- Publicidade -
- Publicidade -
13.3 C
Balneário Camboriú
10 julho, 2025, 02:11

Paróquia São Sebastião foi homenageada pelos 100 anos na região norte em Balneário Camboriú

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Restaurante temático está sendo construído em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú está prestes a ganhar mais um restaurante temático, que está em construção na Avenida do Estado, na...

Trump impõe tarifa de 50% para o Brasil e cita julgamento de Bolsonaro

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu impor uma tarifa de 50% ao Brasil...

GM orientou síndica de prédio onde garota apareceu sentada no parapeito

Um vídeo gravado na tarde desta quarta-feira (9) repercutiu mostrando uma adolescente sentada no parapeito de um prédio com...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O plenário da Câmara Municipal ficou lotado, na noite de segunda-feira (16), quando aconteceu a sessão solene em homenagem à Paróquia São Sebastião, pelo centenário da presença da Igreja Católica na região norte do município. Antes da sessão, a paróquia realizou uma missa no plenário. 

A fundação oficial foi em 27 de junho de 1925.

A solenidade foi proposta pelo vereador Victor Forte (PL) através do Requerimento 15/2025, subscrito por outros dez parlamentares e aprovado pelo plenário.

(Foto Márcio Gonçalves)

Há registro de que em 1925, na então localidade do Canto da Praia (hoje o Bairro Pioneiros), um grupo de moradores uniu-se para construir uma capela de madeira, o que representou o primeiro passo para a consolidação da presença da Igreja Católica naquela comunidade, culminando posteriormente na criação da Paróquia São Sebastião.

Padre Silvano ladeado pelos vereadores Jade e Victor (Foto Márcio Gonçalves)

Durante a sessão, foi entregue uma placa de homenagem à paróquia, recebida pelo padre Silvano Valdemiro Oliveira, pároco da Paróquia São Sebastião. 

- Continue lendo após o anúncio -

Foram entregues também a Moção 236/2025, de congratulações ao padre Silvano, e a Moção 237/2025, de congratulações a dezenas de voluntários coordenadores de pastorais na paróquia.

O pároco da São Sebastião, Silvano Valdemiro Oliveira, lembrou o histórico da igreja e disse que a terra foi boa e generosa e produz frutos até hoje, após 100 anos; e que se sentem honrados com a homenagem. 

“Confesso que é uma tarefa não tão fácil [organizar os 100 anos da paróquia], mas sinto-me honrado e grato ao bom Deus por essa oportunidade única e solene. Esse é o nosso centenário, não estaremos no segundo centenário (risos), mas plantamos para outros colherem, assim a igreja vai seguindo os passos de Jesus Cristo”, afirmou.

Ele agradeceu à Deus, grupos e pastorais, as comunidades São Sebastião, São Francisco de Assis e Nossa Senhora de Fátima e as autoridades presentes, destacando Victor Forte – que é ‘cria’ da São Sebastião e afirmou que ele irá longe, e que confia muito no vereador, falando que ele será futuro deputado e até mesmo governador de Santa Catarina. 

“Essa já é uma profecia – toma posse, Victor!”, falou em tom de brincadeira.

A prefeita Juliana Pavan destacou a alegria e a emoção da comunidade São Sebastião com a homenagem e disse que a cidade precisa de pessoas que elevam a fé com alegria e esperança, como faz o padre Silvano. 

(Foto Márcio Gonçalves)

“Eu vivi muitos momentos na paróquia São Sebastião, me divido e vou tanto nela como na paróquia Santa Inês. Nesta noite vivemos um momento que celebra um século de fé, união e transformação social. Celebramos o centenário da presença da Igreja Católica na região norte de nossa cidade, representada com tanto zelo, cuidado e responsabilidade, amor e dedicação pela paróquia São Sebastião, que desempenha um papel muito importante até hoje em nossa cidade de Balneário Camboriú”, disse.

Victor Forte, vereador proponente da homenagem, afirmou estar se sentindo ‘muito feliz e honrado’ em ser o ‘vereador da comunidade no momento em que celebram o centenário da São Sebastião’. Ele é membro atuante da paróquia e inclusive ministro da Eucaristia, onde foi crismado e até hoje frequenta.

(Foto Márcio Gonçalves)

“A cadeira que eu ocupo hoje na Câmara de Vereadores é fruto da confiança das pessoas dessa comunidade e eu levo com responsabilidade e muito respeito e gratidão os votos que vocês me deram para continuar aqui na Câmara de Vereadores por mais quatro anos”, disse, destacando a atuação da igreja, que promove solidariedade e cuidado, principalmente pelo Centro Social São Sebastião e pastorais, citando também os párocos que passaram pela igreja ao longo dos anos.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas