- Publicidade -
- Publicidade -
18.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Corrida eleitoral está começando: saiba quem são os pré-candidatos por Balneário Camboriú

A seis meses das eleições começam a circular os primeiros nomes que desejam concorrer a uma cadeira na Assembléia Legislativa ou na Câmara Federal, os chamados ‘pré candidatos’ de Balneário Camboriú.

No último sábado (9), o vice-prefeito Carlos Humberto Metzner Silva, anunciou oficialmente que deseja ser deputado estadual, em reunião partidária do PL, que aconteceu no Hotel Geranium.

Quem deve correr as eleições neste ano

Federal

Marcelo Achutti (Divulgação/Arquivo Pessoal)

Alguns nomes já são dados como certos nas eleições, como o do vereador Marcelo Achutti (MDB) e o presidente do PDT local, Allan Müller Schroeder, ambos pré-candidatos a deputado federal. 

- Publicidade -
Allan Müller Schroeder (Divulgação/Arquivo Pessoal)

Outro nome circulando no meio político é o da primeira dama da cidade, Mozara Paris. A reportagem procurou a empresária para confirmar, mas até o fechamento da matéria, ela não retornou.

Mozara Paris (Divulgação/Arquivo Pessoal)

Balneário também tem outra pré candidata à deputada federal, Taise Bodemüller, que é professora e vem pelo partido Solidariedade. Ela defenderá principalmente a Educação. Taise está participando do curso de Formação Política para Mulheres – Lidera Mais, realizado em Brasília.

Taise Bodemüller (Arquivo pessoal)

O vereador do PL de Balneário Camboriú, Cristiano colocou o nome à disposição para concorrer a uma vaga para pré- candidato a deputado Federal, no Encontro Regional do partido, em Balneário Camboriú, ocorrido no último sábado (9).

(Divulgação/CVBC)

No mesmo evento, foi consolidado o nome do vice-prefeito Carlos Humberto Metzner Silva como pré-candidato a deputado Estadual e agora será avaliado o nome de Cristiano  na Convenção do partido.

Estadual

Lucas Gotardo (Divulgação/Arquivo Pessoal)

Na disputa por uma cadeira na Alesc há vários nomes, como o dos vereadores Lucas Gotardo (Novo) e Arlindo Cruz (PSD), ambos já confirmados como pré-candidatos.

Arlindo Cruz (Divulgação/Arquivo Pessoal)

Outro nome comentado é o do ex-prefeito, Edson Renato Dias, o Piriquito, que se filiou ao Republicanos, partido do governador Carlos Moisés.

Piriquito (Divulgação/Arquivo Pessoal)

CH é pré-candidato

O vice-prefeito de Balneário, Carlos Humberto, disse que em dezembro/2021 foi escalado pelo PL como pré-candidato, e no último sábado, em reunião do PL local com lideranças da região, oficializou isso.

- Publicidade -

“Hoje já temos um diagnóstico de como ficou o partido e agora iniciaremos os trabalhos pré-campanha, já pensando na futura campanha, minha como deputado estadual, a de Jorginho Mello como governador, Jorge Seif como senador e Jair Bolsonaro como presidente. Não temos um nome para deputado federal ainda. A eleição vai ser diferente, já que não tem coligação. Vamos disputar dentro da legenda do partido. A expectativa é o PL eleger oito deputados, e vamos trabalhar para entrar dentro desses oito nomes para representar Balneário e região na Alesc”, destaca.

Representação feminina presente

Ciça Muller (Divulgação/Arquivo Pessoal)

Uma novidade é a empresária Ciça Muller (PDT), conhecida por atuar no segmento associativista – ela já presidiu a Associação Empresarial da cidade (Acibalc) e é atualmente diretora de comunicação da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc). 

“Sou pré-candidata à deputada estadual para representar Balneário e a nossa região da AMFRI. É a primeira vez que estou colocando meu nome para representar os interesses de nossa sociedade como deputada estadual. Tenho recebido muito apoio, principalmente de quem já conhece o meu trabalho, pois atuo no associativismo há cerca de 18 anos, e isso me credenciou a representar bandeiras que sempre defendi, como o empreendedorismo feminino, o desenvolvimento econômico, a sustentabilidade e as atividades econômicas de nossa região, como o turismo”, explica.

Ciça aproveita para citar que Balneário precisa de uma representatividade na Alesc, considerando a importância da cidade à nível estadual e até nacional. 

“E precisamos fazer transformações necessárias, colocando pessoas que tenham interesse legítimo em fazer algo pela sociedade. É um propósito que está dentro de mim, tanto que sempre fui voluntária em diversas causas, fiquei cinco anos no Observatório Social – onde vi várias com as quais não concordo e penso que posso contribuir de forma idônea e engajada”, completa.

Podemos tem dois pré

Dois nomes confirmaram ao Página 3 que são pré-candidatos à Alesc pelo Podemos: os vereadores Omar Tomalih e Anderson Santos. 

Omar Tomalih (Divulgação/Arquivo Pessoal)
Anderson Santos (Divulgação/Arquivo Pessoal)

Ambos defenderam que vão lutar para concorrer, mas Omar reconheceu que precisarão decidir quem irá, porque o partido precisará trabalhar para eleger um deles. 

Outro questionamento circulando no meio diz respeito ao prefeito Fabrício Oliveira e quem ele apoiará: a princípio iria apoiar seu vice, Carlos Humberto, que será concorrente ao ‘escolhido’ do Podemos.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -