- Publicidade -
- Publicidade -
23.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Dia Nacional do Doador de Órgãos: Santa Catarina registra crescimento de doadores pós pandemia

O Dia Nacional da Doação de Órgãos, lembrado nesta segunda-feira (27), para despertar a atenção das pessoas sobre a importância e a necessidade de conversar com familiares e amigos sobre o assunto, será uma data para comemorar em Santa Catarina.

Segundo o coordenador estadual da SC Transplantes, Joel de Andrade, com a pandemia em ritmo de ‘retração’, há dois meses foi possível retomar as atividades presenciais, realizar cursos de comunicação de más notícias e morte encefálica. Também foi possível visitar presencialmente e também por reuniões através de vídeos, algumas instituições hospitalares que fazem parte do sistema estadual. Mas a comemoração maior foi o crescimento das doações.

“Observamos em agosto um crescimento das doações, foram 26 doações efetivas, que é um número superior ao mesmo período do ano passado, e neste mês de setembro, faltando alguns dias para acabar o mês, já temos 28 doadores efetivos, que resultaram aproximadamente em 45 ofertas de rins para transplante e outras tantas de fígado, pâncreas, córneas”, comemora Andrade.

- Publicidade -

Estes números trazem uma forte expectativa de melhora e retorno na liderança em nível nacional, porque Santa Catarina nos últimos 16 anos foi o melhor Estado da federação em doação de órgãos por milhão de população em 12 destes 16 anos.

“O nosso melhor ano na história da doação em Santa Catarina foi 2019 e os resultados destes últimos dois meses, caso se mantenham e é esta a nossa intenção, apontam para uma retomada dos melhores resultados que já tivemos e que nos permitiram ser nos últimos 16 anos, por 12 anos o melhor Estado do país em doação. Nos outros quatro anos fomos o segundo melhor Estado da federação”, reforçou.

O coordenador disse que um dos motivos para comemorar é a pandemia retraindo e desta forma abrindo espaço nos hospit ais para que a doação de órgãos possa ser retomada.

“Estamos bastante animados, entusiasmados com esta retomada e nossa perspectiva é consolidar esses resultados para que a gente possa oferecer para todo catarinense que precisa de um transplante de órgão, tecido ou células as melhores condições. Neste período fica registrado o dia 10 de setembro, quando tivemos uma taxa de doação no dia de cinco doadores efetivos e um número de notificações que nos colocam novamente em uma situação de muito conforto”, finalizou com um recado à sociedade que já faz parte do seu dia a dia.

“Não esqueça de dizer à sua família que você é um doador de órgãos”, finalizou.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -