- Publicidade -
- Publicidade -
22.5 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Bandeira Azul hasteada em Balneário Camboriú em três praias e uma marina

Quatro bandeiras azuis foram hasteadas esta semana em Balneário Camboriú que em sua quinta temporada de certificação, ganhou uma estréia: a praia de Taquaras que desde o início do programa vem tentando alcançar a premiação. 

Prefeito Fabrício comandou o hasteamento (Divulgação/PMBC)

As praias do Estaleiro e Estaleirinho receberam o reconhecimento do programa porque esta é a quinta certificação consecutiva das duas.

O mesmo reconhecimento recebeu a Tedesco Marina há cinco temporadas hasteando a Bandeira Azul e esse ano acrescentou o troféu “Destaque Educação Ambiental”, pelas atividades realizadas na temporada 2021/2022.

- Publicidade -
Juliana Tedesco (E) no quinto hasteamento da Marina (Divulgação/TedescoMarina)

A diretora da Tedesco Marina, Juliana Tedesco, disse que hastear a Bandeira Azul pelo 5° ano consecutivo é a melhor resposta para o trabalho realizado.

“Esta é a maior premiação global dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo, é muito gratificante pelo reconhecimento de todo o trabalho diário desenvolvido e que gera bons resultados. Então fechamos esse ano com muitos motivos para brindar com a equipe Tedesco Marina pelo excelente trabalho que desenvolvem anualmente”, disse Juliana.

Na solenidade de hasteamento, na estreante Taquaras, o prefeito Fabrício Oliveira disse que a certificação prova que Balneário Camboriú está no caminho certo.

“Esse título é mais uma prova de que estamos no caminho certo, de que o nosso pulmão econômico, que é o meio ambiente, tem que estar no consciente e no subconsciente do nosso morador. Assim, podemos deixar marcas que mantenham Balneário Camboriú como essa cidade tão prestigiada e com tanto reconhecimento no Brasil”, declarou.

As bandeiras significam para os frequentadores a garantia de uma extensa lista de requisitos ambientais cumpridos, especialmente a qualidade da água, ações de educação ambiental e segurança nos locais.

Elas permanecem hasteadas enquanto houver guarda-vidas na praia, até o mês de março de 2023. 

A estreante Taquaras coloca a cidade entre os municípios com três praias certificadas (Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras), além de uma marina (Tedesco Marina).

- Publicidade -

A secretária do Meio Ambiente, Maria Heloisa Furtado Lenzi disse que Taquaras merecia receber a Bandeira Azul desde o início. 

“Conseguimos dar garantias ao Comitê Nacional e Internacional do programa de que a lagoa não interfere na qualidade da água da praia. A Praia de Taquaras é uma praia muito bonita, agreste e querida pela população. Essa gestão colocou o meio ambiente como um dos principais pilares, e isso é refletido em reconhecimentos como este”, disse a secretária.

O Programa

O Programa Bandeira Azul é um prêmio de caráter socioambiental reconhecido em todo o mundo. 

Foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE desde 2005.

O Programa Bandeira Azul iniciou na França em 1985. Está implementado em toda a Europa desde 1987 e em países não europeus desde 2001.

As praias, marinas e embarcações inscritas no programa comprometem-se com o cumprimento de critérios propostos. Para ser certificada, a praia/marina/embarcação deve ser inicialmente aceita pelo Operador Nacional, recomendada pelo Júri Nacional e aprovada pelo Júri Internacional.

*Fonte: www.bandeiraazul.org.br

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -