No Dia Mundial de Doação de Leite Humano, lembrado nesta quinta-feira (19), o Núcleo de Apoio ao Aleitamento Materno (NAAM) de Balneário Camboriú, colocou em prática seu principal objetivo: doou leite materno para o recém-nascido Luiz Eduardo, prematuro de 29 semanas, que nasceu há cinco dias, no hospital Ruth Cardoso. Esta foi a primeira doação do Núcleo, recém criado em Balneário Camboriú.
A secretária da Saúde, Leila Crócomo disse que agora todos os bebês da UTI Neonatal receberão o leite humano, na ausência do leite da própria mãe. Até esses bebês prematuros recebiam a fórmula infantil.
“Um momento histórico para Balneário Camboriú e uma grande conquista para a Saúde do município. A parceria da Prefeitura com o Hospital Marieta, Banco de Leite referência da região, proporcionou este avanço para nossa cidade”, disse Leila.
Este é o objetivo do NAAM, oferecer leite materno a todos os recém-nascidos internados na UTI Neonatal do Hospital Ruth Cardoso. Mas para isso, precisa ampliar o número de doadoras. Até agora são oito lactantes.
Interessadas devem ir até o Núcleo de Atenção à Mulher, na Rua México, s/n – Bairro das Nações, para fazer o cadastro. As profissionais da unidade vão orientar a doadora na coleta do leite, que é feita em casa.
O NAM também está aceitando doação de vidros de conserva, utilizados para armazenar o leite.
O leite coletado é enviado ao Banco de Leite do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen para pasteurização e após é disponibilizado aos bebês prematuros do Hospital Ruth Cardoso. Para mais informações, ligue (47) 3261-6218.