- Publicidade -
25.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Retrospectiva 2021 – Sindicatos, Associações e Instituições de Balneário Camboriú

Todos os anos, há muitos anos, nesta época, o Página 3 publica uma retrospectiva sobre o ano que está terminando para relembrar os fatos que marcaram, que foram importantes. Em tempos de pandemia, muitas instituições tiveram que mudar seu ritmo, adaptar-se, procurar novos métodos, novo jeito de trabalhar para manter-se economicamente ativas.

Nesta reportagem, ouvimos as principais associações, sindicatos e instituições de Balneário Camboriú. Cada uma apontou seus principais destaques em 2021 e planos para o novo ano.

Todos os entrevistados responderam as mesmas perguntas. Acompanhe:

,

Sechobar

Olga Ferreira, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Bares, Restaurantes e Similares de Balneário Camboriú e Região

(foto: Arquivo Pessoal)

Destaques 2021

A nova subsede em Penha
  1. Termo Aditivo por conta da pandemia para manutenção de emprego com cesta básica para trabalhador pelo período da redução da jornada.
  1. A reabertura da Subsede no Município de Penha para atender a base territorial que incluiu também Balneário de Piçarras e Barra Velha.
  2. Fechamos a Convenção Coletiva com o maior piso do País, sendo: R$ 1.833,00 (após contrato de experiência).

Também fechamos muitos Acordos Coletivos com insalubridade para camareiras (20% do salário mínimo).

Planos 2022

“Já estamos nos reunindo para o próximo projeto para março/2022, ainda não temos o nome, mas será um atendimento psicológico e jurídico direcionado para mulheres e LGBTQI+, que sofrem assédio moral, assédio sexual ou qualquer outro tipo de violência. Além investiremos em Cursos de qualificação e profissionalizantes e também em Curso de espanhol e inglês”, disse a presidente.

.

Sinduscon

Nelson Nitz, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Balneário Camboriú

(foto: Arquivo Pessoal)

(Divulgação/EBC)

“Não vou destacar realizações, porque a mais importante de todas elas e que nos impactou bastante neste ano, é que conseguimos dentro de um protocolo trabalhar, mesmo com todos os percalços que tem, como medo do contágio, falta de material, aquele início com muitas dúvidas do futuro. 

Tudo aconteceu e a nossa construção civil ficou unida, trabalhou e enfrentou tudo isso foi graças a perseverança, garra e persistência, tanto por parte do empresário como do trabalhador e estamos de pé, agradecendo ao Criador por estarmos vivos e prontos para um 2022 com muita fé e esperança de dias melhores para todos”.

.

OAB de Balneário Camboriú

Shames André Pietro de Oliveira, presidente da OAB de Balneário Camboriú  

(foto: Divulgação/OAB/BC)

Destaques 2021

Sala dos advogados no Fórum da Comarca ( (Divulgação/OAB/BC)
  1. Inauguração da nova sala da OAB no Fórum da Comarca. 

O novo espaço, na entrada da sede do Fórum, conta com uma boa estrutura para receber os advogados que se utilizam dos serviços disponibilizados pelo Poder Judiciário. 

Escritório compartilhado CAASC (Divulgação/OAB/BC)
  1. Escritório compartilhado da CAASC, que fica na Quarta Avenida, nº 560, sala 201, Centro de Balneário Camboriú. 

O escritório totalmente equipado para a realização de atendimentos pelos advogados a seus clientes, também conta com sala remota para a realização de audiências virtuais e sustentações orais. 

Os computadores são equipados com ferramentas mais modernas, conferindo conforto e segurança para o advogado que está em trânsito ou que não possui escritório. 

Sala de audiências do Conselho Subseccional (Divulgação/OAB/BC)
  1. Inauguração da sala de audiências para a realização da instrução dos processos ético disciplinares – administrativos da OAB. 

A sede da subseção não contava com um espaço adequado para os conselheiros subseccionais realizarem as audiências, já com o novo espaço, os advogados, as partes e terceiros interessados (testemunhas), tem um ambiente equipado para que as investigações das infrações ético disciplinares ocorram da melhor maneira possível”.

.

Associação das Micro e Pequenas Empresas de Balneário Camboriú (AMPE BC)

Antônio Demos, presidente da AMPE BC    

(foto: Divulgação/AMPE)

Destaques 2021

Evento realizado pela AMPE em prol dos empresários durante a pandemia (Divulgação/AMPE)

“2021 foi marcado pela retomada dos pequenos e nós da AMPE concentramos todos esforços para mitigar os prejuízos que os MEIs e as MPEs acumularam ao longo do 2020 e no primeiro semestre de 2021. 

Nossa primeira ação foi dar suporte através de informação e orientações sobre o comportamento do mercado e de como sobreviver em período de forte ameaça, através de várias palestras e seminários feitos online em parceria com a Fampesc e Sebrae, conseguimos situar os nossos empreendedores, paralelo a isso concentramos esforços juntos as três esferas públicas, municipal, estadual e federal no sentido de obter linhas de financiamento a juros zero ou com juros abaixo do mercado. 

Também buscamos junto ao poder público municipal auxílios para as MPEs, onde conseguimos a prorrogação do pagamento do ISS e IPTU. 

O auxílio ao crédito foi de extrema importância para muitos empreendedores que conseguiram, através de empréstimos com um bom período de carência, sobreviver e retomar seus negócios evitando a falência de muitos deles. 

Nossa participação efetiva nos Conselhos representativos do município faz com que a AMPE contribua para a definição de políticas de desenvolvimento e crescimento econômico. 

A comemoração da Semana da AMPE, na primeira semana de outubro, com a realização de treinamentos para os associados foi uma grande contribuição para fortalecer as empresas nesse novo momento em que ainda enfrentamos os desafios dos efeitos da pandemia.

O atendimento diário aos MEIs, com suporte para abertura e manutenção dos CNPJs tem sido um referencial para o segmento dos pequenos negócios e tem ajudado muitos pequenos empreendedores a se manterem competitivos no mercado.

2021 foi o ano da resiliência ao ponto de se recuperar os mesmos indicadores de dezembro de 2019, antes da pandemia. 

A tendência para 2022 é de estabilidade pois os índices econômicos como inflação e outros estão afetando sobremaneira os pequenos negócios, portanto nossa bandeira para 2022 será o combate à inflação, e o suporte técnico e administrativo às pequenas empresas.

Diretoria AMPE (Divulgação/AMPE)

Planos 2022

  • Expansão da entidade e benefícios aos MEIs e MPEs nos municípios, Camboriú e Itapema.
  • Promover Sessão de Negócios: Fomentar negócios, fortalecer a economia do município e tornar conhecida a comunidade empresarial local de diversos produtos e/ou serviços existentes, mas que são desconhecidos pelas empresas.
  • Realizar evento alusivo a semana do MEI e da MPE – Valorização do Micro Empreendedor Individual e Micro e Pequenas Empresas.
  • Promover café de idéias: aproximar os associados e promover a entidade.
  • Promover Projetos – Planos de Ações de desenvolvimento dos  núcleos setoriais, juntamente com SEBRAE e FAMPESC”.

.

Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau

Margot Rosenbrock Libório, presidente.   

(foto: Divulgação/BNT)

Destaques 2021

Abertura da BNT Mercosul (Divulgação/BNT)

1 – BNT Mercosul

Margot e Geninho Góes, fundador da BNT (Divulgação/BNT)

Um dos grandes desafios do ano foi organizar a BNT Mercosul. Logo após o momento mais complicado da pandemia, conseguimos construir um dos mais relevantes eventos on-line para o mercado de turismo brasileiro. Tivemos 2.600 profissionais inscritos e mais de 40 mil interações na plataforma. Foi muito além de nossas expectativas!

2 – Balneário Saboroso

(credito Luciano Dias)

No mês de julho, sempre de olho no que a Covid permitia, fizemos mais uma edição do Balneário Saboroso. Com muita cautela e o apoio fundamental do Sebrae, da Univali e da Sectur, o Balneário Saboroso foi novamente um sucesso. O modelo entrada, prato principal e sobremesa está consolidado e durante o festival foram vendidos quase 12 mil menus.

O Balneário Saboroso, que já se tornou inspiração para outros eventos em Santa Catarina, nos enche de orgulho por conseguir gerar excelentes resultados aos restaurantes participantes e também consolidar a cidade como referência nacional em gastronomia de qualidade.

3 – Projeto Visite BC e Região Costa Verde & Mar.

Evento de Capacitação de Agentes e Operadores de Viagens em Goiânia (Divulgação/BNT)

Estivemos presencialmente em Goiânia, Brasília, São Paulo e Campinas, em uma agenda intensa de reuniões e capacitações. Além disso, fizemos capacitações on-line, rodadas de negócios entre os parceiros do projeto e 28 operadores de turismo nacional, além de uma capacitação para o mercado internacional, no dia 13 de dezembro, que reuniu quase 300 operadores e agentes de viagens da América do Sul. Em 2022 voltaremos ainda mais fortes!

Planos 2022

“Em 2022 queremos que o Movimenta BC seja reconhecido como o aplicativo de Balneário Camboriú.

Um projeto sem fins lucrativos, que mostra que essa cidade maravilhosa também é um destino inteligente.

Calendário de eventos, vantagens para moradores e turistas e, em breve, atendimento digital linkado com a Secretaria de Turismo, para informações turísticas sobre a cidade.

Com o apoio de 10 entidades da cidade, do Sebrae e da Sectur BC, queremos mostrar que Balneário Camboriú sempre surpreende e, em grande parte, por causa das pessoas que transformam a cidade e a fazem cada vez melhor”, disse a presidente.

.

Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú

Vilton Santos, presidente da CDL

(foto: Divulgação/CDL)

Destaques 2021

Lançamento da UNICDL – Academia de Negócios da CDL (foto: Luciana Zonta)

1 – Criação de nossa academia de negócios, a UNICDL, com cursos e mentorias voltadas à capacitação e evolução das empresas.

2 – Ações e reivindicações ao poder público municipal em conjunto com o Fórum das Entidades e Conselho Municipal de Turismo.

Neles solicitamos, por exemplo, transporte público (já contratado), abertura do Centro de Eventos (em andamento) e reforço na  segurança da cidade.

Lançamento do concurso de experiências Viagem de Encantos Natal BC (foto: Luciana Zonta)

3 – Lançamento do Concurso de Experiências de Natal a pedido da Secretaria de Turismo. Essa ação, aberta a todos os comerciantes e prestadores de serviço da cidade, oferece 10 mil reais em prêmios e resgata os antigos concursos de vitrines, só que em um formato bem mais abrangente e atual, como pedem os novos tempos.

Planos 2022

“Em 2022 retornarão os cursos, workshops, palestras, café da manhã com associados e rodadas de negócios. 

Além disso implementaremos o CDL nos bairros e faremos um grande evento em comemoração aos 45 anos da maior e mais antiga entidade de Balneário Camboriú”.

.

Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú 

Héderson Cassimiro, presidente da Acibalc

(foto: Fernando Assanti)

Destaques 2021

Vencedores do Prêmio de Inovação 2021 (foto: Fernando Assanti)
  1. Criação da Escola de Negócios da Acibalc, uma estrutura de curadoria e oferta de cursos de alto impacto, formatados a partir das dores dos empreendedores e empreendedoras locais. A escola atendeu dezenas de empresas e mais de 150 colaboradores em 2021.
  1. Networking e troca de experiências é uma grande entrega que a Associação Empresarial faz para os empresários locais. Em 2021, a Acibalc ampliou de 12 para 16 núcleos segmentados de empresas e de 130 para 200 empresas diretamente ligadas a estes núcleos. Além disso, crescemos 16% em número de associados, ampliando a representatividade da entidade.
  1. Também está no DNA da entidade o estímulo à inovação. Por isso, neste ano a Acibalc ampliou o Prêmio de Inovação. Este projeto, que nasceu dentro da entidade, passou a ter uma caráter regional em 2021, sendo co-realizado por outras 8 organizações da região. Desta forma a entidade abre mão do protagonismo em nome do propósito de – de fato – colaborar como uma das fomentadoras da cultura de inovação para toda a AMFRI.
Núcleo das Mulheres Empreendedoras, um dos 16 grupos da Acibalc (foto: Fernando Assanti)

Planos 2022

“Em 2022 a Acibalc completa 20 anos de atuação em Balneário Camboriú e Camboriú. 

Para marcar esta data, a diretoria da entidade está pensando em uma série de grandes ações. Entre elas podemos destacar a maior edição da história do CONECTA, que já é o maior evento de conteúdo empresarial da região da Amfri. 

Se a abertura em decorrência do avanço da vacinação se concretizar, certamente o congresso de conteúdo presencial vai marcar a história das duas cidades”, disse o presidente.

.

Associação das Agências de Turismo Receptivo de Balneário Camboriú

Belén Papparella, presidente da Receptur-BC

(foto: Divulgação/Receptur-BC )

Destaques 2021

1 – Completamos nosso primeiro ano como Associação, depois de muito tempo sem termos representação de nenhum tipo, por diversas questões. Aproveitamos o período de pandemia para juntar as Agências de Turismo receptivo da cidade e assim surgiu a Receptur-BC.

Fim da bitributação, conquista de 20 anos (Divulgação/Receptur-BC)

2 – Conseguimos a eliminação da bitributação dos tours e traslados prestados para operadoras, companhias de cruzeiros e eventos foi um pleito da Receptur-BC, associação que congrega alguns dos maiores receptivos do estado. Este pedido tem mais de 20 anos.  Neste período, a Associação de Receptivos de Balneário Camboriú já tentou muitos contatos e interlocutores. Sem sucesso. A deputada Paulinha foi fundamental na articulação e ao estabelecer um diálogo saudável com a equipe técnica da Aresc, que resultou no decreto do governo do estado. O mais bonito foi que, a solução contemplada no decreto veio do corpo técnico da Aresc/Deter. Foi uma solução técnica para um problema do trade.

Balneário na FIT, em Buenos Aires (Divulgação/Receptur-BC)

3 – FIT/Argentina – Por intermédio da Receptur-BC, juntamos um grupo de empresários da cidade (agências receptivos, atrativos turísticos, hoteleiros, restaurantes) e representamos Balneário Camboriú com stand próprio, na maior Feira de Turismo das Américas FIT, realizada em Buenos Aires. Conseguimos destacar a nossa cidade como um dos poucos destinos do Brasil a ter um espaço exclusivo na Feira.

Planos 2022

“O nosso projeto e ação para 2022 é continuar contribuindo no crescimento da cidade como cidade turística. Divulgar a cidade não só dentro como fora do país e assim continuar posicionando Balneário Camboriú como um dos principais destinos turísticos do Sul do Brasil”.

- Publicidade -
- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -