O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps Ad) e o Conselho Municipal Anti-Drogas (COMAD) realizam nesta terça-feira (22) a primeira das quatro lives programadas para lembrar o Dia Internacional de Combate às Drogas, que acontece no sábado (26).
Com o tema ‘Fatores de proteção para prevenção ao uso de drogas’, especialistas no assunto que atuam em Balneário Camboriú, abordarão várias questões que envolvem a situação, mas principalmente a prevenção.
Em anos anteriores eram realizadas ações externas, entrega de materiais informativos, mas desde que iniciou a pandemia, não foi mais possível.
A coordenadora do CAPS AD, que funciona no Bairro dos Municípios, Monalisa Lunardelli disse o objetivo maior destas quatro lives é informar a população sobre todos os assuntos relacionados às drogas.
Atualmente o CAPS AD tem três mil prontuários. Destes, dois mil estão ativos, são pessoas que buscam atendimento e tratamento com psiquiatra, psicólogo e toda equipe de especialistas que atendem no local.
“Temos convênio com a comunidade terapêutica Viver Livre, do Bairro Nova Esperança, para onde são encaminhados aqueles que querem se reabilitar, porque muitos iniciam e interrompem o tratamento. Outros não querem tratar. Outros estão em manutenção de tratamento, mas nosso objetivo com estas lives é informar, tirar dúvidas, porque é um assunto de conhecimento público”, disse Monalisa.
Segundo a coordenadora, a maior parte dos que estão em tratamento são pessoas em vulnerabilidade social, alguns que estão em situação de rua, já perderam seus vínculos familiares, mas a maioria são jovens entre 25 e 30 anos e 90% são homens.
As Lives
Terça-feira (22), 20h30 – ‘O perigo das drogas lícitas’ , com os psicólogos Israel Dias e Sofia Jacobsen.
Quarta-feira (23), 20h30 – ‘Tratamento e reabilitação’, com a coordenadora do Caps Ad, Monalisa Lunardelli, e com o especialista em dependência química e alcoolismo Marcos Domainski.
Quinta-feira (24), 23h30 – ‘Proteção aos jovens do uso de drogas’, com a educadora Sandra Tomio e com a psicóloga do Caps Ad, Silvana de Souza.
Sexta-feira (25), 20h30 – ‘Legalização da maconha’, com o advogado criminalista Gasparino Corrêa e com o médico psiquiatra do Caps Ad, Victor dos Santos Vernes.
As lives são mediadas pelo presidente do COMAD, Robert Sichmann, e são transmitidas no Instagram @robertwsichmann.