O Dia Mundial de Doação de Leite será lembrado nesta quinta-feira (19), quando a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Municipal Ruth Cardoso receberá todo o leite arrecadado pelo Núcleo de Apoio ao Aleitamento Materno (NAAM).
O Núcleo tem oito doadoras cadastradas, responsáveis para alimentar os bebês da UTI Neonatal.
A secretária da Saúde, Leila Crócomo descreveu a iniciativa como uma conquista, porque até então, esses bebês eram alimentados com fórmula infantil.
“Nada substitui o leite humano, muito importante para a formação do recém-nascido”, disse a secretária.
Ela explicou que cada 500ml do leite arrecadado alimenta 10 bebês em um dia. O NAAM envia a coleta ao Banco de Leite do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen para pasteurização e depois disso é disponibilizado aos bebês prematuros do Hospital Ruth Cardoso.
Onde doar
Lactantes interessadas em doar seu leite devem ir ao Núcleo de Atenção à Mulher, na Rua México, no Bairro das Nações, para fazer o cadastro e receber orientação sobre a coleta, que é feita em casa.
O NAM também está aceitando doação de vidros de conserva, utilizados para armazenar o leite (informações, (47) 3261-6218).
Programação
A Semana Nacional de Doação de Leite Humano será lembrado com palestras e workshop em Balneário Camboriú.
Acompanhe a programação:
*10 a 17/05: Profissionais de saúde da Atenção Primária recebem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma palestra com o tema “Doação de Leite Humano: Gotas de amor para um mundo melhor”. Além disso, será apresentado e divulgado o NAAM – posto de coleta de leite humano;
*19/05: Neste dia, em ato simbólico, o 1º recém-nascido da UTI Neonatal do HMRC receberá o leite materno coletado pelo NAAM;
*20/05: Workshop com o tema “Doação de Leite Humano: Gotas de amor para um mundo melhor” no Hospital Municipal Ruth Cardoso. Além disso, será apresentado e divulgado o NAAM – posto de coleta de leite humano;
*16 a 20/05: Campanha de Doação de Potes de Vidro, para acondicionar o leite humano nos postos de recebimentos nas UBS dos bairros.