muscular e equilíbrio, adaptados às necessidades específicas de cada idoso.
Segundo o professor, o trabalho não se limita apenas à execução de exercícios, mas também orienta os familiares quando necessário, garantindo que o idoso tenha o suporte para realizar as atividades de forma segura.
A metodologia oferece resultados como maior segurança ao caminhar e menor incidência de quedas, o que, consequentemente, resulta em menos hospitalizações, pois atua de maneira preventiva.
O secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel disse que a nova oficina veio com o objetivo de reduzir o risco de quedas e garantir uma vida mais ativa e segura para os maiores de 60 anos.
A oficina acontece todas as sextas-feiras, às 15h, na sede da SPI, na Rua 1822, nº 314, Centro. Não é necessário fazer inscrição.