- Publicidade -
- Publicidade -
24.4 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

“Que ensinamento passamos sobre a Páscoa?”, por Eloir Carlos Ponath

A Igreja convida para celebrar com alegria esta data. Afinal, a Páscoa é o centro da fé cristã, pois rememora a ressurreição de Jesus Cristo, nosso Salvador. A tradição tão enraizada nesta época, de presentear o ovo de chocolate ou o coelhinho da Páscoa, estão relacionadas ao significado desta data. 

O ovo traz uma vida nova; ele simboliza a nova vida que temos a partir da promessa de salvação em Cristo ressuscitado. 

O coelho tem por característica se reproduzir rapidamente e em grande número; ele faz parte da celebração de Páscoa, simbolizando o testemunho cristão no mundo e o crescimento da Igreja de Cristo, anunciando a ressurreição e a graça de Deus, representando a esperança de vida na ressurreição.

- Publicidade -

Existem mais símbolos da Páscoa. Mas o coelho e o ovo são símbolos que fazem parte da rotina de todas as pessoas nos tempos de Páscoa. E eles são úteis para ensinar sobre a fé em Cristo e a ressurreição.

A questão é que, com muita facilidade, perde-se o significado desses símbolos. Eles estão aí para ajudar a memorizar e a aprender sobre o centro da fé cristã: o Cristo ressurreto. Nossas crianças crescem, na maioria das vezes, sabendo que quando chega a Páscoa é a época de ganhar ovos e coelhos de chocolate, sem, no entanto, saber o porquê disso.

Páscoa é um tempo muito oportuno e importante para levar as crianças à igreja e participar com elas das celebrações da Semana Santa. Aliás, levar as crianças em todos os encontros e espaços para elas na sua comunidade é uma tarefa fundamental para o ensino sobre a fé cristã.

Não se deixe levar pelo consumismo! 

Se for presentear uma criança ou mesmo uma pessoa adulta com um ovo de chocolate, ensine sobre o seu significado, fale sobre a vida renovada pela fé em Cristo. Quem sabe um cartão com uma passagem bíblica sobre a ressurreição? Faça o uso correto deste símbolo com a finalidade para a qual ele é usado: falar sobre a Vida Nova pela fé em Jesus Cristo ressurreto!

“Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição. Quero também tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte, com a esperança de que eu mesmo seja ressuscitado da morte para a vida.” (Filipenses 3.10-11)

Eloir Carlos Ponath é Pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Igreja Martin Luther de Balneário Camboriú

Programação de Páscoa

- Publicidade -

A Igreja Martin Luther celebra o Tríduo Pascal, que inicia na Quinta-Feira Santa e termina no Domingo de Páscoa.

Quinta-feira (28) – 19h30 – É celebrada a Quinta-feira de Paixão de Cristo, quando é lembrado o lava-pés, memorizada a última Ceia de Jesus com seus discípulos, haverá Santa Ceia e, no final, o desnudamento do altar lembrando o sofrimento e a entrega de Cristo para ser preso.

Sexta-feira (29) – 19h30 – Na Sexta-feira de Paixão a continuação do culto de quinta-feira com memorização da crucificação e morte de Jesus.

Domingo de Páscoa – 5h da manhã: Alvorada Pascal, com caminhada de velas e anúncio da ressurreição de Cristo. Com Santa Ceia. No final do culto haverá um café da manhã compartilhado. Cada família traz algum alimento para compartilhar neste café matinal. Logo depois, acontece a Caça aos ovos, com participação das crianças do culto infantil.


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -