Balneário Camboriú está entre os 11 municípios catarinenses que receberam doses da vacina da Pfizer, da BioNTech. A remessa que chegou na manhã desta quinta-feira (20) foi de 2.340 doses.
O município recebeu porque garantiu as condições necessárias ao armazenamento do produto, que exige salas climatizadas para aplicação. As equipes que aplicarão a vacina receberam treinamento na última quarta-feira (12). As técnicas de aplicação são diferentes das demais vacinas aplicadas no município.
As doses da nova vacina começaram a ser aplicadas nesta quinta-feira, a partir das 13h30, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Centro, na Rua 1.500, e do Ariribá, na Avenida dos Tucanos. Pela necessidade de sala climatizada, as vacinas da Pfizer não serão disponibilizadas no drive-thru.
No drive no pátio do colégio Ivo Silveira, segue a vacinação da AstraZeneca e da H1N1, assim como nas demais unidades de saúde.
A imunização da vacina Pfizer é feita em duas doses, com intervalo de 12 semanas entre a primeira e segunda dose. Os grupos aptos a receberam as vacinas podem se encaminhar a estes locais, munidos de documento oficial com foto, comprovante de residência e original e cópia de atestado médico.
Quem recebe?
*Pessoas com 50 anos ou mais que tenham as seguintes comorbidades: Diabetes Mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatias; Arritmia cardíaca; Doença cérebro vascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida; Cirrose hepática; e Pessoas com deficiência sem cadastro no Benefício de Prestação Continuada (BPC).
*Pessoas acima de 18 anos
A vacina também será aplicada em pessoas acima de 18 anos com síndrome de Down, transplantados, portadores de fibrose cística e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Pacientes renais crônicos em hemodiálise serão vacinados na Pró-Rim. Gestantes e puérperas com comorbidades, com idade acima de 18, devem se imunizar na UBS Central, para receber a vacina da CoronaVac ou Pfizer, conforme preconiza o Ministério da Saúde.
*Idosos e profissionais de saúde 30+
Também continua a vacinação da primeira dose em idosos de 60 anos ou mais e segunda dose em idosos de 66 anos ou mais, além de profissionais de saúde com mais de 30 anos. Estes precisam apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência para se vacinar. Para segunda dose é preciso apresentar carteira de vacinação. Para os profissionais de saúde é necessário também levar comprovante de vínculo empregatício.
Agendamento de vacinação em acamados e dúvidas podem ser contatadas através do telefone (47) 3267-7049.